TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segunda Guerra Mundial se inicia a era neoclássica que se estende até meados de 1970

Por:   •  18/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.472 Palavras (18 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


Mudanças econômicas acontecem, e também políticas e sociais influenciando diretamente as organizações, quanto a sua administração e comportamento.

A industrialização clássica é compreendida de 1900 a 1950. Caracterizou-se pelo surgimento dos países industrializados e amplitude que aconteciam o fenômeno da industrialização. Era predominante nas organizações o estabelecimento de regras e regulamentos internos a fim de disciplinar os funcionários.

Os cargos eram bem definidos os funcionários eram condicionados a trabalhos simples e repetitivos, privados de pensar para ganharem rapidez e exatidão na repetição dos movimentos, eram robotizados nas suas tarefas com ênfase na eficiência da produção e na rotina, a fim de que a produção cresça. Quanto à estrutura organizacional daquela época, era caracterizada pelo formato piramidal e centralizador, com diversos níveis hierárquicos e com o poder sempre no topo da pirâmide.

Essa época também pode ser conhecida como “administração cientifica”, uma vez que é substituído os métodos tradicionais pelos científicos para aumentar a produção, a produção era padronizada por método de tempo e movimentos, cronometrados era estipulado o tempo exato para que o trabalhador cumprisse sua tarefa. As tarefas eram robotizadas e o trabalhador passa a ser desqualificado pois só entendia de um segmento.

Logo após a Segunda Guerra Mundial se inicia a era neoclássica que se estende até meados de 1970. Nesta época o mundo muda de forma intensa e rápida, a industrialização era mantida em alta escala. As transações comerciais se tornavam cada vez mais intensas passavam da amplitude local para regional, e de regional para internacional, aguçando a competitividade entre empresas, que tinham como foco a inovação, alta qualidade e baixo custo.

Neste período a força motriz das empresas passa a ser a tecnologia industrial, possibilitando assim maior flexibilidade e eficiência. Começa a surgir novos competidores com fontes inovadoras de tecnologias de produção. Conforme influência do crescimento na economia na maioria dos países, ocorre um grande avanço na área de administração de pessoas. Em meados de 1960, a gestão das organizações era baseada em aspectos prescritivos e normativos. Neste período surge o “departamento pessoal” implantado por empresas que necessitam estabelecer métodos para escolher os melhores candidatos em um menor custo e maior produtividade.

O mercado de capitais passa a mudar de países em busca de novos investimentos, devido o crescente aumento da competitividade. A partir de agora por volta de 1990 as informações podem ser transmitidas em milésimos de segundos com o desenvolvimento da informática, tecnologia da informação que oferece condições básicas para o nascimento da globalização da economia.

O modelo matricial é insuficiente, as mudanças acontecem em velocidade constante e a estrutura organizacional precisa ser alterada, as equipes de trabalho passam a ser multifuncionais, cargos e funções passam a ser mais flexíveis e redefinidos.

Devido a demanda do mercado é necessário buscar profissionais polivalentes que consigam atuar em equipes inter e multidisciplinares, focando agora nas competências pré-definidas e na temporalidade. Todas essas equipes apresentam contribuições significativas como benefícios para a organização, no que se refere a responsabilidade, inovação conhecimento e criatividade.

A partir da Segunda Guerra Mundial, o mercado de trabalho desviou-se para um novo caminho do setor industrial para o de serviços. Nos últimos 20 anos, ocorre um aumento nas áreas conhecimento e de serviços de pouca qualificação.

Os cargos seguem por transformações que sugerem o desenvolvimento de competências, as contratações serão personalizadas em virtude da capacidade de interação e da habilidade do individuo em se comunicar de maneira adequada. A segurança de um longo período no emprego é incompatível com a flexibilidade requisitada pela competição.

A tendência para as próximas décadas é que os profissionais do conhecimento ocuparão mais de um terço da mão-de-obra e a aceleração da informatização intensifica a comunicação virtual. De forma irreversível e mundial devido a globalização, com o avanço da informática e tecnologia da comunicação o local de trabalho será alterado devido o modo como a informação é criada, armazenada e utilizada, os profissionais irão se atualizar na mesma velocidade em que evolui a tecnologia.

A formação do profissional se transforma agora de um simples treinamento para operação para o desenvolvimento de habilidades e competências. Logo surge o desafio de desenvolver as competências de forma estruturada e sistematizada, adotando programas de desenvolvimento e educação continuada, sustentados em planos de incentivo.  

2- OBJETIVOS

2.1 – Objetivo Geral

Abordar os subsistemas de Recursos Humanos e os temas emergentes apresentados no decorrer do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

2.2 - Objetivos específicos

  • Referenciar teoricamente os subsistemas de Recursos Humanos.
  • Revisar os principais conceitos abordados nas disciplinas do curso.
  • Discorrer sobre os Temas Emergentes abordados durante o curso.

3 – DESENVOLVIMENTO

3.1 – SUBSISTEMA DE PROVISÃO DE RH

3.1.1 – Planejamento de pessoal

Para que o planejamento ocorra da melhor forma, é necessário que ele seja criterioso, deve constar as necessidades da empresa para os cargos e a apresentação de novas pessoas a serem contratadas. Para que o planejamento seja melhor direcionado, é preciso algumas análises como:

  • Planos Organizacionais: planos estratégicos, planos e orçamentos das unidades, previsão de vendas, reorganizações internas;
  • Fatos Externos: cenário econômico, aspectos legais;
  • Rotação de Pessoal: pedidos de demissão, promoções, transferências, aposentadorias.

O planejamento almeja que a organização tenha as pessoas desenvolvendo as atividades com eficácia e eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com