TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Situação do Problema

Por:   •  29/10/2018  •  Resenha  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 4

Situação Problema

• "Aquele foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos; aquela foi a idade da sabedoria, foi a idade da insensatez, foi a época da crença, foi a época da descrença, foi a estação da Luz, a estação das trevas, a primavera da esperança, o inverno do desespero; tínhamos tudo diante de nós, tínhamos nada diante de nós, íamos todos direto para o Paraíso, íamos todos direto no sentido contrário..." (Charles Dickens – Um Conto de Duas Cidades, publicado em 1859).

O fragmento do texto de Charles Dickens apresenta uma série de contradições. Sem intenção de ser um revolucionário ao descrever os problemas sociais e políticos da época, ele narra, a partir de histórias, sua percepção diante dos fatos, propondo uma reflexão mediada pela história.

Relacione o trecho de Dickens com as imagens apresentadas considerando os seguintes aspectos:

1. Descreva os avanços e as dicotomias gerados a partir do progresso tecnológico e da globalização financeira.

Alguns avanços gerados a partir do progresso tecnológico e globalização financeira:

• Investimento em tecnologia de transportes interoceânicos reduziram custos e ampliaram o mercado global;

• A revolução da informática e das telecomunicações reduziram os custos das transações em escala global tornando as operações financeiras mais baratas;

• O contato dos países com a tecnologia disponível no mercado internacional, permitiu a sua indústria produzir bens cada vez mais eficientes com menor custo e maior qualidade tornando-os mais competitivos no mercado internacional.

Entretanto, os avanços do progresso tecnológico e da globalização financeira não beneficiam a todos de maneira igualitária. Uns ganham muito, outros ganham menos, outros perdem.

• A mão-de-obra menos qualificada ou a automatização dos setores industriais, devido ao avanço tecnológico provocam redução do salário ou desemprego;

• Os movimentos de capitais especulativos, podem trazer consequências prejudicas em várias outras partes do mundo, provocando um colapso total dos sistemas de especulação em todo o planeta, ampliando taxas de desemprego e de dívidas públicas;

• E por fim, se tratando das questões ambientais, o intenso consumismo descontrolado poderá provocar degradação ambiental, progressiva aceleração do processo de poluição do ar, das águas e dos meios produtivos, como o solo.

2. Analise o papel dos organismos multilaterais para a inserção dos países menos desenvolvidos no mercado mundial. Exemplifique.

Os organismos multilaterais são constituídos por diversos países com a finalidade de promover maior integração entre os mercados, o desenvolvimento econômico e o bem-estar dos países em desenvolvimento. Através de regras, os organismos multilaterais regulam o mercado internacional e estimulam o intercâmbio entre as nações. A OMC é um órgão multilateral criado na esfera das Nações Unidas (ONU), que, em termos gerais, busca administrar os conflitos comerciais entre os países-membros, especialmente buscando coibir práticas desleais como o dumping e negociar a liberação comercial. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Indústria e Comércio, a existência da OMC é de vital importância para países em desenvolvimento como o Brasil, que dependem de um sistema de normas para defender seus interesses. Através do Sistema de Solução de Controvérsias da OMC o Brasil já obteve vitórias como no caso do painel de gasolina contra os Estados Unidos, e os mais recentes painéis de açúcar contra a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com