TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reestruturação da Rede Lógica do Laboratório

Por:   •  30/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.778 Palavras (12 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 12

Reestruturação da Rede Lógica do Laboratório 107 do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Palácio do Comércio.

Hermenegildo dos Santos, Janaina de Paula, Jasiel Figueiredo, Jhonny Weslem, Judson de Oliveira, Melchior Felix, Naisson Gomes, Railda Oliveira

Resumo

O presente artigo visa a reestruturação do laboratório de hardware 107 do Senac Palácio do Comércio. Inicialmente faremos uma análise de requisitos da situação atual do laboratório na área de rede, com a finalidade de identificar as vulnerabilidades existentes na comunicação neste ambiente. Tal levantamento aponta as necessidades de um laboratório de ensino de redes bem estruturado e funcional para que o desenvolvimento dos alunos seja maior e que haja um maior aproveitamento das matérias ensinadas.

ABSTRACT

This article aims to restructure the hardware laboratory 107 of the Senac Palácio do Comércio. Initially, we will analyze the requirements of the current situation of the laboratory in the network area, in order to identify the vulnerabilities in communication in this environment. This survey points out the needs of a well-structured and functional teaching laboratory in order to develop students' skills and to make greater use of the subjects taught.  

Introdução

A informação tornou-se um recurso estratégico imprescindível para as organizações, e o crescimento de sua importância pode ser explicado pela busca constante por melhores resultados, traduzidos em qualidade e confiabilidade do trabalho. Sustentado pelo crescente desenvolvimento tecnológico, possibilitou a transformação das organizações, fundamentalmente no que diz respeito à sua estruturação, divisão do trabalho, acompanhamento de processos, agilização de demandas, entre outras.

Ao se falar em redes de computadores, muitos pensamentos nos tomam a mente e inúmeras perguntas nos surgem de modo instantâneo. Questionamentos estes, a respeito de vários aspectos que cercam as redes de computadores atuais, desde o tipo de protocolo usado na comunicação, até a arquitetura total da rede e os serviços fornecidos pela mesma.

As redes de computadores nos dias atuais são indispensáveis para a comunicação online e fornece serviços aos indivíduos e empresas diversas, através de suas estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si. Alencar (2010), diz que o conceito de redes:

Rede de computadores é um conjunto de equipamentos interligados de maneira a trocarem informações e compartilharem recursos, como arquivos de dados gravados, impressoras, modems, softwares e outros equipamentos. (SOUSA, 1999, apud ALENCAR, 2010, p. 18).

A evolução das redes de computadores possibilitam serviços de comunicação e transmissão de informação de grande capacidade e compartilhamento de serviços através da Ethernet e transmitido por meio de fibra óptica, Bluetooth e wireless, facilitando assim uma maior comunicação entre pessoas de diversos lugares.

De acordo com (MORIMOTO, 2008, apud FRANCISCATTO, CRISTO, PERLIN, 2014, p. 16) “As redes de computadores apesar da evolução e crescente propagação, mantém seu objetivo primordial: compartilhar recursos (tanto de hardware como software) e propiciar a troca de informações.”

A medida que cresce a capacidade de colher, processar e distribuir informações torna-se ainda maior a demanda por formas de processamento de informações ainda mais sofisticadas.

De acordo com Dantas (2002), uma das características mais utilizadas para a classificação das redes é a sua abrangência geográfica. Assim, é convencionada a classificação das redes em locais – LANs (Local Area Networks), metropolitanas – MANs (Metropolitan Area Networks) e geograficamente distribuídas – WANs (Wide Area Networks).

A topologia é o canal de interligação entre os computadores e outros componentes de uma rede, tanto do ponto de vista físico, como o lógico. conforme FRANCISCATTO, CRISTO, PERLIN (2014).

Uma topologia de rede tem o objetivo de descrever como é estruturada uma rede de computadores, tanto fisicamente como logicamente. A topologia física demonstra como os computadores estão dispersos na rede (aparência física da rede). Já a topologia lógica demonstra como os dados trafegam na rede (fluxo de dados entre os computadores que compõe a rede). (FRANCISCATTO, CRISTO, PERLIN, 2014, p. 29)

Como princípio de comunicação é necessário destacar os meios de transmissão de dados através dos componentes de conexão de rede.

Conforme Tanenbaum (1997) existem vários meios físicos que podem ser usados para realizar a transmissão de dados. “Cada um tem seu próprio nicho em termos de largura de banda, retardo custo e facilidade de instalação e manutenção. Os meios físicos são agrupados em meios guiados, como fios de cobre e fibras ópticas, e em meios não guiados, como as ondas de rádio e os raios laser transmitidos pelo ar”. Um dos componentes essenciais de uma rede é o cabo, pois um cabeamento mal feito pode causar grandes prejuízos.

O cabeamento de uma rede é o meio físico por onde circulam os sinais entre o servidor, as estações de trabalho e os periféricos.

Um sistema de cabeamento estruturado tem uma infraestrutura amplamente flexível, ao mesmo tempo em que permite o tráfego de qualquer tipo de sinal elétrico de áudio, vídeo, controles ambientais e de segurança, dados e telefonia, convencional ou não, de baixa intensidade.

Tal sistema consiste de um conjunto de produtos de conectividade empregados de acordo com regras específicas de engenharia, cujas características principais são: arquitetura aberta, meio de transmissão e disposição física padronizados, aderência a padrões internacionais, projeto e instalação sistematizados.

Conforme Marin (2013), os principais padrões e normas de cabeamento estruturado, são: NBR 14565 e 16264, a internacional ISO/IEC 11801, segunda edição adendo I, o conjunto de normas ANSI/TIA-578-C.

O padrão EIA/TIA-568-B foi reformulada conforme o comitê TR-42 para ANSI/TIA-568-C, que procurou evitar a duplicação de informações em partes diferentes da mesma séries e normas, que acontecia com muita frequência na 568-B. Com o intuito de desenvolver documentos com consultas mais amplas e completas, foi publicada a ANSI/TIA 568-C que atualizou a 568-B. Esta nova série de normas ANSI/TIA, conta agora com quatro partes principais (568-C.0, C.1, C.2 e C.3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (759.1 Kb)   docx (611.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com