TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  25/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ATIVIDADES DAS AULAS 01, 02, 03 e 04

ATIVIDADE DA AULA 01

De acordo com os estudos realizados em aula, discorre sobre a frase a seguir: Todo conhecimento se desenvolve socialmente, nasce das relações que os homens estabelecem entre si. (mínimo de linhas 08)

O conhecimento é coletivo, dessa forma, podemos dizer que quanto mais pessoas se apropriam dele mais qualidade é acrescentada a ele. O conhecimento cria soluções para problemas concretos de vida e sobrevivência, ele faz parte da cultura. Antigamente o conhecimento era transmitido apenas de pais para filhos, mas hoje em dia, além dessa forma, também é passado através de escolas, universidades, cursos e facilmente adquirido através da internet. É através dele que desde crianças aprendemos que em horários específicos para fazer algumas atividades como comer e dormir e também é por ele que aprendemos quando éramos pequenos a comer, beber, brincar, obedecer e mais tarde aprendemos que é necessário trabalhar, comercializar, administrar e governar.

ATIVIDADE DA AULA 02

Por que dizemos que a Cultura nasce, portanto, do trabalho do homem em sociedade, à medida que age sobre a natureza transformando-a para satisfazer as suas necessidades? (mínimo de linhas 08)

Porque a cultura não é uma herança genética biologicamente adquirida, mas é a capacidade desenvolvida através do convívio social. Alguns autores acreditam que a cultura é todo habito ou capacidade adquirida pelo homem em sociedade, como por exemplo seus costumes, crenças e religiões. Já outros acreditam que a cultura surgiu a partir do momento em que o homem criou a primeira regra. A cultura de uma sociedade, portanto é a maneira própria que ela desenvolveu para se adaptar as circunstâncias ambientais em que está vivendo. Então comportamentos como comer, dormir não podem ser considerados cultura, mas sim a maneira como se faz isso, o que se come, onde e o que é usado para comer, onde dormir (cama, rede) e com o que dormir (coberta de algodão, sem coberta).

ATIVIDADE DA AULA 03

Por que dizemos que os estudos das relações humanas para Comte deveriam constituir uma nova ciência não deveria limitar-se apenas à análise, mas propor normas de comportamento, seguindo a orientação resumida na formula positivistas “saber para prever, a fim de prover”? (mínimo de linhas 08)

Para Comte era necessário abandonar qualquer vestígio de religiosidade e espiritualidade, pois para ele somente o conhecimento cientifico era verdadeiro e aceito. Acreditava que a sociologia deveria se basear naquilo que se denominavam leis imutáveis da vida social e eliminar as discussões sobre a realidade existente, deixando de abordar temas como a liberdade, desigualdade e injustiças. Comte afirma ser natural as sociedades evoluírem da mesma maneira e resultar em um povo que caminhe para o mesmo tipo de sociedade avançada. Ou seja, para ele era necessário ter conhecimento cientifico acima de tudo, para assim poder entender o que aconteceria futuramente e o porquê de tal acontecimento. As escolas positivistas eram exclusivamente cientificas, retirando qualquer justificativa espiritual, a fim de promover o altruísmo e repreender o egoísmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com