TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia

Por:   •  18/6/2019  •  Seminário  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

                                [pic 1]

De uns anos para cá, quando queremos pensar nas transformações que vem ocorrendo no mundo e as que mais afeta a ida das pessoas, temos de pensar necessariamente no surgimento da internet. Como a poderosa rede de comunicação que é, ela conseguiu colocar em contato pessoas de todo o mundo.

 Todos sabem também que, desde o início dos tem, a informação, ou a capacidade de transmitir ideias, este no centro daquilo que se considera como o grande patrimônio da humanidade sua herança cultural. Afinal, ela é a responsável por tudo o que somos. Sem conhecimento do passado não conseguimos construir o presente nem imaginar o futuro  

As sociedades humanas, por sua vez, que vivem das relações entre pessoas grupos e instituições, apoiam-se nessa capacidade de acumulação de conhecimento e transmitidos de geração em geração para promover sua auto evolução. Que se dá em ritmo variável ao longo da história.

Na realidade, a narrativa do conhecimento humano revela que trajetória está marcada por momentos de acomodação, em que sua evolução se torna mais lenta, e por momentos de grande aceleração, quando grandes conquistas da mente humana se metalizam e impulsionam o desenvolvimento.

Nesse aspecto, podemos dizer que foram saltos evolutivos alguns acontecimentos que distinguiram a nossa espécie. Entre eles temos de nos lembrar da aquisição da linguagem, da invenção da escrita, da criação dos tipos moveis permitiram a disseminação da informação em escala até então imaginável. Acrescente-se a esse fato a proliferação dos órgãos formadores de opinião como jornais, rádio e a televisão, que integram os chamados meios de comunicação da massa e já temos um quadro bem próximo do que conhecemos em nosso dias.

Ao longo da história humana, as invenções tecnológicas produziram amplas mudanças na sociedade. A tecnologia é parte da cultura de uma sociedade e pode ser definida como o conhecimento e as ferramentas utilizadas para manipular meio físico com o propósito de atingir determinados fins.

Toda sociedade humana deteve alguns tipos de tecnologia que contribuiu para sua manutenção. Pode ter sido um pedaço de osso utilizado como instrumento cortante, uma lasca de pedra de determinado tipo que ajudou a produzir o fogo; uma vara utilizada para abrir buraco no chão destinados ao plantio etc. Até os mais simples instrumentos tornaram (E EM MUITOS CASOS AINDA TORNAM) possível subsistência de sociedades humanas.

Muitos povos antigos utilizam tecnologias que até hoje são desconhecidas. A construção de pirâmides tanto as do Egito quando as que foram erguidas pelos povos no atual México ou Guatemala ainda é motivo de intenso debate entre os cientistas. Assim também como a execução e transporte das gigantescas estatuas encontrada na Ilha de Pascoa. As construções dos Incas, no Peru, eram feitas com o encaixe perfeito de pedras enormes fato até agora não explicado em todo a sua complexidade.

A moderna tecnologia se desenvolveu a partir da industrialização que, com vimos, teve inicio na Inglaterra no século XVIII. Posteriormente, no século XIX, espalhou-se pela resto da Europa e Estados Unidos. A tecnologia moderna difere das anteriores por ser cientifica, ou seja ela desenvolve por meio da aplicação de métodos especiais de obtenção e uso de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com