TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia das Organizações

Por:   •  27/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Aluno:        

Polo:        Turma:                                                                

Apresente suas respostas neste mesmo arquivo.

UA4-Q01  (1,5 pontos)

Segundo DIAS (2008), o que veio a ser o modelo Toyotista? Quais as diferenças existentes entre os modelos de fabricação Fordista e Toyotista?

(Pesquisar na UA4, o capitulo 3, pags 6-7)

UA5-Q02  (1,5 pontos)

As relações de trabalho são relações sociais entre atores antagônicos, mas complementares, dentro do processo produtivo. Trata-se da interação existente entre os representantes do Capital e os representantes do Trabalho. As relações de trabalho são mediadas por várias forças que influenciam ou determinam os padrões organizacionais. Há quatro esferas de ação que se destacam: âmbito do Governo; âmbito da gestão e da Tecnologia; âmbito da gestão de pessoas; âmbito da cultura organizacional. Dentro desse enfoque, qual é o papel do governo e através de quais mecanismos influencia as relações de trabalho? Dê exemplos.

(Pesquisar na UA5, capítulo 1, item 1.1, pag 4)

UA6-Q03  (1,5 pontos)

Compreender as definições, conceitos e elementos da cultura organizacional é algo de grande importância para o gestor. Semelhante a cultura de uma nação, as organizações terão um conjunto de elementos culturais que influenciam as pessoas que nela trabalham. Dentro deste contexto, defina Cultura Organizacional e como é formada a cultura de uma empresa?

(Pesquisar na UA06, capítulos 2 e 3, pags 5-7)

UA7-Q04  (1,5 pontos)

Cultura Organizacional é o sistema de valores e crenças que são compartilhados pelos membros da organização e que interage com os trabalhadores, com a estrutura, com os processos, em especial o decisório e o de controle, produzindo normas de comportamento. Dentro desta perspectiva, em que condições as crenças e valores se tornam coletivas?  

(Pesquisar UA07, capítulo 1, pagina 5)

UA4-Q05  (1,0 ponto)

A produção em massa do modelo fordista será gradativamente substituída por uma nova forma de produção proposta pelo modelo Toyotista, que não representa a total negação, mas uma evolução ou aprimoramento do fordismo. O toyotismo corrige alguns excessos e algumas distorções do modelo fordista. Dentro deste contexto, são características do modelo de fabricação Toyotista:

(Pesquisar na UA4, Capítulo 3, pags 6-7):

 (  )

a)

Trabalho monofuncional.

(  )

b)

Concentração em grandes fábricas

(  )

c)

Pouca dependência de fornecedores externos lho.

(  )

d)

Alto custo de estocagem

(  )

e)

Aumento da complexidade dos postos de trabalho, qualidade como filosofia.

UA6-Q06  (1,0 ponto)

A cultura organizacional forma um conjunto de soluções que oferecem a organização condições de sobreviver e crescer. Segundo o sociólogo DIAS (2008), existem diversos elementos que compõem e expressam a cultura organizacional de uma organização. Dentro deste contexto, a manifestação da cultura organizacional através dos modos de agir, de proceder, de vestir, de falar, reproduzidos de forma inconsciente pelos trabalhadores são:

(Pesquisar na UA6, capítulo 4, tabela 1, pags 8-9)

 (  )

a)

Condutas e hábitos

(  )

b)

Mitos e estórias.

(  )

c)

Tabus existentes

(  )

d)

Normas e costumes

(  )

e)

Elementos materiais

UA6-Q07  (1,0 ponto)

O Clima Organizacional é a percepção coletiva do ambiente de trabalho. Essa percepção é resultante da reação da confrontação dos valores e crenças de cada membro da organização com a realidade cotidiana vivida no local de trabalho. Dentro deste contexto, podemos afirmar que o clima organizacional de uma empresa:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com