TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Seleção; Saúde e Segurança No Trabalho; Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

NOME

Margarete Aparecida Marques dos Reis

RA

3117369526

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Gestão de Pessoas; Técnicas de

Administração de Pessoal; Técnicas de Recrutamento e

Seleção; Saúde e Segurança No Trabalho; Relações

Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Tutora EAD: Jaquelini Tonon Stefanello

RIBEIRÃO PRETO / SP

2017/1

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Disciplinas Norteadoras:

Gestão de Pessoas; Técnicas de

Administração de Pessoal; Técnicas de Recrutamento e

Seleção; Saúde e Segurança No Trabalho; Relações

Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Tutora EAD: Jaquelini Tonon Stefanello

Trabalho desenvolvido para o curso de Tecnologia de Recursos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional 2017/1, sob orientação da tutora EAD Jaquelini Tonon Stefanello

RIBEIRÃO PRETO / SP

2017/1

SUMÁRIO

Tópicos                                                                                       Pág.

1 Introdução        ...............................................................................04

2 Desenvolvimento......................................................................05

3 Passo 1.....................................................................................06

4 Passo 2.....................................................................................07

5 Plano de Ação...........................................................................08

6 Conclusão.................................................................................10

7 Bibliografia................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Este desafio tem o objetivo de abordar assuntos de fundamental importância  para o melhor funcionamento e  realização de uma análise do estágio atual da empresa de logísticas de modo a proporcionar-lhe a possibilidade de um diagnóstico de potencialidades e dificuldades na gestão das estratégias organizacionais e seu alinhamento com as práticas de gestão de pessoas.

Sr. Almeida é o sócio proprietário de uma grande empresa de logísticas. Em virtude de algumas dificuldades encontradas com o quadro de colaboradores, o Sr. Almeida procurou uma empresa especializada em Soluções em Gestão de Pessoas. Sr. Almeida é sócio proprietário de uma empresa de Logística, chamada VBS Logística Ltda.. Ele tem encontrado algumas barreiras na área de Recursos Humanos. Além disso, nos últimos dois anos houve um aumento de passivos trabalhistas na empresa. Embora o Sr. Almeida possua experiência de mais de 15 anos no segmento, e sempre com um bom desempenho, nos últimos anos, ocorreram algumas transformações no mercado de trabalho que o fizeram repensar na possibilidade de melhorias na empresa, no intuito de reconquistar o espaço que perdeu no mercado. Uma das grandes transformações que ocorreram foi em relação aos colaboradores. Entretanto, em virtude do Sr. Almeida não acompanhar as mudanças principalmente no que se refere Gestão de Pessoas, no decorrer dos anos, os colaboradores acabaram procurando outras oportunidades de trabalho. Outro motivo que maximizou o seu problema com seus colaboradores, foi a falta de uma estrutura de um setor de Recursos Humanos, bem como apoio de um departamento jurídico na empresa. Os clientes se queixam do atendimento, e muitos deles deixaram de contratar os seus serviços. Resumindo, o balanço é o seguinte: 20 pessoas já trabalharam com o Sr. Almeida. Ele sabe que precisa fazer mudanças e tomar decisões para retomar o espaço no mercado e obter lucro, só não consegue sem investimento em melhorias nos departamentos da empresa. Com o resultado desse cenário, e com o intuito de buscar soluções e melhorias no ambiente da empresa, o Sr. Almeida foi em busca de uma empresa especializada em Soluções em Gestão de Pessoas.

2. DESENVOLVIMENTO

Procurando adaptar-se à nova situação e obter o equilíbrio interno (avaliação dos cargos) e obtenção do equilíbrio externo (pesquisa de mercado). Ambos têm objetivo de atração e retenção de talentos, portanto se a empresa tiver um equilíbrio interno com toda sua política salarial bem definida e uma pesquisa do comparativo de mercado externamente bem sucedida provavelmente à empresa obterá sucesso na retenção e na atração de talentos. Para que não haja passivos trabalhistas devemos tomar como base a legislação trabalhista vigente. Para relatar todas as tarefas de forma organizada onde o receptor tenha o entendimento de todas as questões realizadas. Existem duas formas para descrever um cargo: descrição sumária, onde se resume as atividades do cargo; descrição detalhada, quando relata as tarefas realizadas pelo cargo, uma á uma, suas características, entre outros. Entre as razões e motivos de argumentação temos que evitar passivos trabalhistas, gerir plano de carreira e direcionar recrutamento, seleção e treinamento, criando regras para administrar os salários, dentre outros. Na alteração de função fazemos reclassificação do cargo, promoção vertical (promoção para um cargo maior), promoção horizontal (aumento de salário por merecimento, no mesmo cargo), fim do período de experiência.

O cargo estrutura-se em Nível Médio (Assistente); Nível Técnico (Técnico) e Nível Superior (Analista Administrativo). A partir do seu diagnóstico podemos elaborar uma adequada política de Remuneração:

- Política de benefícios onde oferece vantagem não monetária para alimentar a qualidade de vida de seus colaboradores;

- Remuneração fixa;

- Plano de participação de resultados;

- Plano de Cargos e Salários;

3. PASSO 01

Será necessário o levantamento minucioso de todos os possíveis problemas que estejam impedindo o crescimento da VBS Logística no mercado. Tais como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com