TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reforma do Estado e Gestão pública

Por:   •  10/6/2019  •  Dissertação  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

Reforma do Estado e Gestão Pública

Professora:  Cristhiane  Falchetti

Aluno: Marcio Cesar de Camargo

Texto: Reforma do Estado no Federalismo Brasileiro:

A situação das Administrações Públicas Estaduais.

Autor:  Fernando Luiz Abrucio

                O Programa Nacional de Apoio á Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal  - PNAGE, encomendou um  amplo estudo das máquinas públicas estaduais.

                               Com o estudo, foram detectadas várias deficiências nas organizações de suas informações básicas; na gestão de recursos humanos, na qual quero mencionar algumas experiências na administração pública.  

                Quem de nós, já não foi mal atendido por um servidor público? Seja em setores para uma simples informação, seja num pronto atendimento médico.

                Essa falta na gestão de recursos humanos é um problema seríssimo encontrado em todos os estados da federação.

                Muitos servidores mostram o despreparo para com o público, sem mesmo um simples cumprimento.

                Como funcionário público e como munícipe que procurei várias vezes os serviços públicos, percebemos o despreparo dos servidores.

                *Precariedade da informação – apenas 7,4% dos governos conseguem levantar todas as informações solicitadas.

                               Não vou generalizar, pois tenho a certeza que a maioria dos servidores públicos desempenham  bem suas funções, mas o problema mesmo é a falta de treinamento e em muitos casos a baixa qualificação nos cargos de chefia, preenchidos politicamente, que muitas vezes não são preparados para as funções.

                Outro exemplo,  presenciei inúmeras vezes informações “erradas” dada aos munícipes quando procurado por serviços, principalmente em cidades médias (como a minha Cotia) onde uma secretaria fica longe das outras, quando procuram por um serviço e o servidor erroneamente indicava outra, que ao final não era a responsável pelo tal serviço.

                Mas não é só no atendimento, encontramos servidores despreparados, que levam o “Estado” a ter grandes prejuízos, como falta de planejamento financeiro,  as vezes a falta de comunicação do próprio governo, entre as secretarias, quantas obras inacabadas, vemos espalhadas em todo o País.

                “Falta de integração efetiva entre o planejamento, os recursos humanos, os sistemas de informação, as políticas públicas e as formas de governança democrática”.

Princípio basilar da Administração Pública

Orçamento – Planejamento – Gestão

        Nessa linha de falta de planejamento financeiro, vou relatar em valores fictícios,  uma obra pública, construção de uma delegacia na cidade  de Ibiúna, interior de São Paulo.

        A Prefeitura Municipal fez um cálculo simples que um prédio custaria 100.000 (valor fictício) e foi junto ao Governo do Estado solicitar referida verba,  mas só conseguiu, depois de um longo tempo, um valor de 60.000 (60% da obra), onde os outros 40.000 (40%) seria a contra-partida do município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com