TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA

Por:   •  14/5/2018  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

PROVA SOCIOLOGIA

WEBER

Dominação : está associada à autoridade, que pode ser legitimada por um habito inconsciente ou por considerações puramente racionais.

  • Requer um quadro administrativo

 3 tipos puro de dominação:  Envolvem motivos, legitimidade e quadros administrativos.

  • Dominação carismática

Condição pessoal de alguém que leva a liderança, santidade ou heroísmo.

Motivo: O carisma seria uma qualidade extraordinária, refere-se a personalidade do dominador, considerado como enviado por deus, aquele de bravura militar.

Legitimidade:  a legitimidade dura enquanto os adeptos aceitam e consideram que essa liderança lhes traz benefícios.          

Quadro administrativo:  discípulos, súditos ou homens de confiança, nos quais não caracterizam uma hierarquia, jurisdição ou competência específica.

  • Dominação tradicional

Motivo: tradições desde os tempos longínquos. Nesse tipo de dominação, o soberano não é um superior, mas sim um senhor pessoal, que não obedece a disposições instituídas.

Legitimidade:  se cria pela força da tradição, mas também em parte dado o livre arbítrio desse senhor que é soberano por ordenações tradicionais.

O quadro administrativo:  é recrutado  por laços de piedade entre os vinculados e o senhor. (pertencimento a linhagem, à escravidão, relações de confiança, companheirismo).

  • Dominação racional

Motivo: crença na legalidade e direitos de mando, chamada de dominação racional – legal, possui obediência às ordenações impessoais e objetivas, legalmente instituídas.

Legitimidade: se dá pela obediência ao direito, onde é instituído de maneira racional com pretensão de ser respeitado pelos membros da sociedade.

Quadro administrativo: Os funcionários são obrigados aos deveres do cargo por eles ocupados, havendo hierarquia rigorosa do ponto de vista administrativo.

MARX

Para Marx, diferentemente de Durkheim, a sociedade amplia sua divisão social do trabalho ao contrário de ser responsável pela coesão social, traz, na verdade, o aumento de conflitos.

A  Divisão social do trabalho expressa as desigualdades, tal como a separação do trabalho individual do trabalho físico, separação entre cidade e campo, oposição de interesses, com posições diferenciadas em relação ao controle  e a propriedade dos meios de produção.

Os indivíduos estão inseridos em pelo menos duas classes:

  • Classe dos que detêm os meios de produção.
  • Classe dos que detêm a força de trabalho.

Tipos de classes sociais:

  • Classe em si: indica que os indivíduos compartilham condições objetivas em relação à propriedade dos meios de produção
  • Classe para si: expressa  a condição daqueles que se organizam politicamente para defesa consciente de seus interesses, cuja identidade é também construída do ponto de vista subjetivo.

Consciência de classe: quando o indivíduo reconhece sua posição na sociedade.

CASTELLS

  • Redes organizacionais: globalização leva a inter-relacionamento das economias, as empresas reagem por meio de redes organizacionais para aumentar a competitividade. Partem do pressuposto da interdependência entre membros e de normas e valores sociais.

  • Redes sociais digitais: o sujeito tem impressões, ideias, atitudes, hábitos e habilidades, na qual se expressa em encontros sociais , quando o mais simples é uma conversação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com