TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NOS EUA E NA INGLATERRA

Por:   •  27/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  2.361 Visualizações

Página 1 de 3

VÍDEO COMENTÁRIO

A revolução industrial nos EUA e na Inglaterra. Produção: Enciclopaedia Britânnica, corporação educacional, 48 min,1960. Direção: Dennis Azzarella e Lee Kohns. Produção: John Barnes. Animação: John Fleming e Richard Pape. Roteiro: Linda Gottliebe Edição de filme: Paul Stein. Conselheiro educacional: Philip Groisser, Ph.D. Colaboradores: Thomson, Ph.D. e James Shenton, Ph.D.

O documentário da enciclopédia Britânica mostra detalhadamente os dois lados da revolução industrial em duas nações; Inglaterra e Estados Unidos. A ocorrência do fato em dois lugares distintos não extinguiu as semelhanças dos benefícios e problemáticas ocasionados pela Revolução Industrial. Inicialmente tendo uma estrutura estritamente campestre a produção de bens de consumo tanto na Inglaterra quanto nos EUA estava centrada na mão de obra doméstica, mas com o advento de máquinas a produção manufatureira foi dando lugar a grandes indústrias. Trabalhadores que antes, majoritariamente, moravam na zona rural agora deslocavam-se até as grandes cidades para trabalhar nas fábricas. Esse processo de migração desordenada ocasionou uma das problemáticas da Revolução Industrial, sem moradia o proletariado vivia de forma sub-humana nas grandes cidades enquanto o homem capitalista, como fora chamado com o advento da revolução, sustentava seus luxos na exploração de mão de obra dos trabalhadores. A Inglaterra que antes era caracterizada por ter laços estreitos entre os mestres tecelões e seus trabalhadores agora estava prestes a entrar em uma revolução civil devido a exploração massiva do proletariado; revolução que só foi extinta depois das reformas dos males sociais, onde mulheres e crianças já não poderiam trabalhar em minas de carvão (matéria prima muito usada no século XIX para movimentar as máquinas a vapor) e não poderiam trabalhar mais de 10 horas por dia em nenhum tipo de indústria, ademais, os sindicatos ganharam liberdade para se reunir e lutar por melhorias de salário e melhores condições de trabalho.

O documentário, explicita a metamorfose de uma economia que passa de agrícola para uma grande potência em indústrias, exportação de produtos, todavia, quem sofreu bastante com esse processo foi a classe operária; os artesãos cederam espaço à máquinas que teciam em menos tempo e com excelência, trabalhadores antes com moradia e alimentação garantidas pelos mestres tecelões passaram a viver sem as mínimas condições de higiene e moradia nas grandes cidades a fim de exercer algum tipo de função nas indústrias mostrando que a promessa de uma revolução industrial benéfica para todos não se cumpriu exatamente como foi dita.

Temáticas e conteúdos referentes ao curso de Administração

  • O modelo de produção fordista que consiste na divisão especializada do trabalho.
  • O período da divisão racional de trabalho e tarefas rotineiras presentes na Administração científica de Taylor.
  • A inserção das organizações em compasso com os acontecimentos internos e externos ao ambiente.
  • A reengenharia e consequentemente a renovação constante da gestão empresarial.
  • A relação entre patrão e empregado que antes era mantida com laços afetivos e a partir da Revolução Industrial passou a ser estritamente uma relação de trabalho.

REFERÊNCIAS

ALVAREZ, Vânia. Comunicação e expressão em língua portuguesa. Belém: UFPA, 2016. p. 29-30.

YouTube, A revolução industrial. Disponível em: . Acesso em: 28 de mar. de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com