TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  15/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

NADIELLY BIANCA ANDRADE TAVARES

SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

ATIVIDADE AVALIATIVA I

SABARÁ

2021

NADIELLY BIANCA ANDRADE TAVARES

SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

ATIVIDADE AVALIATIVA I

                                                                          Trabalho apresentado no centro de graduação do Instituto Federal de Minas Gerais do Brasil

Orientador: Filipe Bravim Tito de Paula

SABARÁ

2021

Questões

  1. Descreva, em linhas gerais, o contexto histórico de surgimento da sociologia a partir de 02 pontos: Industrialização e positivismo.

  • Industrialização
  • Positivismo:
  1. O que é um fato social conforme a teoria de Durkheim? Por que os fatos sociais são considerados objeto da sociologia?

É o objeto de estudo da sociologia, porque se refere aos hábitos e maneiras de agir e de pensar que determinam a forma como os indivíduos se comportam em uma sociedade.

  1. Quais são as três características dos fatos sociais, de acordo com Durkheim?

Para ser considerado um fato social é necessário atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.

Exterioridade – quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo.

Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

  1. Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a neutralidade na análise dos fatos sociais?

Com Durkheim, a sociologia passou a ser vista como uma ciência e passou a ser predominada pela razão e não pelo sentimento, com isso Durkheim elaborou algumas regras para que a análise dos fatos sociais seja feita com neutralidade.

As regras de Durkheim:

 Tratar o objeto de estudo como coisa: O objeto analisado não pode ser tratado como um sistema financeiro ou uma religião, todos eles devem ser coisas.

 O sociólogo deve se isolar de sentimentos, crenças, preconceitos e qualquer intimidade que tenha com o objeto analisado

 O objeto social deve ser neutro, sem opiniões pessoais e sim dados científicos baseados nos fatos.

 Distanciamento entre sociólogo e o fato analisado: deve-se buscar o isolamento entre qualquer opinião já existente sobre o fato, a fim de evitar o contagio com opiniões externas.

  1. O que é solidariedade mecânica e orgânica? Em que medida esses conceitos explicam a transição na divisão social do trabalho?

Para ele, a solidariedade mecânica é fundamentada nas tradições, nos hábitos e na moral, características muito presentes em sociedades pré-capitalistas, tendo a divisão social do trabalho era muito simples. Já a solidariedade orgânica é baseada na interdependência gerada pela especialização do trabalho no modo de produção capitalista.

Durkheim concebe o trabalho como o principal gerador de solidariedade. O trabalho define o modo como os indivíduos atuam e se organizam socialmente, fator determinante para a coesão social.

  1. Ao defender a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma:

“O sentimento é objeto da ciência, não é critério de verdade científica”. (Regras do método sociológico. São Paulo, Nacional, p. 31).

Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por quê?

Não. Para que houvesse um distanciamento cognitivo entre o cientista e seu objeto de estudo, assumido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como “coisas”, isto é, objetos que lhe são exteriores. Diante deles, o cientista, isento de paixão, desejo ou preconceito, dispõe de métodos objetivos, como a observação, a descrição, a comparação e o cálculo estatístico, para apreender suas regularidades. Deve o sociólogo manter-se afastado também das opiniões dadas pelos envolvidos. Tais opiniões, juízo de valor individuais, podem servir de indicadores dos fatos sociais, mas mascaram as leis de organização social, cuja racionalidade só é acessível ao cientista. Para levar essa racionalidade ao extremo, Durkheim propõe o exercício da dúvida metódica, ou seja, a necessidade de o cientista inquirir sempre sobra veracidade e objetividade dos fatos estudados, procurando anular, sempre, a influência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (407.5 Kb)   docx (361.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com