TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERVENÇÃO EDUCATIVA: A CLIENTELA DA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

CURSO DE NUTRIÇÃO

INTERVENÇAO EDUCATIVA DE alimentacao mais saudavel A CLIENTELA DA UNIDADE DE ALIMENTACAO E NUTRICAO.

PATRICIA GONCALVES VICENTE

JUNDIAÍ

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇAO
  2. OBJETIVO

2.1 Geral

2.2 Específicos

  1. METODOLOGIA
  2. HABITOS ALIMENTARES
  3. RECOMENDAÇÕES DO PAT DE MACRONUTRIENTES, FIBRAS E SÓDIO
  4. CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL
  5. RESULTADOS
  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  7. REFERENCIAS

  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos o Brasil passou por diversas mudanças, e algumas delas estão a transição demográfica, epidemiológica e nutricional, que resultou em maior expectativa de vida, redução da fertilidade, como também as mudanças no perfil alimentar da população brasileira. Apesar de essas mudanças terem diminuído a desnutrição, o sobrepeso e a obesidade teve um aumento expressivo, contribuindo para as doenças crônicas que são as principais causas de morte entre adultos ( Ministério da Saúde, 2014).

No Brasil, o número de refeições que são realizadas fora de casa tem aumentado significativamente, para atender a demanda é necessário que as unidades produtoras de refeições garantam a qualidade, a segurança dos alimentos e também promova ou até mesmo recupere a saúde individual e coletiva dos consumidores. (PROENÇA, R. et al., 2005). As Unidades de Alimentação e Nutrição(UAN) tem como objetivo fornecer refeições equilibradas nutricionalmente a clientela das empresas (TEIXEIRA S.M.F.G, et.al., 1997).

Um dos sistemas de distribuição de alimentos nessas empresas está o self service, o cliente escolhe diversas opções disponíveis e se serve variando de pratos quentes e frios apresentados em balcões, como afirma Santos et al (2011). São oferecidas opções de guarnição, carnes, pratos base (arroz e feijão), saladas, sobremesas, as quais variam em quantidade e variedade conforme o local. A Rapidez de atendimento, custos acessíveis e variedades de opções são algumas vantagens oferecidas pelo este tipo de serviço. (COELHO et al., 2010). Com o aumento do número de refeições fornecidas por este segmento, torna-se maior a preocupação com a qualidade dos alimentos, visando principalmente à garantia da saúde dos comensais (SÃO JOSÉ; COELHO; FERREIRA, 2011).

Por isso em todas as empresas de fornecimento de refeições é obrigatório seguir as recomendações do PAT que é um programa de alimentação ao trabalhador. Ele surgiu pela Lei nº 6.321 de 14 de abril de 1976, regulamentado no ano de 1991. Além disso o PAT garante aos trabalhadores o acesso a alimentação, que é um direito básico reconhecido internacionalmente pelos direitos humanos. (PELUFFO, D. R., 2014).

Através dessas considerações, o presente trabalho irá abordar sobre o estado nutricional de alguns trabalhadores e propor a eles escolhas mais saudáveis no momento da montagem do prato.

2. OBJETIVO

2.1 Geral

Avaliar o estado nutricional e propor escolhas mais saudáveis na montagem do prato.

2.2 Específicos

        

        Apresentar um exemplo de prato mais saudável oferecido no dia.

        Incentivar a alimentação saudável.

Avaliar o estado nutricional através da medida da circunferência abdominal.

3. METODOLOGIA

A intervenção foi realizada para a clientela da Unidade GRSA Foxconn 7582, no município de Jundiaí – SP no período do dia 04 a 06 de Abril de 2018 com as seguintes abordagens:

Foi disponibilizado em todas as mesas do refeitório, informativos sobre alimentação saudável.

Foi feito demonstrações de pratos montados com opções saudáveis disponíveis no dia na entrada dos clientes no refeitório e informado a maneira correta de distribuir os macro e micronutrientes de acordo com as recomendações do PAT;

Foi avaliado o estado nutricional de alguns trabalhadores através da medida da circunferência abdominal e anotado em lembretes para entregá-los juntamente com orientações saudáveis para levarem embora;

Foi rodado no telão vídeo sobre alimentação saudável.

Foi realizado uma pesquisa com perguntas fechadas para informações dos resultados obtidos.

4. habitos alimentares

        Os hábitos alimentares inadequados podem contribuir para o aparecimento de doenças crônicas na fase atual ou futura (MENDES et al, 2001). Segundo Assis e Nahas (1999), práticas saudáveis como alimentação equilibrada e pratica de atividade física pode trazer benefícios para viver melhor e com qualidade.

De acordo com experiências profissionais, sabe-se que a prevenção e o controle das doenças crônicas como também a promoção de saúde, dependem, entre outros fatores, de estratégias de mudanças de hábitos e comportamentos individuais (CERVATO et al, 2005). Porém, muitas pessoas não pensam na alimentação como uma fonte de energia para a execução de suas atividades diárias, ou de nutrientes para a constituição do seu corpo, mas, fundamentalmente, em termos de prazer gustativo, olfativo e visual (CASTRO et al, 2002).

Segundo Saunders e Ramalho (2000), a carência de macro e micronutrientes não afetam somente pessoas com baixo poder aquisitivo, mas manifesta em indivíduos que não consomem frutas e verduras, pois não consideram como parte de uma boa alimentação e como conseqüência pode apresentar deficiência de vitaminas e minerais.

O conhecimento a respeito do que comer é um fator de declínio do hábito alimentar saudável, uma vez que o mesmo não força a mudanças, mas propõe resultados quando se deseja mudar (CHAPMAN et al, 1995 apud ASSIS e NAHAS, 1999).

5. RECOMENDAÇÕES DO PAT DE MACRONUTRIENTES, FIBRAS E SÓDIO

        Empresas cadastradas no PAT deverão assegurar qualidade e quantidade da alimentação fornecida aos trabalhadores.

        Os parâmetros nutricionais para a alimentação do trabalhador estabelecidos pelo PAT deverão ser calculados com base nos seguintes valores diários de referência para macro e micronutrientes: valor energético total baseados a uma dieta de 2000 calorias; carboidratos de 55 – 75%; proteína de 10 – 15%; gordura total de 15 – 30 %; gordura saturada menor que 10 %; fibras maior que 25g e sódio menor ou igual a 2400 mg.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com