TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Étnico-Raciais na Educação (Diversidade e Educação)

Por:   •  28/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso : Segunda Graduação em Pedagogia

Disciplina: Relações Étnico-Raciais na Educação (Diversidade e Educação)

Professora Lilia Nantes

Acadêmico(a):  Pablo Lopes dos Santos     RGM: 013.183

Pólo:  Madrid                                                   Data:

Atividades das Aulas 01 e 02

1-Com relação a aula 1 , responda:

  1. Como você definiria “Cultura”? ( de 5 a 10 linhas  

A Cultura é a identidade de um povo, é nela que expressamos todas as nossas raízes. Rodrigues (2014) nos coloca que ao tratar do conceito de cultura, essa sociologia está relacionado em compreender alguns aspectos do ser humano em seu meio social ao decorrer de sua vivência. Assim, os aspectos que englobam o grupo que fazem parte do mesmo grupo de modo específico vai refletir cada vivência dos sujeitos. A Cultura tem valores e expressões únicas de cada povo, não podemos deixar de lado a realidade que nos cerca.

Já Camargo (2015), nos diz que no senso comum, a cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, “fulano de tal tem cultura”. Por meio da Sociologia essa cultura seria tudo que envolve a criação da humanidade, ou seja, envolvem entre “artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social”

  1. Scottá (2014), nos mostra os principais conceitos ligados à cultura. Cite e explique cada um deles;

– aculturação: contato entre grupos de indivíduos de diferentes culturas e que geram mudanças nos modelos culturais do início. Primeiro, o individuo vai selecionar características culturais. Segundo, ele vai reinterpretar estes elementos. Por fi m, ele vai reestruturar o conjunto.

 – subcultura: cultura própria de um subgrupo social. A subcultura tem as mesmas características da cultura da sociedade. Por exemplo, no Brasil, a cultura gaúcha é uma subcultura. Os gaúchos têm características similares (têm a mesma historia, o costume de tomar chimarão, etc.), porém, pertencem à cultura brasileira.

 – contra-cultura: subcultura contra características dominantes da cultura da sociedade. Este subgrupo quer fazer reconhecer as suas próprias normas e valores. Por exemplo, os punks são contracultura. (SCOTTÁ, 2014, s/p).

2- Explique o que você entendeu sobre o que é Identidade Cultural?  (de 5 a 10 linhas)

Segundo Sousa (2013), em seus estudos afirma que a identidade cultural é um meio de desenvolver relações em sociedade, pois é algo vivo e em constante evolução e formas. Um desenvolvimento de valores e pontos positivos e negativos, pontos esses que vão ser a base para que a convivências possa ser repensada e pontuada, além de melhorada no meio social. Podendo ser “um conceito de trânsito intenso e tamanha complexidade, podemos compreender a constituição de uma identidade em manifestações que podem envolver um amplo número de situações que vão desde a fala até a participação em certos eventos” (SOUSA, 2023, s/p).

Rodrigues (2014), nos orienta em relação a Identidade Cultural ,dizendo que a nossa identidade cultural está diretamente ligada com o que somos e como vemos o mundo.

3-  Explique a diferença  entre  Etnografia , Etnologia  e  Antropologia?

* Etnografia – descrição sistemática das culturas. A primeira fase do estudo antropológico, ou seja, o trabalho de campo. Nesta etapa os dados são produzidos pela observação direta de uma sociedade in situ.

 * Etnologia – primeiro passo em direção à síntese. Os dados levantados em trabalhos de campo são analisados e cruzados, buscando formar um conhecimento mais abrangente sobre uma determinada sociedade. No Brasil o termo “etnologia” é associado ao estudo das etnias indígenas. Contudo, em alguns países a etnologia é voltada para ao registro dos saberes e fazeres tradicionais, em uma estreita relação com o folclore.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com