TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Industrial, durante o século XVIII na Inglaterra

Por:   •  13/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.339 Palavras (14 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 14

Hingrid Codarin Nascimento

Isabela Hernandes Bernardo Silva

ADAM SMITH

                                                   Introdução à economia I

José Geraldo Portugal

ECO – MA1

2

Sumário

Biografia...........................................................................................................................3

Tempo e espaço................................................................................................................4

Causas e consequências....................................................................................................5

Influências e influenciados por Smith..............................................................................7

Obras mais importantes....................................................................................................9

Conclusão.......................................................................................................................10

Bibliografia.....................................................................................................................11

                                                                                                                                           3

         - Biografia:

Adam Smith nasceu em 1723 em uma aldeia escocesa chamada Kirkcaldy. Teve uma infância difícil com muitos problemas de saúde. Além disso, era órfão de pai. Porém, a educação que ele recebeu foi ótima, tanto prática como teoricamente, esta adquirida através da escola municipal de sua cidade e aquela através da observação de indústrias locais e seu desenvolvimento.

Aos 14 anos ingressou na universidade de Glasgow, onde se tornou discípulo de Francis Hutcheson. Posteriormente entrou em Oxford, onde não se sentiu motivado pelo corpo docente, contudo teve tempo para longas leituras das línguas modernas que mais tarde o auxiliou nos seus estudos sobre história política econômica.

Depois de Oxford, Smith, lecionou retórica e literatura em Edimburgo, onde desenvolveu a temática do valor da liberdade econômica para a sociedade civil. Também denunciou os governos intervencionistas, promovendo o modelo de iniciativa privada da economia de mercado.

Obtendo êxito em Edimburgo, foi nomeado professor de sua primeira universidade, Glasgow, pois seu método foi considerado o melhor para exemplificar e explicar as diversas potencialidades da mente humana. Participou das chamadas conferências de Glasgow, onde foram desenvolvidas a “Teoria dos sentimentos morais” e “Jurisprudência”.

Viajou para Toulouse onde teve contato com Voltaire e os fisiocratas franceses, que o auxiliaram na construção de suas teses.

Depois do assassinato de seu irmão em Paris, Smith, foi dispensado de suas atividades, começando a receber uma pensão vitalícia para terminar sua obra máxima.

Morreu em 1790 em razão de problemas intestinais.

                                                                                                                               4

-Tempo e espaço:

Adam Smith viveu majoritariamente seu tempo de vida na Grã – Bretanha durante o século XIII. Assistiu de perto a eclosão da grande Revolução Industrial, onde se via uma mudança de relação homem-ambiente.

Foi nesta época que houve a mudança no continente europeu que antes era considerado agrícola e pouco urbanizado.

            Observou e analisou o surgimento de novos meios de produção e da divisão de trabalho devido à industrialização.

Smith é fruto de um tempo que se originou de uma expansão colonial das monarquias autocráticas do século XVI que levou ao entrechoque de suas fronteiras e interesses.

Estava inserido numa classe burguesa que se apresentava em ascensão. Por frequentar um ambiente elitista o mesmo idealizava utopias parnasianas.

                                                                                                                   

 

                                                                                                                                          5

- Causas e Consequências:

           Em plena Revolução Industrial, durante o século XVIII na Inglaterra, houve várias mudanças nas leis e relações comerciais para que se incentivasse o nascimento de um novo sistema econômico como, por exemplo, a Lei dos pobres que arrasavam o comércio das colônias americanas, as imposições de taxas protecionistas que incentivavam o contrabando, entre outros.

Com isso, as cidades se enchiam de problemas, e são justamente estes que as realizações de Smith tentaram solucionar. Seu interesse por esses fatores começou ao observar a atividade da cidade onde se concentravam as indústrias que enviavam suas manufaturas em troca do tabaco americano.

Suas ideias defendiam o liberalismo econômico, onde se destacava o “laissez- faire”, devido ao contato com os fisiocratas franceses. Para ele o maior progresso na economia era a divisão do trabalho, pois a riqueza de uma nação era fruto de seu trabalho anual.

Desenvolveu a teoria do valor e, acreditava que a acumulação de capital era a causa e o efeito do trabalho produtivo.

Adam Smith acreditava que a base da economia era a agricultura, seguidos das manufaturas e por último o comércio exterior. Processo inverso ao do mercantilismo.

Desacreditava da intervenção estatal no comércio e na indústria. Via os impostos como um obstáculo ao crescimento da economia, para isso, sugeriu o imposto proporcional e o progressivo que seria medido sobre a renda.

Dado os fatores expostos, pode-se depreender as principais contribuições de Smith, dentre as quais se destaca as divisões fundamentais das definições de sociedade capitalista como, divisão do trabalho, classes sociais, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com