TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Étnico Raciais, Gêneros e Diversidades

Por:   •  30/4/2021  •  Dissertação  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Fórum 1: RELACAO ETNICO - RACIAIS, GENERO E DIVERSIDADE

Tomando como referência o Artigo anexo e intitulado "A África e os estudos africanos no Brasil: passado futuro", discutamos nesta atividade a importância da compreensão da história da África e dos africanos em assuntos caros à formação da sociedade brasileira, como naqueles relacionados a nosso passado escravista, os racismos da atualidade, ao "genocídio" da população negra urbana e aos preconceitos de cor no mercado de trabalho. Exponha seu entendimento acerca do assunto e comente a reflexão de 2 colegas. Use no mínimo 450 palavras na resposta.

De acordo com o artigo em estudo, nota-se uma imensa preocupação dos dirigentes do nosso país, desde os mais longínquos anos, a esconder nosso passado e descendência da África, a qual sem sua existência não poderíamos jamais explicar fatos claros das particularidades da nossa raça, pois a mesma teve influência direta na formação da nossa cultura, não só na culinária, como também no modo de vestir, na cor da pele, que por mais que seja uma mistura dos indígenas que aqui já existiam quando os europeus invadiram e se apossaram, ainda assim, a cultura negra africana se sobrepunha e se destaca em todos os sentidos na criação da nova raça.

Os negros trazidos da África, e não só esse, como também os nascidos aqui sofreram e ainda sofrem todo tipo de opressão, por parte de pessoas que não os aceitam e muitos até negam se aceitar, visto que quase todos têm raízes africanas direta ou indiretamente. Começam a sofrer desde os primeiros anos quando entram na escola e continuam sofrendo depois que crescem; no trabalho, no lazer, nos órgãos públicos, enfim, em todos os lugares há sempre um olhar torto ou uma palavra camuflada, mas que retrata algum tipo de racismo. Mesmo com as leis criadas antirracismo, as quais são aplicadas as mais variadas penas, o racismo ainda está muito presente em nosso cotidiano, a ponto de pessoas serem mortas pelo simples fato de serem negras, pois foi muito bem enraizado nas mentes e disseminado através dos anos.

O artigo trata-se de uma retrospectiva a respeito da não aceitação da África como primórdio de nossas raízes. No decorrer do texto, mostra que aos poucos estamos resgatando nossas raízes através de muita luta, estudos profundos  e cientificamente provados, tentando assim, introduzir a África nas grades curriculares, e assim fazer com que os estudantes entendem desde os primeiros anos no egresso escolar a entender suas raízes e a respeitá-las. Compreender que a África é sua origem e não uma terra que deva envergonhar-se. Entender que a África foi,  de muitas formas discriminada e não fez nada de errado para carregar o estigma que carrega porque isso foi inserido em sua essência, desde os mais remotos tempos a fim de negar uma identidade, que está na cara que não se pode ser negada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com