TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Social

Por:   •  22/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.094 Palavras (21 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIABEU

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS5

Responsabilidade Social

Amanda Schumann

Cintia Gomes Pereira

Daiane Villas Bôas da Silva

Larissa do Amaral Gomes

Lilhan Cruz Dantas

Mariana Soares

Priscila Braga

Priscila Pereira

Nilópolis

2015

Amanda Schumann

Cintia Gomes Pereira

Daiane Villas Bôas da Silva

Larissa do Amaral Gomes

Lilhan Cruz Dantas

Mariana Soares

Priscila Braga

Priscila Pereira

Responsabilidade Social

Trabalho de Pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Projeto Profissional Final sob a orientação da Profª. MSc Luciene Romanelli

Nilópolis

2015

Introdução

Machado (2014) estudou como a musica pode ser utilizada como meio de inclusão social. Para tal analisou três documentários brasileiros (Fala Tu, 2003, L.A.P.A, 2007 e Cidade Improvisada. 2012). A autora concluiu que a musica descreve a realidade em que ele vive e permite pensa – lá criticamente.

Bonfim (2010) pesquisou os aspectos pedagógicos da prática da capoeira na educação física escolar. A metodologia usada neste estudo foram os parâmetros curriculares nacionais como referenciais e orientações pedagógicas. O autor conclui que o ensino da capoeira no ambiente escolar é importante, pois resgata a cidadania e promove a inclusão social.

Liss (2015) estudou a importância da aprendizagem e do incentivo a leitura no espaço escolar, onde a empresa realiza esse trabalho para ajudar crianças carentes da comunidade em que esta instalada, para que as crianças desenvolvam bons hábitos de leitura , ela concluiu que, os educadores tem o conhecimento da importância da leitura, e de como a leitura ajuda a criança a desenvolver a imaginação.

Gomes, (2015) estudou as contribuições da pratica esportiva, educacional e comportamental para a formação cidadã, e a melhoria da qualidade de vida. Ele concluiu que, o programa tem contribuído com o desenvolvimento total de crianças e adolescente como uma maneira de formação da cidadania e melhor a qualidade de vida.

Sobreira (2010) e Presotto (2010) estudaram a continuidade para os aposentados e funcionários prestes a se aposentar nos dias de hoje, e um histórico de programas de aposentadoria dentro as empresas, falando sobre suas características e objetivos e porque as empresas decidiram fazer isso. Um trabalho voltado para o bem estar de seus ex-funcionários, para ajuda-los nesse período difícil e claro melhorar a comunidade em que reside, deixando uma boa imagem pra empresa. Para tal analisou alguns autores Abrapp (2004), Wieczynski (2003), Rodrigues (2000b), Fraiman (2008), Graeff (2002), Victorelli (2007), etc...) Aos autores concluíram que a fim de amenizar os riscos da transição de um período intenso de compromissos e responsabilidades para outro que traz uma mudança radical de hábitos e atitudes, as organizações públicas, privadas e do terceiro setor sentiram a necessidade de que esta fase fosse a menos traumática possível, e a que a aposentadoria se tornasse um novo tempo, com novas perspectivas e novos objetivos a alcançar.

Barbosa (2015) estudou sobre projetos sociais que buscam através da música e das artes a incluir pessoas na sociedade. O autor pesquisou projetos que ajudam a afastar crianças, jovens e adultos das ruas e encontrar na música e na arte inspiração de ter uma vida melhor, se afastando de qualquer tipo de influências que possam afetar sua formação. Foi feito uma pesquisa do projeto Camerata Jovem Beethoven que é uma entidade sem fins lucrativos de caráter social e cultural que visa educar, formar e incluir socialmente e profissionalmente pessoas de 05 a 29 anos. Conclui-se que a

música quando é inserida no desenvolvimento de aprendizagem do aluno ajuda bastante na mente humana na questão que envolve o raciocínio e a concentração.

Rabelo (2010) estudou sobre projetos sociais que usam a TI e como isso pode trazer benefícios para a sociedade. Esse estudo foi feito em instituições privadas, e em Organizações não Governamentais que investem nesses projetos com o intuito de inserir socialmente as pessoas e inclui-las no mercado de trabalho. O autor concluiu que os objetivos desses projetos e fazer com que todos possam ter acesso a internet, fazendo com que a informação chegue mais rápido para essas pessoas. Dentre os principais impactos e benefícios trazidos pelos projetos, destacam-se os da nova modalidade de inserção social.

Mukherjee, (2011) Ele quis desenvolver informações tecnológicas na sociedade contemporânea, preocupado com as expectativas e as necessidades da informação coletiva, desenvolvem atitudes éticas que visam estabelecer princípios ou comportamentos.

De acordo com o que diz RAMALHO (2011), pode-se contribuir para o avanço do conceito de responsabilidade social a partir de uma mudança mental, ou seja, uma tomada de consciência, aceitação desse novo conceito, obtendo o real conhecimento do assunto com novas estratégias realizadas pela organização.

2 Responsabilidade Social

2.1 Conceitos De Responsabilidade Social

O conceito responsabilidade social vem crescendo ao decorrer dos anos dentro das empresas ampliando a vantagem competitiva e melhorando a imagem da empresa no mercado. Entende – se que responsabilidade social não visa apenas o lucro da empresa, cada vez mais vem se destacando aquelas se preocupam em minimizar os problemas ambientais e sociais.

Segundo Barbieri (2012), conceito de responsabilidade social empresarial é explicado a partir de alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com