TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Multiculturalismo: Relações Ético-Raciais. Multiculturalismo e sua Diversidade Cultural Brasileira

Por:   •  26/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

Tema: Multiculturalismo: Relações Ético-Raciais. Multiculturalismo e sua Diversidade Cultural Brasileira.

A diversidade cultural é um assunto que deveria ser colocado com mais frequência em debates, principalmente quando nos referimos ao contexto educacional, ou seja, a sala de aula, pois é nela que as crianças e os adolescentes desenvolvem suas personalidades, opiniões e descobrem as diferenças entre elas, a partir do convívio com diferentes culturas.

Pensando sobre as estratégias de outros países no contexto educacional, podemos incluir o Canadá como um dos exemplos, pois é um país com grande potencial econômico e que abrange uma grande diversidade de pessoas com diferentes etnias, ou seja, um país respectivamente acolhedor que contribui para o crescimento do bem-estar social e econômico da sua camada populacional.

Nesse contexto, vamos citar pontos positivos e pontos negativos desse multiculturalismo no Canadá, onde os pontos positivos incluem a vida social das pessoas, seja ela canadense ou estrangeira, pois a igualdade é um fator de relevância no país.

No país podemos ver que as pessoas de descendências diferentes convivem no mesmo local, ambiente, tornando uma situação importante para o Canadá. A sua educação e seu comercio, é voltado para atender os mais variados costumes dos povos, onde a cultura e os costumes se relacionam, gerando uma grande riqueza multicultural, fazendo com que a diversidade se torne um ponto positivo e de grande valorização dos cidadãos, pois é com os projetos e programas feitos pelos poderes políticos voltados ao multiculturalismo educacional, que se valoriza cada pessoa de forma individual e com suas especificidades, onde podemos colocar em pauta as crenças religiosas, as culturas e seus costumes que promove o exercício da cidadania no país.

A diversidade no Canadá é importante para o fundamento da cidadania, onde a heterogeneidade formou uma união de fundamental importância para a construção de uma nação com leis multiculturais educacionais para a inclusão e respeito de todas as culturas vigentes e existentes no país.

Para que focamos nos pontos positivos, devemos citar a diversidade e o enriquecimento da sociedade, onde gera o aumento de conhecimento de outras culturas que, como consequência promove o respeito entre si, além de gerar uma abertura de contratos econômicos mundiais como as relações de trocas.

Para os pontos negativos ainda se vê a intolerâncias entre as minorias, onde essa camada populacional acredita que apenas o seu conhecimento, hábitos e cultura é a correta entre as outras, acreditando que o multiculturalismo é uma ameaça para a identidade da nação. Podemos ver essa intolerância no Brasil, onde o mesmo é um país com uma grande carga cultural e uma mistura gigante de etnias vindas das heranças históricas de colonização e exploração do país como a escravidão e a exploração da mão-de-obra negra, onde os ricos cada vez ficam mais ricos e os pobres cada vez mais pobres enquanto lutavam pela sua sobrevivência, ocasionando a marginalização desses indivíduos. Além disso, temos a apropriação cultural, onde as trocas não eram para os benefícios de todos.

No Brasil precisa ainda ser construído e levado em pauta as melhores leis e políticas voltadas principalmente para a área educacional, explorando e expondo a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com