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A SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  17/5/2019  •  Resenha  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

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Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas

Aluno: Samuel Pereira dos Santos

Curso: Administração – 2 Período

- Resenha sobre o texto Classe, Status, Partido.

Segundo Weber as classificações que ocorrem na sociedade classes, status e partidos são consequências da distribuição de poder; para ele tudo é influenciado pelo poder, principalmente o poder econômico, mesmo este não sendo reconhecida como base de honras sociais, a forma que essas honras são distribuídas é chamada de ordem social. O homem não luta pelo poder apenas com o fim de enriquecer economicamente.

Assim classes, status e partidos são considerados fenômenos de distribuição de poder dentro de uma comunidade.

Comunidades representam apenas bases possíveis e frequentes de ação comunal. Pessoas que compartilham a mesma situação de classe os indivíduos que têm parecidas oportunidades de vida, mesmo tipo de posse de bens e renda, ocupam semelhante espaço no mercado de trabalho e de produtos. O termo classes refere-se a qualquer grupo de pessoas que se encontra na mesma situação de classe. Teoria da utilidade marginal: os proprietários têm oportunidades de acesso a bens que os não proprietários não têm, estão à margem. Aqueles têm monopólio da oportunidade de troca de bens, que eram fortuna e passam a serem bens de capital, numa função empresarial lucrativa. Essas categorias proprietários e não proprietários são determinantes na situação de classe.

No interior dessas categorias, diferenciam as situações de classes dos proprietários com dinheiros e que não tem dinheiro, que seria na verdade é uma situação de mercado.

Os grupos de status constituem normalmente em comunidades. Uma situação de status seria mais todo componente típico do destino dos homens determinado por uma estimativa social especificas, positiva ou negativa, determinada pela honra. A honra pode ser qualquer valor partilhado pelo grupo, as organizações baseadas na honraria não precisa ter qualidade de classe econômica para ter sentido, pois a honra esta no estilo de vida. A honra pode estar ligada a qualquer característica compartilhada por vários indivíduos, e evidentemente pode estar relacionada com uma situação de classe: as distinções de classe.

Para pertencer o mesmo grupo de status não é necessário ter propriedade ou não ter, só basta frequentar os mesmo ambientes com consequências bem tangíveis.


A honra de status normalmente se expressa pelo fato de, acima de tudo, expressar um estilo de vida especifico por parte de todos os que desejam pertencer aquele círculo. O desenvolvimento de status é essencialmente uma questão estratificação baseando-se na usurpação. Tal usurpação é a origem normal de quase toda hora de status.

A estrutura de status só atinge consequências tão extremas quando existem diferenças consideradas étnicas. Se o status se desenvolver completamente e fechado vira casta. Característica ritual. E também uma diferenciação étnica bem demarcada. Povos párias, como os judeus, vivem em eterna diáspora e fechado no grupo. As castas hierarquizam etnicamente a sociedade, dotando de rituais e determinações de separação. Nos status há uma consideração de cada um se sentir mais honrado, enquanto que no sistema de castas a diferença de honra é dada em relação as mais privilegiadas que tem determinantes políticos também.

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