TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Socialização - Construção de identidades sociais e profissionais

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.665 Palavras (11 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 11

DUBAR (Claude). - Socialização. Construção de identidades sociais e profissionais. - Paris: Armand Colin, 1991. - 278 p. - (Coll U. Sociologia.).

Dubar, neste último trabalho, está a expandir a sua reflexão sobre a aprendizagem ao longo da vida (1) a considerá-la uma instância de socialização no processo de constituição, comparável, embora de natureza diferente, o universo da família, da escola , de trabalho. Em tempos de grande crise econômica, marcada pelo desemprego, -technologiques e trabalho de mudança social e incerteza sobre o futuro, a aprendizagem ao longo da vida contribui para a reorganização, a desintegração ou a construção de identidades profissionais e notícias social.

Para realizar esta análise, Dubar faz uma leitura crítica de textos básicos sobre os processos de socialização e identidade e oferece aos seus leitores informados e menos informados, questionou um panorama das abordagens sociológicas a socialização.

Confrontado com este livro denso, rico, a ênfase aqui, depois de uma apresentação do livro, para construir modelo teórico da identidade proposta por Dubar e sua implementação empírica no campo da educação continuada. observações finais dizem respeito às inevitáveis limitações da actividade desenvolvida pelo autor.

Guidebook.organization

Na primeira parte, socialização e construção social da identidade, Dubar sucessivamente analisa a socialização da criança na psicologia de Piaget e suas extensões sociológicas (Capítulo I.); socialização em antropologia cultural e funcionalismo (Capítulo II.); socialização como incorporação de habitus (cap. III) e socialização como construção social da realidade (cap. IV). As realizações destes leituras críticas são reorganizadas no Capítulo V, que Dubar propõe elementos de uma teoria sociológica operatória de identidade.

Na segunda parte, dedicada ao trabalho de socialização profissional, o autor restringe seu escopo e análise sucessivamente diferentes abordagens:; (. Capítulo VI) "Ocupações em socialização profissional" "Profissão, organizações profissionais e relacionamentos" (Capítulo VII.); "Ocupações mercados de trabalho" (Cap. VIII).

A terceira parte do livro reflete essencialmente levou a pesquisa coletiva recente

pelo autor (2) e tem quatro dinâmicas de identidade:

- "Modelo do processo de retirada de exclusão: o funcionamento estável de identidade ameaçada"

- "Para o trabalhador qualificado na nova profissional: a identidade bloqueada"

- "Modelo" carreirista "o processo de mobilização: a acusação de promoção interna de identidade"

- "Modelo" afinidade "no processo de conversão: a identidade autônoma e incerto."

Por opção, para iluminar o jogador pesquisador e / ou profissional da educação de adultos, preferência por este relatório Parte I e no Capítulo IX é a construção do modelo teórico e luzes fornecidos no processo de exclusão.

Socialização e identidade dinâmica: a base de um modelo teórico

Dubar aborda dois problemas-chave da análise sociológica:

Como podemos explicar a mudança social onde indivíduos e grupos são ambos "ato", "agentes" e "atores", escapando sem rejeitá-las, as teorias culturalistas postulando uma determinação biográfica estrita (em peso concedido a socialização primária ou habitus), as teorias estruturalistas postulando uma determinação externa estrita (pelo peso dado a restrições estruturais e institucionais) e, finalmente, para as teses que articulam estreitamente esta determinação dupla?

Como conta do processo sociologicamente individualização - e, portanto, a socialização - que implicam a consideração conjunta de determinações objetivas, externa, construção de individualidade e processo subjetivo de internalização, mas também externalização, para perguntar que as identidades sociais, individuais e colectivos, o resultado de mundos sociais que eles também contribuem para produzir?

Para construir os elementos teóricos de análise da dinâmica de identidade, Claude Dubar representar Em primeiro lugar, a partir de Hegel e Jurgen Habermas, a premissa da dualidade do social. Jurgen Habermas, favorecendo um texto início de Hegel (Philosophy of Mind Jena) aponta que a teoria dos três mundos (subjetiva e objetiva, social) é "a matriz de um problema operacional do processo de socialização concebido como externalização o subjetivo eo

internalização do objectivo na constituição do mundo social. Socialização é não definido como individualização do recém-nascido e como a construção do mundo social ". (P. 84).

Esta abordagem distingue e separa a dialética do trabalho (mundo objetivo, a atividade instrumental) e que de interação (mundo social, comunicacional nelle atividade) situar como a mediação, a dialética da representação (actividade mundo subjetivo de representação s sendo levada a cabo em e por a língua). Assim, para Habermas, "reduzir" vida mundos-"e processos de identidade em um aspecto ou produtos" sistemas "é para suprimir a questão da socialização e, assim, remover qualquer autonomia para as ciências sociais" (p. 90) .

O fundamento filosófico da dualidade social é, em seguida, sociologicamente apoiada pela chamada para a distinção de Weber entre a "socialização da comunidade" (Vergemeinschaflung) e "societária socialização" (Vergesellshaflung) eo trabalho de GH Mead (1934), que foi o primeiro a "consistentemente descritos e discutidos socialização como a construção de uma identidade social e interação" (p. 97). Esta referência a Mead, em seguida, permite ao centro do processo de relações de socialização, interação, "ação comunicativa" e da comunidade.

A ruptura com a unidade social que estão sendo consumidos, as principais interações Ser assertivo, manteve-se para tratar determinações biográficos e "mundos viveu" como um sociológicos objetos de investigação.

O trabalho de Berger e Luckman (A construção social da realidade, 1966), as referências a Merton (socialização precoce) apoiar a visão de que a socialização secundária, especializada, pode estar fora com a socialização primária (família, escola). Portanto, uma socialização secundária pode certamente levar a reprodução social das identidades adquiridas, mas também para conversões ou, no caso de exclusão, de de-estruturação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com