TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Jundiaí/SP

Curso de Tecnologia em Recursos Humanos

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas Norteadoras: GESTÃO DE PESSOAS; TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL; TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO; SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO; RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS.

Jundiaí

2018


DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas Norteadoras: GESTÃO DE PESSOAS; TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL; TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO; SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO; RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS.

Desafio Profissional apresentado ao curso de Gestão em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Educacional como requisito à obtenção de nota para aprovação das disciplinas de Gestão de Pessoas; Técnicas de Administração do Pessoal; Técnicas de Recrutamento e Seleção; Saúde e Segurança no Trabalho; Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Aplicado aos cursos de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos

Tutor à Distância:

Tutor Presencial:

Jundiaí

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                                                                        3

2 DESENVOLVIMENTO                                                                4

2.1 Levantamento de problemas encontrados na empresa                        4

2.2 Reestruturação dos departamentos                                                6

2.3 Procedimentos que serão adotados pela empresa                        10

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                        13

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                14


1 INTRODUÇÃO

 Este trabalho tem como objetivo reestruturar a empresa Catolog LTD, que se encontra com dificuldades na gestão organizacional. Foram adotadas medidas para que restaure o clima organizacional, conquiste novos clientes e valorize o capitão humano, juntamente com profissionais que contribuirão para que a empresa se restaure e tenha novas politicas e valores.


2 DESENVOLVIMENTO

O trabalho está segmentado em três etapas, cada uma delas envolve uma abordagem referente à situação atual da empresa e quais medidas devem ser tomadas. Primeiro foi feito o diagnóstico dos pontos fracos da empresa, envolvendo toda a questão da estrutura organizacional, após isso foi levantado todas as informações referentes aos colaboradores e seus direitos em relação a empresa e no cumprimento de tais diretrizes, e por final um plano de ação foi apresentado para sanar todos os déficits que a empresa possui, melhorando a questão da valorização do capital humano, segurança dos colaboradores  e algumas  práticas para que a empresa siga crescendo no mercado.

2.1 Levantamento de problemas encontrados na empresa

Após analisada a situação da empresa é possível notar algumas falhas na estrutura organizacional dela, foram listadas as mais relevantes:

  • Processo de contratação: não é adequado, pois não leva em conta a experiência e formação profissional dos avaliados muito menos se tal pretendente é compatível com o cargo em questão.

  •  A não valorização do capital humano: Na empresa Catalog os colaboradores por não se sentirem motivados e valorizados além de não permanecer na empresa por muito tempo, não se empenham como deveria e não trazem bons resultados.

  • Estrutura da empresa: A empresa não oferece um ambiente seguro e tranquilo para os colaboradores. Os equipamentos de segurança não são distribuídos de forma correta aos colaboradores, gerando desconforto e insegurança para aqueles que exercem atividades de maior risco, como por exemplo, o transporte de agentes biológicos.
  •  Equipamentos de segurança: Os EPI’s (equipamento de proteção individual) da empresa, não são distribuídos aos colaboradores de forma correta, muitos exercem suas funções sem a devida proteção, colando- se em risco. Além de ter que distribuir os equipamentos devidamente, a empresa deve sempre cumprir normas ligadas a segurança de seus colaboradores.
  •  Falta de organização no cumprimento de regras: O não cumprimento de leis trabalhistas, de regras de segurança, falta de comprometimento com a folha de pagamento dos colaboradores, são alguns exemplos da falta de organização que precisa urgentemente ser modificada.
  •  Falta departamento jurídico: Não há este departamento na empresa que é responsável por atuar diretamente com o setor de recursos humanos, seja em processos representando a empresa ou até mesmo de forma preventiva evitando qualquer problema futuro que a empresa possa ter no aspecto jurídico.
  • Falta de treinamento aos colaboradores: Portanto aqueles que lidam com os clientes necessitam de um treinamento especializado visando atende-los da melhor forma possível, esclarecendo qualquer dúvida, estando à disposição para eventuais acontecimentos, deixando o cliente satisfeito, ou com a sua duvida ou problema solucionado.
  • Falta de propagandas: Além da divulgação de seus produtos ou serviços, a empresa precisa investir em parcerias para que alcance mais pessoas, para obter novos clientes ou até mesmo pesquisas de mercado para saber exatamente o que, como e quando melhorar um determinado aspecto.
  • Falta de Softwares modernos de apoio: A empresa não conta com um programa moderno de Software, assim não pode ter um bom controle sobre algumas questões, além de dificultar as atividades do departamento, perder tempo e não ter um sistema único de informação.

2.2 Reestruturação dos departamentos

Depois de listados e verificados os problemas que a empresa enfrenta, foi descrito abaixo as funções necessárias para uma restruturação do departamento e suas respectivas atividades para a melhoria na gestão da empresa e em seu clima organizacional, bem como as mudanças necessárias para o cumprimento de normas de segurança, regra de leis trabalhistas e aplicação das mesmas. Conforme o site Sintracargas (2017) informa, a presente Convenção Coletiva de Trabalho e os pisos salariais pré-existentes para os empregados da categoria profissional das Empresas de Transportes, representando o valor pago aos mesmos, fica assim ajustados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (548.3 Kb)   docx (710.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com