TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Social

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.030 Palavras (29 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2]

FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

        

ANNA KÉSSYA ROCHA GARCIA

RESPONSABILIDADE SOCIAL: BENEFICIOS QUE PODEM SER GERADOS PARA A LOJA KERIDO CELL

TERESINA-PI

2017

[pic 3]

 ANNA KÉSSYA ROCHA GARCIA

 RESPONSABILIDADE SOCIAL: BENEFICIOS QUE PODEM SER GERADOS PARA A LOJA KERIDO CELL

Projeto do Relatório de Estágio apresentado à Coordenação do curso de Administração da Faculdade Santo Agostinho como requisito parcial a obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientador: Ms. Antonio de Lisboa Lopes de Araújo

TERESINA-PI

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

1.1 Tema        3

1.1.1 Caracterização da Empresa        4

1.2 Problema de Pesquisa        4

1.3 Preposições        5

1.4 Objetivos        5

1.4.1 Geral        5

1.4.2 Específicos        5

1.5 Justificativa        6

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO        8

2.1 Responsabilidade Social        8

2.2 Responsabilidade Social para a Empresa        10

2.3 Responsabilidade Social na Lucratividade da Empresa        14

3. METODOLOGIA        18

3.1 Procedimentos Metodológicos        18

3.1.1Tipos de Pesquisa        18

3.1.2 Tipos de Estudo        19

3.2 População e Amostra        20

3.4 Procedimentos de Coleta de Dados        21

REFERENCIAS        23


1. INTRODUÇÃO

1.1 Tema

Responsabilidade social é quando de forma voluntaria as empresas adotam posturas, ações e comportamentos que tragam o bem estar dos funcionários e da sociedade. Não é apenas compromisso das empresas com a sociedade e seus valores, mas também com o meio ambiente (MATHIS; MATHIS, 2012).

A prática da responsabilidade social vem ganhando força no ambiente organizacional e abrindo a visão dos empresários e mobilizando e sociedade. Isso faz com que a organização se torne melhor e gere resultados positivos sobre ela mesma (ALBURQUERQUE, 2009).

É necessária a preocupação com a responsabilidade social para garantir um mundo para as gerações futuras. E a empresa não deve se preocupar apenas com o impacto que vai ter sobre ela, mas com os seus funcionários, consumidor e fornecedores. As empresas devem se preocupar com a responsabilidade social para conscientização de um mundo melhor e não somente para promover diante as outras empresas (DIAS, 2014).

Um fator importante à sustentabilidade das vantagens competitivas e a combinação de recursos de uma empresa. Pois não basta só alcançar uma vantagem competitiva, deve sustentá-la. Para possuir um potencial de algumas dessas vantagens, os recursos devem ser valiosos e raros (ASHLEY, 2002).

Uma das grandes questões que são levadas em relação aos temas sociais e ambientais é se estes afetam a competitividade das empresas. Segundo a visão clássica da empresa, incorporar as questões sociais e ambientais além da obrigação legal eleva os custos e reduz o lucro das empresas. O debate sobre o conteúdo e extensão da responsabilidade social nos negócios foi intenso, no sentido de contrapor o desempenho econômico ao social e ambiental (BORGER, 2001).

O papel das empresas incluiria lucros, mas, em vez da maximização do lucro de curto prazo, os negócios deveriam buscar lucros de longo prazo, obedecer às leis e regulamentações, considerar o impacto não mercadológico de suas decisões e procurar maneiras de melhor a sociedade por uma atuação orientada para a responsabilidade e sustentabilidade dos negócios (DIAS, 2014).

Não haverá crescimento econômico em longo prazo SM progresso social e também sem cuidado ambiental. Todos os lados devem ser vistos e tratados com pesos iguais. Mesmo porque estes são aspectos inter-relacionados. Da mesma forma que o crescimento econômico não se sustenta sem uma equivalência social e ambiental, programas sociais ou ambientais corporativos não se sustentarão se não houver o equilíbrio econômico da empresa (BORGER, 2001).

  1. Caracterização da Empresa

A empresa Kerido Cell, foi fundada em 19 de Novembro de 2014, na cidade de Teresina, localizado no estado do Piauí, por o empresário Willames Passos Silva.

A empresa possui uma loja localizada no centro da capital, e devido a grande aceitação dos produtos oferecidos, seu campo de atuação cresceu, passando a atuar com mais uma loja no centro comercial Shopping da Cidade.

A Kerido Cell conta atualmente com 12 colaboradores. É uma empresa que atua no atacado e varejo, no ramo de celulares e acessórios, venda de celulares, notebooks, computadores, assistência técnica, peças para celulares de todas as marcas e modelos, componentes, ferramentas e acessórios em geral, especializado em equipamentos de telefonia e comunicação, exigentes no que tange à qualidade e designer.  

A concorrência neste ramo é grande, devido à grande concentração de empresas do mesmo segmento na região, mas a Kerido Cell possui um diferencial dos concorrentes, por vender somente produtos de maior qualidade, tornando fácil a agregação de valor aos seus produtos. A empresa possui uma enorme variedade de produtos, possibilitando o cliente uma satisfação e tranqüilidade na hora da escolha dos produtos.

  1. Problema de Pesquisa

As empresas de grande porte e reconhecimento adotaram a responsabilidade social, de inicio como um diferencial competitivo. Atualmente diversas empresas têm desenvolvido esforços para tornar mais sociais nas tomadas de decisão. Além de ser exercício de cidadania, e capaz de proporcionar melhor qualidade de vida, também tratar de reputação da empresa (ARREOBOLA; SOARES, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)   pdf (247.4 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com