TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.296 Palavras (10 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Faculdade Anhanguera do Rio Grande

Curso: Administração

Disciplina: Ciências Sociais

Jaqueline de Oliveira Fernandes        RA: 6788434119

Thaís Silva de Oliveira                       RA: 6953489061

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Professor EAD: Cláudia Benedetti

Tutor de Ensino a Distância EAD e Presencial: Roselaine Trevisol Dutra

RIO GRANDE /RS

2013

[pic 2]

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Atividade prática supervisionada da disciplina de Ciências Sociais no curso de  Administração  da Faculdade Anhanguera Educacional, como requisito complementar à avaliação do bimestre sob a orientação do tutor presencial Roselaine Trevisol Dutra .

Professor EAD: Cláudia Benedetti

Tutor de Ensino a Distância EAD e Presencial: Roselaine Trevisol Dutra

RIO GRANDE /RS

2013

SUMÁRIO

OS SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE COM BASE NO ARTIGO “A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE”.        

REFLEXÃO DO GRUPO SOBRE A REALIDADE DA VIDA COTIDIANA E SUA EXISTÊNCIA NOS DIVERSOS SEGMENTOS SOCIAIS BASEADO NA LEITURA SOLICITADA.        

RELATÓRIO DO FILME A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAISO E RESPOSTA A PERGUNTA: QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL?        

DESIGUALDADES SOCIAIS        

REFLEXÃO SOBRE OS PROBLEMAS DA EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE SEGUNDO O DOCUMENTÁRIO: PAJERAMA        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


OS SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE COM BASE NO ARTIGO “A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE”.

Cultura significa cultivar, o termo vem do latim COLERE. Podemos entendê-la rapidamente, como a conduta e os costumes de um povo. Genericamente é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem, não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade. Em uma concepção tradicional, cultura é a reunião de conhecimentos e saberes acumulados pela humanidade no decorrer de seus milênios de anos de história.

A principal característica da cultura é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

De acordo com o entendimento do grupo, cultura é o conjunto de formas e expressões que caracterizarão no tempo uma sociedade determinada. Pelo conjunto de formas e expressões, entende-se e inclui os costumes, crenças, práticas comuns, regras, normas, códigos, vestimentas, religiões, rituais e maneiras de ser que predominam na maioria das pessoas que a integram.

Indivíduo é um termo com origem no latim individŭus e que se refere àquilo que não pode ser dividido. Trata-se, por conseguinte, de uma unidade independente (relativamente a outras unidades) ou de uma unidade elementar (relativamente a um sistema maior).

É o conjunto de atributos que constituem a originalidade, a unicidade de uma criatura, e que a distinguem de outras tantas. Um ser único e individual que quando se agrupa a outros indivíduos, forma a sociedade.

Analisando a palavra em si, indivíduo, significa, pessoa livre, autônoma, consciente do seu “status” e do seu “papel”, integra-se naturalmente no corpo social, onde busca realizar-se, tendo consciência dos seus direitos e também de seus deveres. Um indivíduo é um, face a uma pluralidade (muitos indivíduos).

Sociedade vem do latim: societas, que significa "associação amistosa com outros" é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. É um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo.

A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas, é uma comunidade interdependente.

O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

REFLEXÃO DO GRUPO SOBRE A REALIDADE DA VIDA COTIDIANA E SUA EXISTÊNCIA NOS DIVERSOS SEGMENTOS SOCIAIS BASEADO NA LEITURA SOLICITADA.

O ponto inicial dessa reflexão é a interiorização, que é a compreensão dos nossos semelhantes e a percepção do mundo segundo uma visão significativa e social. Estar em sociedade significa fazer parte dela, pois o indivíduo não nasce um ser social, mas se torna um.

Uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos em conjunto. Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade. Mas, igualmente, nenhuma sociedade existe sem cultura. Sem cultura, não seríamos de modo algum o que somos na íntegra, ou seja, seres humanizados, no sentido de exercermos em sociedade o que aprendemos culturalmente. Não teríamos uma língua em que nos expressássemos, nem o sentido da autoconsciência, e a nossa capacidade de pensar ou raciocinar seria severamente limitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (537.1 Kb)   docx (545.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com