TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Social

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Prof. Ma. Adriana Amaral Flores Salles

Nomes dos Acadêmicos e RA:

Donizete Tavares da Silva                                 2320377438

Randerson Dias da Silva                                 2330431553

Reigilton Heide Higashi                                         2627479608

William Alves Torres                                        2320376527

Indaiatuba/SP

2011


Nomes dos Acadêmicos

Donizete Tavares da Silva                                 2320377438

Randerson Dias da Silva                                 2330431553

Reigilton Heide Higashi                                         2627479608

William Alves Torres                                        2320376527

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Prof.Ma. Adriana Amaral Flores Salles

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente para a  obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Indaiatuba/SP

2011



INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir, iremos abordar o tema de Responsabilidade Social e Meio Ambiente. Os principais agentes do desenvolvimento econômico de um país são as empresas, onde seus avanços tecnológicos e a grande capacidade de geração de recursos fazem com que cada vez mais precise das ações cooperativas e integradas onde venha a desenvolver processos que tenham por objetivo a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social. E para preservamos o nosso planeta e sempre dispor de todos os recursos naturais, devemos preservar o meio ambiente.

O conceito de sustentabilidade começou a ser delineada em uma conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, essa conferência foi realizada na cidade de Estocolmo entre os dias 05 a 16 de junho, no ano de 1972.

A sustentabilidade é formada por um conceito sistêmico relacionado à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. O principio da sustentabilidade é de ser aplicado em um único empreendimento e chegar ao planeta inteiro. Para que seja considerado sustentável um empreendimento humano é preciso que seja ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.

O planejamento ambiental é estratégico e fundamental para os negócios. Para montar um negócio ecológico e eficiente é exigido um planejamento e disciplina na hora de definir os meios de produção, avaliar local para atividades, definir a matéria- prima e gerenciar todos os processos com cautela para evitar eventuais desperdícios em todo o ciclo produtivo. O planejamento ambiental faz parte do negócio, existem leis do meio ambiente que deve ser lida e consultada constantemente. Esses são alguns dos primeiros passos para garantir que a empresa estabeleça meios de produção sustentáveis. O planejamento ambiental é uma questão que deve ser considerada nas políticas públicas, nos planos de governo e de negócios das companhias. As entidades têm de estar engajadas e compartilhar objetivos, seguindo as normas.      

Desenvolvimento

A situação dos resíduos no Município.

A cidade de Indaiatuba está se desenvolvendo a passos largos na questão de coleta de resíduos. Há cerca de vinte anos atrás a cidade tinha a disposição um “lixão” a céu aberto, sem nenhum critério sanitário de proteção ao ambiente. Atualmente, muita coisa mudou, juntamente com o crescimento da cidade, aumentou a preocupação em relação ao meio ambiente, com isso criaram os aterros controlados.

[pic 2]     [pic 3]

Antes         (inicio dos Anos 90)                          Depois (atualmente)

Recentemente, foram implantados cestos de coletas de matérias recicláveis, em vários pontos da cidade. A finalidade desse processo é reciclar o máximo possível de todo o lixo que foi gerado pela população com isso os ganhos com esta ação são bastante significativos.

Para promover e conscientizar, constantemente é promovido campanhas do gênero para a população, um bom exemplo disso são os grupos Gandaiá e Mobi, que promovem eventos e campanhas pelas ruas da cidade.

Os lixos hospitalares são separados corretamente e enviados para a incineração e valas sépticas apropriadas. Infelizmente isso não acontece em muitas cidades brasileiras, onde em alguns casos não condições mínimas de saneamento.

Etapa 03 – Passo 01

Metas e diretrizes que possa viabilizar a implantação da Política Nacional de Resíduos.

Para que sejam alcançadas as metas e diretrizes para a implantação da política nacional de resíduos sólidos e da gestão dos resíduos sólidos de serviços de saúde, muita coisa teria que ser mudada. Principalmente dentro do campo político, onde há muita corrupção.

Segundo o artigo quinto do decreto, a responsabilidade pela eficiência da política nacional dos resíduos sólidos recai sobre todos os integrantes da cadeia que proporcionam ou ajudam na geração dos resíduos. Porque, além da responsabilidade atrelada às pessoas físicas e jurídicas ligadas à fabricação, importação, distribuição, comercialização, limpeza e/ou manejo, o referido decreto, específica e corretamente, mantém a determinação contida na lei 12.305/10 e impõe, aos próprios consumidores, desde que estabelecido o sistema de coleta seletiva ou sistema de logística reversa no respectivo município, a responsabilidade pelo correto e diferenciado acondicionamento dos resíduos sólidos gerados, disponibilizando os reutilizáveis e recicláveis de forma ordenada para coleta ou devolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (248.4 Kb)   docx (132.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com