TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  27/11/2017  •  Monografia  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 10

Disciplina: SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES – Semana 16

Aluno: Gustavo Henrique Ribeiro Costa                

Polo: São Caetano do Sul        Turma: EAD                                                                  

Apresente suas repostas neste mesmo arquivo

UA11-Q01  (1,5 ponto)

Resiliência é a capacidade do indivíduo para lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. A resiliência acontece quando o indivíduo compara a situação em que se encontra com o nível de esforço que deve gerar para vencer essa situação e sair vencedor. A resiliência está relacionada aos fatores internos do indivíduo., e são competências ou capacidades que diferenciam e destacam os grandes líderes das pessoas comuns. Relacione e explique quais são as competências, capacidades, ou mesmo, características pessoais, do profissional “resiliente”.

                                                                                   (Pesquisar na UA11, capitulo 1 , item 1.4.1, pags 11-12)

a. Administração das emoções – é a administração das emoções à habilidade de se manter sereno diante de uma situação de estresse.

 b. Controle dos impulsos – refere-se à capacidade de regular a intensidade de seus impulsos e não se deixar levar impulsivamente para a experiência de uma emoção

c. Empatia – a capacidade que o ser humano tem de compreender os estados psicológicos dos outros (emoções e sentimentos).

d. Otimismo – a crença de que as coisas podem mudar para melhor. Há um investimento contínuo de esperança.

e. Análise causal ou do ambiente – se trata da capacidade de identificar precisamente as causas dos problemas e das adversidades presentes no ambiente.

f. Autoeficácia – se refere à convicção de conseguir fazer bem, de ser eficaz nas ações proposta.

g. Alcance de pessoas – é a capacidade que a pessoa tem de se vincular a outros sem receios e medo do fracasso. Numa organização em processo de mudança, pessoas com maior índice de resiliência conseguem adaptar-se mais facilmente e integrar-se mais rapidamente ao novo ambiente.

UA11-Q01 (1,5 ponto)  

Quais as razões que levam as organizações a formalizarem a sua cultura? Como normalmente é feita esta formalização?

                                                                                                (Pesquisar na UA11, capitulo 1, item 1.2, pag 6)

Quando a Cultura não é percebida pelos funcionários, pode fazer com quem importante aspectos sejam negligenciados, levando assim, à um ambiente contraproducente e de difícil gestão.

Normalmente esta formalização é feita por meio da Visão, Missão e Valores que são definidas pela empresa e divulgadas aos funcionários, estando expostas aos funcionários em diversos lugares.

UA13-Q03  (1,5 ponto)

O conceito de ideologia pode ser entendido como um conjunto de ideias ou pensamentos de um indivíduo ou de um grupo de pessoas. O conceito ideológico pode estar ligado a ações políticas, econômicas e sociais. Considerando as ideologias políticas, segundo Feijó, quais são os diferenciais entre a esquerda e a direita?                                                    

                                                                     (Pesquisar na UA13, capítulo 1, item 1.2, papo técnico, pag 7)

Para a direita a desigualdade entre os homens é natural que contrasta com a esquerda que acredita na igualdade natural. Ou seja, a esquerda reconhece que as desigualdades são fruto da sociedade de classes e as diferenças distributivas existem porque os bens diferenciam os pobres dos ricos, da escolaridade classificada por níveis de instrução, e do prestígio que hierarquiza os grupos de status tornando-os detentores do poder. Enquanto que a direita acredita que como a desigualdade é um fato natural entre os homens, as diferenças sociais se explicam por meio da: maior capacidade de alguns prevalece e depreciam os demais e das desigualdades são intrínsecas ao ser humano não tendo como eliminá-las.

UA13-Q04  (1,5 ponto)

A ideologia pode ser entendida como um conjunto de ideias ou pensamentos de um indivíduo ou de um grupo de pessoas e está relacionado à maneira de pensar da pessoa ou grupo. Segundo DIAS (2003), considerando as organizações, como as ideologias podem influenciar o ambiente? O que ocorre com empresas multinacionais instaladas em nações com diferentes sistemas de governo e ideologias? Quais as possíveis influências de seus líderes neste contexto?  

                                                                                                            (Pesquisar UA13, capítulo 2, pags 15-16)

Segundo DIAS (2003), Os líderes (fundadores, dirigentes) têm um papel fundamental na construção da ideologia para a organização. É o reflexo dos sistemas de ideias que, de forma implícita ou explícita, indicam o que e como fazer as coisas na organização. As estratégias de gestão e ação estão influenciadas pela ideologia.

UA12-Q05  (1,0 ponto) 

O desenvolvimento das tecnologias de comunicação, associado ao processo de globalização, gerou um expressivo aumento de informações em um curto espaço de tempo. Essas novas tecnologias e a velocidade de transmissão das informações provocaram significativas mudanças nos relacionamentos interpessoais e na forma de exercer a gestão empresarial ao longo dos anos. Todas estas mudanças geraram uma demanda de lideranças capazes de se adaptar as rápidas e crescentes mudanças. Dentro deste contexto, segundo SCHEIN, considerando que a mudança é algo constante, inevitável e necessário dentro das organizações, qual o papel e qualidades do líder na gestão da mudança?                                                                                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (218.6 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com