TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lobato In Bravo: Diante Das Desigualdades Sociais Que Ainda Presenciamos Em Nosso País, Que Tem Tido Crescimento Acelerado Da População Idosa, Precisamos Unir Esforços Com Outros Profissionais Que Tenham Compromisso Com A Causa Do Idoso, No Desenvo

Trabalho Universitário: Lobato In Bravo: Diante Das Desigualdades Sociais Que Ainda Presenciamos Em Nosso País, Que Tem Tido Crescimento Acelerado Da População Idosa, Precisamos Unir Esforços Com Outros Profissionais Que Tenham Compromisso Com A Causa Do Idoso, No Desenvo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  1.057 Visualizações

Página 1 de 3

O texto nos monstra a interversão dos assistentes sociais com as famílias. A ação dos assistentes sociais continua sendo considerada muito aquém das exigências que lhes estão sendo colocadas. Estas exigências estão relacionadas à necessidade de consolidação do atual projeto ético-político da profissão. Da “indiferenciação” das ações profissionais e a complexidade das mesmas,que possa vir a ser um instrumento para o debate do trabalho com famílias, no contexto do Serviço Social.

Orientação pode significar tanto uma informação a respeito do funcionamento do serviço, como a realização de uma série de entrevistas com a finalidade de apoiar uma família num momento crítico de sua vida

Afirmações semelhantes foram apontadas por outras análises da prática profissional.Gentilli (1998), ao analisar a questão da identidade e do processo de trabalho no Serviço Social, afirma que, no discurso dos assistentes sociais, existe uma indiscriminação generalizada dos instrumentos, metodologias e atividades profissionais

No complexo judiciário, a recorrência ao esquema educativo, apoiado em teorias sociológicas, psicológicas, psiquiátricas não explicitadas, tem conduzido à reafirmação dos princípios do judiciário no processo de regulação da violência na esfera privada. Um exemplo disso pode ser verificado em relação à concepção de família.

Como assinala Vasconcelos (2000), o Serviço Social brasileiro tem apresentado

dificuldades para apropriar-se da temática da subjetividade.

Como afirma Guerra (2000), é necessário resgatar a dimensão emancipatória da instrumentalidade do exercício profissional, pois é através dela que a profissão poderá superar o seu caráter eminentemente operativo e manipulatório dado pela condição histórica do surgimento da profissão.

A produção teórica do Serviço Social em torno de sua operatividade tem secaracterizada pela escassez, quando comparada às produções relacionadas às análises da profissão, ao debate dos direitos sociais e das políticas sociais de forma geral.

Esta postura, ao privilegiar a sua adesão às transformações estruturais, à discussão da garantia dos direitos e à luta pelo acesso aos serviços, não tem abordado em profundidade o conjunto de conhecimentos específicos que circundam o fazer profissional e que qualificam as ações dos assistentes sociais.

Ao contrário, se faz no seu próprio trajeto e,esta construção depende não só do assistente social, mas também dos outros atores envolvidos, especialmente do usuário.Além dos saberes estruturados, suas ações implicam tecnologia de relações, de encontros de subjetividades. Nessa perspectiva, as tecnologias referentes ao trabalho em saúde são classificadas em dura (caso de equipamentos tecnológicos, normas, estrutura organizacional), levedura (caso de saberes bem estruturados que operam no processo de trabalho em saúde,como a clínica médica, a clínica psicanalítica, o taylorismo, fayolismo, epidemiologia) e leve (caso das tecnologias de relações do tipo produção de vínculos, autonomização, acolhimento, gestão como uma forma de governar processos de trabalho) (Merhy e Chakkour, 1997; Merhy, 1999).

As ações socioeducativas estão relacionadas àquelas que, através da informação, da reflexão, ou mesmo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com