TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde publica

Por:   •  6/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA– FACAPE

GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

THAMYRES BARBOSA RAMOS

PROBLEMA NO DEFICIT DE MATERIAIS HOSPITALARES E MEDICAMENTOS NOS PRINCIPAIS POSTOS DE SAÚDE DE PETROLINA-PE

PETROLINA-PE

2014

THAMYRES BARBOSA RAMOS

PROBLEMA NO DEFICIT DE MATERIAL-EQUIPAMENTO-MEDICAMENTOS NOS PRINCIPAIS POSTOS DE SAÚDE DE PETROLINA-PE

Projeto apresentado ao Curso de Economia, como requisito de avaliação na disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientifica sob orientação do Professor José Claudemiro Vilaça.

PETROLINA-PE

2014

TEMA- Decadência da Saúde Pública nos Estados Brasileiros, com Ênfase em Petrolina-PE.

É observada pela sociedade a decadência da saúde pública em todos os estados brasileiros e o consequente sucateamento do SUS, assistido na mais completa inércia ao longo dos anos pelos sucessivos governos brasileiros. As condições das estruturas físicas das Unidades Básicas de Saúde e dos hospitais são lastimáveis, pois as mesmas se encontram sem manutenção preventiva e/ou corretiva, funcionando muitas vezes em prédios improvisados e inadequados, com instalações elétricas, sanitárias e hidráulicas precárias, pondo inclusive em risco de morte, aqueles que lá frequentam. Tal situação fere não só a dignidade do povo, mas também dos profissionais de saúde que são obrigados a conviverem diariamente com cenas tão fortes. A precariedade dessa situação fática leva ao retardo no diagnóstico de doenças e, consequentemente, uma piora em muitos prognósticos, podendo ocasionar em alguns casos, a própria morte, antes mesmo do atendimento (MADEIRO, 2013).

Segundo ARANHA (2004), O SUS surgiu com o objetivo de trazer vantagens como: a possibilidade de prever e controlar o montante das despesas e o potencial para a utilização de incentivos para melhorar a produtividade hospitalar, reduzir a incidência de exames de diagnósticos desnecessários, diminuir o período de permanência dos pacientes (em hospitais), visando uma melhor utilização dos leitos existentes, além dos ganhos de eficiência, tendo como referencial a Ética. Mas na prática, não é isso o que acontece.

DELIMITAÇÃO

- Decadência da saúde pública nos estados brasileiros;

- O SUS (Sistema Único de Saúde) e seus objetivos;

- Falta de material-equipamento-medicamentos nos principais postos de saúde de Petrolina-PE.

OBJETIVO

  • GERAL

Identificar os possíveis motivos e a percepção sobre o déficit do material- equipamento- medicamentos entre os públicos: Pacientes e Profissionais da saúde.

  • ESPECÍFICOS

Identificar a percepção sobre:

-A gestão de material;

-Desperdício de material- equipamento- medicamentos;

-Desperdício ou falta de recursos financeiros;

-Ausência de profissionais especializados;

-Público mais afetado na área da saúde.

JUSTIFICATIVA

Pode- se perceber que a área de saúde no Brasil tem sido apontada como uma das principais, senão a principal, deficiência no país e tem sofrido com a escassez de recursos, o SUS enfrenta um grande entrave orçamentário.

Com tantos benefícios que o SUS deveria trazer, nas últimas décadas tem havido uma preocupação crescente com as questões relacionadas aos cuidados com a saúde, devido à falta de: materiais hospitalares, medicamentos, profissionais especializados, leitos disponíveis, recursos financeiro suficientes para suprir a demanda por serviços médicos.

Escuta-se que os gastos com a saúde têm sido ampliados pelos governos estaduais, municipais e federais, mas não se sabe como está sendo administrado esse capital. Enquanto isso, proliferam as filas nos hospitais.

A saúde tem que ser prioridade para o governo federal, afinal, gente doente não vai pra lugar algum, não estuda, não trabalha, não desenvolve.

Em 2013 às vésperas da Copa das Confederações e em 2014 às vésperas da Copa do Mundo, os brasileiros foram às ruas reivindicar, dentre outras coisas, o direito a saúde. Levavam cartazes que pediam “hospitais padrão FIFA”, “O povo acordou”. A população não suporta mais tanto descaso e exige seus direitos, afinal, são cidadãos e pagam seus impostos, têm direito de usufruir da saúde de grande qualidade.

Existem postos de saúde em Petrolina-PE. que não tem condições físicas e nem financeira para atender os pacientes, faltam também profissionais especializados. Por isso é necessário identificar os possíveis motivos que trazem essa ineficiência da atenção básica e renovar essas redes primárias de atendimento ao paciente e não somente estas, mas as redes hospitalares de forma geral, no Brasil. Pois, essa deficiência na área da saúde pode causar problemas ainda maiores.

OBJETO

=> Problema

É importante descobrir o motivo da saúde está em declínio no Brasil, o porquê da falta de material-equipamento-medicamentos e profissionais especializados nos postos de saúde de Petrolina-PE. O porquê do SUS não está funcionando como proposto quando foi criado.

=> Hipótese

É necessária uma pesquisa mais ampla para se investigar se os possíveis motivos da saúde está em declínio são a gestão de materiais, se estão sendo desperdiçados ou se realmente existe a falta; se estão recebendo recursos financeiros o suficiente para manter os postos de saúde ou se o dinheiro está sendo mal administrado; se há a carência de profissionais da saúde especializados para o atendimento dos pacientes.

=> Variáveis

Identificação 

  1. Idade
  2. Profissão

Socioeconômico

  1. Escolaridade.
  2. Estado Civil.
  3. Orientação Sexual.
  4. Raça.
  5. Número de pessoas no núcleo familiar.
  6. Renda Familiar.

METODOLOGIA

O Estudo será exploratório-descritivo de abordagem qualitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com