TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUSTENTABILIDADE E OS NOVOS MODELOS DE ORGANIZAÇÃO NA NOVA ECONOMIA COM ENFOQUE NA EMPRESA PETROLINA

Por:   •  6/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.504 Palavras (19 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

Faculdade de Tecnologia de Itatiba

Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

PROJETO INTEGRADOR I

A SUSTENTABILIDADE E OS NOVOS MODELOS DE ORGANIZAÇÃO                                      NA NOVA ECONOMIA COM ENFOQUE NA EMPRESA PETROLINA

Nathalia Gonçalves Da Veiga

Camila Meloni Mautschke

Pedro Costa

Orientadora: Profª Drª Marina Rodrigues De Aguiar

Itatiba – SP

Novembro/ 2021

Sumário

1. INTRODUÇÃO        3

1.1        Temática        3

1.2        Objetivos        4

1.3        Questão da Pesquisa        4

1.4        Metodologia        4

1.5        Composição do Trabalho        5

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

2.1 Sustentabilidade        5

2.2 Modelos Tradicionais e Modelos Novos de Organização        8

2.3 Sustentabilidade em tempos de Covid 19        10

3. ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS DA EMPRESA        11

4. CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15


1. INTRODUÇÃO

         O presente trabalho de cunho teórico, traz um levantamento sobre o conceito da sustentabilidade e os novos modelos organizacionais e com base nisto procura esclarecer se a empresa Petrolina se enquadra neste conceito, sendo uma empresa que já esteve envolvida em impactos ambientais de acordo com suas atividades, que exercem sob o meio ambiente.

         Portanto este estudo irá fundar-se no comportamento desta empresa, no que diz respeito a busca por melhorias sobre a diminuição de tais impactos, a fim de melhorar a sua imagem para o mercado, dentre outros motivos, que acabam buscando agir dentro dos três pilares da Sustentabilidade (Ambiental, Social e Econômico). A construção deste projeto de pesquisa, buscará trazer como discussão a respeito de seus interesses e disposição para diminuir as consequências que já causou pela sua simples existência, pois utiliza de recursos da natureza em suas atividades econômicas.

          E as controvérsias que poderão existir, bem como o grau de entendimento de suas responsabilidades nestes pilares, avaliando se a empresa está realmente se adequando aos novos modelos de organizações de forma eficaz. Este estudo tem como vantagem, levantar questões a respeito das possíveis dualidades dentro deste movimento, apanhando estudos de casos que demostraram, as questões acima.

          Identificando e pontuando a relação da Sustentabilidade com a conformidade da Petrolina em adaptar-se a este meio.  

  1. Temática

A temática do presente trabalho é embasada no conceito da sustentabilidade e o comportamento da empresa Petrolina por meio destes conceitos, se é uma empresa que exerce a sustentabilidade e se encontra nos novos modelos de organizações da nova economia.

  1. Objetivos

Esse trabalho tem por objetivo mostrar qual atuação da empresa Petrolina, se de fato ela exerce a sustentabilidade e seus pilares, vem demonstrar ainda a performance nos moldes tradicionais da economia e organizacionais, fundamentado no conhecimento.

  1. Questão da Pesquisa

As questões que nortearam esse trabalho foram:

  • Como a sustentabilidade está relacionada a nova economia?
  • Quais aspectos caracterizam a gestão no modelo tradicional de empresa?
  • Quais aspectos caracterizam a gestão nos novos modelos de empresa?
  • Como se dá a adequação da gestão empresarial aos novos modelos de organização em relação a sustentabilidade?
  • No mundo da gestão empresarial, as aparências podem enganar?

  1. Metodologia

O presente trabalho é um projeto integrador que envolve as disciplinas do 1º período do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial, a saber, Teoria das Organizações, Informática Aplicada à Gestão, Métodos para Produção do Conhecimento, Comunicação e Expressão, Inglês, Matemática e Contabilidade. 

As definições ou conceitos devem ser buscados na literatura sobre o assunto a ser estudado, para isso, deve-se fazer uma pesquisa bibliográfica ou revisão da literatura da área. Para Creswell (2010, p.51) essa revisão dará as bases para se comparar resultados encontrados na literatura com os resultados encontrados por quem está fazendo o trabalho. 

Marconi e Lakatos (2003, p.248) explicam revisão bibliográfica ou revisão da literatura como uma parte da pesquisa que consiste em uma síntese, a mais completa possível, referente ao trabalho e aos dados pertinentes ao tema, dentro de uma sequência lógica. Ou seja, qualquer tema de pesquisa necessita de adequada integração na teoria existente, (MARCONI e LAKATOS, 2003 p. 115). 

Com base nos conceitos estudados nas aulas e pesquisados em livros e artigos acadêmicos, pode-se dizer que é um trabalho de pesquisa bibliográfica, seguido de comparação e análise de uma empresa real. 

  1. Composição do Trabalho

        

Este trabalho de cunho teórico, composto por 3(três) artigos acadêmicos, que abrangem a sustentabilidade e toda temática que envolve os pilares que a sustentam que são (Sociais, Econômicos e Ambiental), compõe também nos artigos, questões de inovação de organização e o surgimento de um novo modelo de organização sustentável. Levanta essa base para confrontar com o desenvolvimento da Organização Petrolina, se de fato ela está engajada nos pilares e atuação sustentável.    

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A base do presente trabalho consiste em um levantamento para conhecimento sobre a Sustentabilidade nos novos tempos e nova economia, fazendo um comparativo com os modelos tradicionais, aplicado no desenvolvimento da organização Petrolina, demostrando como ela atua, evidenciando se desenvolve a sustentabilidade ou simplesmente máscara, por seu principal produto e ganho econômico, altera e modifica o meio ambiente por si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (750.3 Kb)   docx (747.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com