TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resposta Teoria da Burocracia

Por:   •  22/12/2022  •  Exam  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Alessandro Brito Lira de Carvalho

1) Quais as origens da Teoria da Burocracia?

A principal inspiração para a Teoria da Burocracia de Max Weber, que percebeu na década de 1940 que as Teorias Clássica e das Relações Humanas eram inerentemente falhas e incompletas, necessitando o desenvolvimento de uma abordagem mais abrangente e expansiva. Um dos aspectos necessários para o estudo e desenvolvimento dessa teoria era a falta de um modelo capaz de caracterizar todas as variáveis ​​nelas envolvidas — o ser humano e as máquinas. A Sociologia da Burocracia surge como resultado da descoberta de Max Weber nesses estudos, e a expansão e complexidade dos negócios foram fatores significativos no desenvolvimento do referencial teórico do estudo.

2) O que você entendeu por burocracia?

A burocracia representa uma organização humana que utiliza as ferramentas adequadas para atingir um determinado objetivo organizacional por meio de tomadas de decisão racionais, ou, dito de outra forma, por meio de seleções efetivas.

3) Quem foi Max Weber?

Max Weber foi um cientista social, advogado e economista alemão. O pensador é considerado uma das figuras fundadoras da sociologia, pois desenvolveu um método de análise sociológica que foi crucial para o crescimento da sociologia como uma ciência independente e bem fundamentada. O estudo do capitalismo, o sucesso econômico desse sistema nas sociedades protestantes e a participação em momentos históricos marcantes da história alemã, como o Tratado de Versalhes e a criação da Constituição de Weimar, foram os motores de sua carreira intelectual.

4) Quais os tipos de sociedade e autoridade?


-Tradicional: predominam características patriarcais e patrimonialistas;
-Carismática: predominam características místicas, arbitrárias e personalísticas;
-Sociedade legal, racional ou burocrática: Predominantemente impessoal e racional;

5) O que é racionalidade?


É uma característica da burocracia buscar uma divisão de trabalho adequada aos objetivos da organização. Todos estão cientes de sua função, onde começa e onde termina, garantindo a máxima eficiência.

6) Qual a diferença entre autoridade e poder?

De acordo com Weber, autoridade denota a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja seguido. A autoridade representa o poder institucionalizado e oficializado. A possibilidade de exercer influência sobre outras pessoas está implícita no termo poder. Poder denota a probabilidade de impor os próprios desejos em uma relação social sobre qualquer resistência e independentemente do que sirva de base para tal probabilidade. Portanto, o poder é a capacidade de uma pessoa impor restrições ao comportamento de outra.

7) Cite e explique 4 características da burocracia.

Hierarquia e autoridade: Em um sistema burocrático, cada cargo dentro de uma organização é supervisionado e gerenciado por um cargo imediatamente acima dele, indicando a existência de uma estrutura hierárquica de comando. O poder que se origina do cargo pertence ao cargo em si, não à pessoa que o exerce, ressaltando a impessoalidade da burocracia. Pelo fato de superior e subordinado estarem ambos inseridos em um sistema maior, regido por regras e sob supervisão, as hierarquias são importantes porque evitam conflitos de arbitrariedade entre eles.

Competência técnica e meritocracia: Uma burocracia é uma organização em que as pessoas são escolhidas com base no mérito e na proficiência técnica, e não em preferências pessoais. A seleção, admissão, transferência e promoção de funcionários são baseadas em padrões de avaliação e classificação em toda a organização, não em critérios arbitrários ou especiais.

Características das regras e regulamentos: Não apenas as organizações burocráticas se baseiam em regras e regulamentos, mas essas leis também abrangem toda a organização e abrangem todos os resultados potenciais, além de dar aos superiores autoridade para agir em conjunto com seus subordinados e os significa fazê-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (214.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com