TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Social na Empresa

Por:   •  15/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 8

11. Responsabilidade Social na Empresa

A Responsabilidade Social nas empresas segundo (Borger, 2001), é entendida como parte dos valores da empresa, da sua visão e principalmente como parte de sua cultura, tudo isso interligado a uma missão da empresa, todo este engajamento gera uma transformação na empresa através da Responsabilidade Social, com a mudança de postura, comportamentos e através da promoção de ações  que venham beneficiar a comunidade interna e externa.

Apesar da Cantina Café com Letra ser uma empresa pequena, e por isso apresentar uma maior dificuldade de promover ações grandiosas, vamos apresentar uma ação um pouco diferente e adequada para nossa empresa, uma ação importante que vem beneficiar tanto a comunidade interna e a externa.

Hoje, o conhecimento crítico baseado em informação e não apenas opinião, faz falta até mesmo dentro das universidades. Com o intuito de estimular o aprendizado e o gosto pela leitura, o Café disporá de um pequeno espaço de convivência e descanso, composto de sofá e algumas poltronas, onde o usuário poderá usufruir de uma mini biblioteca. A biblioteca contará com exemplares da literatura nacional e internacional, arrecadados por meio de doações da comunidade.

O objetivo é que exista um modelo de troca de livros para alunos, funcionários e até mesmo para a comunidade próxima à Fatec, ou seja, toda vez que um usuário quiser levar um livro, deverá deixar outro em seu lugar. Desta forma, acreditamos na diversificação de conteúdo e compartilhamento de ideias.

Interligado a Responsabilidade Social, temos a Responsabilidade Ambiental, na qual algumas ações serão implementadas como: consumo inteligente de água, fazer a reciclagem do lixo, uso de lâmpadas econômicas, evitar desperdícios com papeis de escritório e fazer uso consciente de descartáveis. Todas essas ações com a colaboração de funcionários e clientes. Essas medidas simples podem fazer diferença na preservação do meio ambiente e fazer com que a empresa tenha uma maior economia.

11.1. Comunidade Interna

A comunidade interna de uma empresa para Duarte e Dias (1986) é influenciada por uma relação direta com a empresa, como os funcionários da empresa, gestores e acionistas. Os empregados que fazem a parte operativa na organização, os gestores nas tomadas de decisões, nos objetivos e nas metas da empresa e os acionistas que está mais ligado no interesse de obtenção de lucros e que financiam as empresas.

Para Melo Neto; Froes (2004), a comunidade interna deve priorizar os seus colaboradores, ou seja, seu público interno, através de benefícios e salários, trazendo um maior retorno na produtividade para Acionistas, ou seja, a empresa Café com Letra será uma organização socialmente responsável, investindo na sua comunidade interna, irá investir para um bom relacionamento profissional entre colaboradores e gestores, preocupando se com a cultura e a ética local.

        Como forma de prezar por um espaço de trabalho saudável e motivador, todos os funcionários terão direito a vale transporte, vale alimentação, vale refeição, uniformes, cesta básica junto ao 13º salário e convênio médico e odontológico que inclui seus dependentes, fazendo com que nossos funcionários tornem parceiros da Cantina Café com Letra, proporcionando um retorno produtivo para nossos gestores.

11.2. Comunidade Externa

A Comunidade Externa para Duarte e Dias (1986) é uma comunidade que não influencia diretamente na empresa, ela influencia nas tomadas de decisões de seus gestores. Fazem parte desta comunidade: Fornecedores, clientes, mídia, sociedade, meio ambiente, órgãos e concorrentes.

A Responsabilidade Social Externa, tem uma atuação da Comunidade e de como é a atuação da organização, com práticas que priorizam os setores da educação, ambiental, saúde e assistência social. Essas práticas tendem a trazer uma boa imagem para a organização, beneficiando todos os envolvidos Melo Neto; Froes (2004).

A Cantina Café com Letra, como mencionado acima disporá de um pequeno espaço para convivência, o objetivo é que exista um modelo de troca de livros para alunos, funcionários e até mesmo para a comunidade próxima à Fatec. Desta forma, acreditamos na diversificação de conteúdo e compartilhamento de ideias. Incentivar a leitura irá promover um crescimento intelectual da comunidade ao redor da Fatec e de seus funcionários, levando a leitura para a comunidade e conhecimento e trazendo benefícios para sociedade, como a inclusão social.

11.3. Relacionamento com demais stakeholders

Stakeholders na tradução quer dizer stake “interesse” e holders “aqueles que possuem”. No Brasil podemos dizer que são públicos de interesse. Para Carrol (1991), o termo “stakeholders” são relações dentro de uma organização de grupos e pessoas que poderia afetar, as atividades da empresa, os stakeholders cooperam com a organização, trazendo lucros e benefícios.

        Os stakeholders da Cantina Café com Letra têm que estar interessados e envolvidos com a Empresa, com ações e opiniões que possam trazer benefícios para todas as partes, elas tem que estar alinhadas com a comunidade interna e externa. Essas relações têm que ser mútuas e com bom relacionamento para que o trabalho em conjunto seja equilibrado. É necessário ter um mapeamento das atividades da empresa e uma participação de todos os envolvidos nas tarefas da empresa, ou seja, com funcionários, fornecedores, gestores e até possíveis acionistas, entendendo a importância de cada um para o crescimento da empresa. Logo a Cantina Café com Letra buscará a partir de suas metas e valores uma aproximação com seus funcionários criando vínculos e tendo um bom relacionamento, para que a empresa alcance o objetivo de todos os envolvidos, na parte de ambiental é importante esta estratégia para que a empresa tenha uma boa relação com a comunidade e Estado, buscando assim uma boa imagem para a Cantina.

12. Política de Compliance.

12.1. Definições

 A palavra Compliance vem do inglês da palavra “to cumply”, que significa cumprir. Por ser muito utilizado nos últimos anos e para enfrentar os desafios atuais, vamos adotar um programa para a nossa organização, O Programa de Compliance da Cantina Café com Letra. 

12.1.2. Objetivo

Para a Cantina Café com Letra, estar em Compliance significa estar em um Programa que visa estabelecer o cumprimento dos regulamentos, legislações, normas, internas e externas, a fim de prevenir e identificar condutas indesejáveis, que nãos estejam conformes o esperado pela a empresa. Adotando padrões éticos dentro das nossas missões, crenças e valores, para que tenhamos um negócio sustentável e responsável. todos os colaboradores seguirão as regras de compliance da nossa empresa, estando em conformidade com as obrigações legais, criando uma cultura e uma conduta para que se cumpram as regras estabelecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com