TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A "Sociologia, Educação e Desencantamento

Por:   •  14/7/2023  •  Exam  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 2

A obra "Sociologia, Educação e Desencantamento" de Alberto Tosi Rodrigues aborda de forma crítica a relação entre a sociologia e a educação, explorando o conceito de desencantamento e suas implicações na sociedade contemporânea. O autor apresenta uma análise profunda e reflexiva sobre como a modernidade e a racionalidade têm impactado a educação, destacando os desafios e dilemas que surgem nesse contexto.

Uma das principais contribuições do livro é a maneira como o autor relaciona a sociologia com a educação, evidenciando como as transformações sociais influenciam a forma como a educação é concebida e praticada. Ele destaca que a racionalização da sociedade, caracterizada pelo avanço da ciência, tecnologia e burocracia, tem um efeito desencantador na educação, tornando-a mais instrumental e distante dos valores humanos e éticos.

Rodrigues argumenta que a educação, que deveria ser um espaço de formação integral e de desenvolvimento humano, muitas vezes se restringe a uma lógica de mercado e de preparação para o mundo do trabalho. Ele critica a ênfase excessiva na utilidade e na eficiência em detrimento de uma formação crítica e reflexiva. O autor questiona a predominância de uma visão técnica e pragmática da educação, que desconsidera a dimensão social e política do processo educativo.

Além disso, o autor discute a influência do desencantamento na formação dos indivíduos, ressaltando como a sociedade contemporânea tem levado ao enfraquecimento do sentido de pertencimento, solidariedade e comprometimento com o bem comum. Ele enfatiza a importância de uma educação que promova a reflexão crítica, a consciência social e a busca por uma sociedade mais justa e igualitária.

No entanto, embora o livro aborde questões pertinentes e ofereça insights relevantes sobre a relação entre sociologia, educação e desencantamento, é importante ressaltar que a obra poderia se beneficiar de uma análise mais aprofundada dos aspectos práticos e das possíveis soluções para os desafios apresentados. Além disso, algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com