TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Social

Por:   •  14/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.991 Palavras (12 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 12

UNIMEP – UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

ADMINISTRAÇÃO

SUSTENTABILIDADE E GOVERNANÇA CORPORATIVA

Piracicaba - SP

Índice

1.        Introdução        

1.1.        Histórico da Empresa        

1.2.        Ramo de Negócio        

1.3.        Estrutura da Empresa        

2.        Sustentabilidade        

3.        Análise SWOT        

4.        Proposta        


  1. Introdução
  1. Histórico da Empresa

        A IA Ambiental Ltda. é uma empresa brasileira que atua no mercado de consultoria e prestação de serviços nas áreas de Geologia, Mineração, Geotecnia e Meio Ambiente. Fundada em junho de 2013 em Piracicaba, São Paulo, a empresa tem competência para desenvolver Sistemas de Remediação e Monitoramento Ambiental, Investigação e Análise de Contaminação de Passivo Ambiental, Avaliação Ambiental Preliminar, Outorgas e EVI-DAEE de águas subterrânea e superficial, Elaboração de Laudos Técnicos e Periciais, Sondagem, Geofísica: Métodos Elétricos, Prospecção Mineral: Agregados para construção civil, Termalismo, Espeleologia, Cadastro ANVISA - Vigilância Sanitária e Licenciamento Ambiental - (LP/LI/LO-LF).

         A empresa não tem definido formalmente sua Missão, Visão e Valores, mas tem uma Filosofia Corporativa:

        "Atender às expectativas dos clientes com a qualidade dos serviços prestados. Para tanto, a filosofia da empresa concentra-se em quatro pontos principais:

  • Seriedade, objetividade e dedicação aos clientes e projetos da empresa;
  • Parcerias e constante renovação de tecnologia de acordo com o que o mercado oferece, para propor a melhor opção de investimento considerando a viabilidade e a relação custo-benefício dos negócios/projetos;
  • Planejamento das ações como elemento central e imprescindível;
  • Responsabilidade Social Corporativa.”

        

  1.  Ramo de Negócio

        Consultoria e Prestação de Serviços na área de Geologia, Mineração, Geotecnia e Meio Ambiente. Setor ambiental.

        O tema ambiental vem ganhando cada vez mais importância para o setor empresarial. O foco inicial na redução e compensação dos impactos negativos dos processos produtivos tem se ampliado, e as oportunidades de negócios relacionadas ao Meio Ambiente, sua preservação e prestação de serviços ambientais tem chamado cada vez mais atenção.

        O plantio de árvores e outras medidas de redução de emissões para a venda de créditos de carbono, a reciclagem de lâmpadas fluorescentes e a compostagem de resíduos sólidos orgânicos são alguns exemplos de oportunidades de negócio relacionadas à prestação de serviços ambientais.

        Há cada vez mais exigências de que as empresas cumpram com as regulamentações dos órgãos que as fiscalizam, portanto, faz - se necessária as consultorias, que auxiliam as empresas a se adequarem. No caso, a IA AMBIENTAL, trabalha juntamente com a CETESB, que é a agência do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.

        

  1.  Estrutura da Empresa

        A empresa é composta por nove departamentos:

  • Diretoria: A empresa tem um diretor-fundador, que fiscaliza todas as atividades da empresa, corrige e aprova os relatórios, e aponta as diretrizes para a empresa.

  • Gerência: Composto por uma geóloga, que é a responsável técnica pela empresa, comandando a elaboração dos relatórios juntamente com equipe técnica interna e liderando a equipe de campo, além de auxiliar nas questões burocráticas e aprovações financeiras também.
  • Departamento Vendas: Composto por dois vendedores, responsáveis por captar novos clientes, elaborar orçamentos e propostas, além de manter a relação com os contratantes da empresa.
  • Departamento Técnico: Composto por um engenheiro ambiental e quatro estagiários, responsáveis por elaborar relatórios técnicos.
  • Departamento Remediação: Composto por um técnico ambiental que é responsável pelos serviços de remediação da empresa.
  • Departamento Outorgas: Composto por um técnico ambiental que é responsável pelos serviços de outorgas da empresa.
  • Departamento Financeiro: Composto por um assistente financeiro e dois estagiários, responsáveis por administrar os pagamentos e recebimentos da empresa, além da parte fiscal, burocrática e de suprimentos da empresa.
  • Departamento Ambiental: Composto por um engenheiro ambiental, responsável por elaborar relatórios ambientais.
  • Departamento de Campo: Compõem este departamento quatro técnicos ambientais que trabalham em campo, fazem serviços externos à empresa, como coletas de amostras de solo e água, bem como instalação de sistemas de remediação, monitoramento dos sistemas instalados pela empresa e acompanhamento em remoções de tanques de combustíveis.  

Organograma da IA Ambiental:

[pic 1]

  1. Sustentabilidade

        Em uma sociedade capitalista, as decisões organizacionais, geralmente voltadas à dimensão econômica, desencadearam ou agravaram os problemas sócio ambientais em muitos países. Na busca por soluções de tais problemas, surge, na década de 1980, o conceito de desenvolvimento sustentável, propondo o atendimento das necessidades das gerações atuais sem comprometer o atendimento das necessidades das futuras gerações (COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 1988). Considerado um conceito subjetivo e passível de interpretação, o desenvolvimento sustentável propõe o atendimento de três dimensões essenciais: econômica, social e ambiental. Assim, sob a ótica organizacional, tomar decisões que contribuam para a sustentabilidade tornou-se, no mínimo, um grande desafio, pois, além da dimensão econômica, os gestores deverão lidar simultaneamente com as dimensões sociais e ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (311 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com