TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reengenharia

Por:   •  11/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

A reengenharia é uma ferramenta interessante de redesenho de processos com o intuito de reduzir custos, mão-de-obra e ajuste dos processos tornando-os mais enxutos.

Entretanto, focar apenas no problema final, sem perceber os processos intermediários, pode ocasionar em um redesenho equivocado que a médio ou até mesmo curto prazo serão notados pelos envolvidos na operação em questão.

O texto do Max Gehringer aponta para essa situação de alerta (sinal amarelo), onde sugere cautela ante a reengenharia, procurando antes de aprovar alterações de processos por uma área especializada dentro da própria Organização ou mesmo por uma Consultoria Externa, visualizar todas as possíveis vertentes que esse(s) ajuste(s) ocasionará(ão) dentro da cadeia do processo.

É imprescindível a colaboração ativa e efetiva dos envolvidos no processo atual, de forma a atualizar/alimentar a base de informações da equipe responsável pela Reengenharia, pois a partir desses dados é que o trabalho de redesenho é embasado e só se terá um bom resultado se houver um entendimento total e amplo do que deverá ser ajustado/redesenhado.

Outro ponto que deve ser considerado é saber  transmitir apenas o problema para a Consultoria resolver e não derramar-lhes nossas expectativas de forma a sugestiona-los quanto a solução que “queremos” por julgá-la pertinente  à solução que realmente é eficiente para o processo em questão.

Após listado acima algumas críticas à reengenharia, pode parecer que essa técnica é totalmente equivocada e que suas ideias devam ser refutadas, sendo melhor que fique no esquecimento a que são relegados muitos modismos da Administração. Não é essa, porém, a minha opinião pessoal.

Considero que o uso da reengenharia é necessário às organizações buscando sempre melhoria de processos e consequentemente redução de custos porém deve ser realizada com grande empenho, visão de futuro e apoio dos parceiros internos e externos da Organização, de forma a se obter sucesso na empreitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com