TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia das Organizações

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

"Sociologia das Organizações - Trabalho III"

TRABALHO SOBRE A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM

Tomando como base os capítulos sobre Émile Durkheim dos livros “Um Toque de Clássicos” e “História das Ideias Sociológicas”, responda às seguintes questões:

  1. Qual a importância de Émile Durkheim para a formação de uma área específica do conhecimento dedicada ao estudo e à compreensão dos fenômenos sociais?

Émile Durkheim é o fundador da Escola Francesa de Sociologia. Em relação ao estudo de fenômenos sociais, tinha como preocupação a aplicação de um método dotado de cientificada, para, assim, tornar a Sociologia uma ciência empírica e objetiva, distinta de qualquer outra já existente. Durkein tomou como ponto de partida o homem, e buscou explicar as formas de compreensão aplicando o homem ao conhecimento do reino social. Por se tratar de uma ciência que buscava a parte para compreender o todo, usava a psicologia para analisar o homem enquanto membro da sociedade.

Durkeim buscou estabelecer para a sociologia fundamentos que dotassem de realidade os fenômenos sociais, criando assim a sociologia como uma ciência autônoma e distinta, não anexada a nenhuma outra.

Também foi o primeiro professor universitário dessa disciplina.

  1. Analise e explique o método de estudo (a maneira de construir conhecimento) desenvolvido por Durkheim.

Para Durkeim são as representações coletivas que constroem a vida social, utilizando a sociedade como base da construção da vida social e as representações como produto da relação desses indivíduos combinados. Sendo assim, Durkeim estabelece regras que os sociólogos devem seguir na observação desses fatos sociais, como considerá-los como coisas, afastando as prenoções, definindo previamente os fenômenos a partir dos caracteres exteriores que lhes são comuns, e considera-los da maneira mais objetiva possível. Pregando que o sociólogo deve ter a atitude mental e o comportamento diante dos fatos igualmente ao de outros cientistas.

  1. A noção de “fato social” tem importância metodológica para os estudos de Durkheim. Explique essa importância.

Um método de pesquisa é o procedimento pelo qual se observa cientificamente um objeto. Durkeim delimitou o objeto de pesquisa e definiu os fatos sociais como característicos a circunstância de tais fatos existirem fora da consciência de cada membro da sociedade, com características que consistem na maneira de agir, pensar e sentir, exteriores ao indivíduo. A esses fatos foi dada a qualificação de sociais.

Durkeim observou que um fenômeno somente pode ser social se for geral, ou seja, estar em cada parte porque está no todo, e não o contrário. Sua importância foi delimitar o objeto de estudo da sociologia, tendo como fatos sócias as maneiras de fazer algo, como se portar ou pensar, estando no exterior das consciências individuais e que tenham origem coletiva.

“É fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, (...) que é geral na extensão de uma sociedade dada, e, ao mesmo tempo, possui existência própria, independente de suas manifestações individuais.” (Durkheim).

  1. O que é “consciência coletiva” nas análises de Durkheim?

É a força coletiva exercida sobre um indivíduo que o faz agir e viver de acordo com as normas da sociedade a qual está inserido. Para Durkeim, a consciência coletiva é um conjunto de crenças e sentimentos comuns a média da população (sociedade) formando um sistema com vida própria. É um sistema existente fora do indivíduo mas que exerce influência em seu comportamento e crenças, baseado no comportamento e crenças de um grupo (coletivo; sociedade)

  1. De acordo com Durkheim, o indivíduo é livre?

Sim. Segundo Durkheim, o indivíduo possuía duas consciências. A coletiva imposta pela sociedade, que determinava limites, direitos e deveres de cada um, e a consciência individual, desimpedida de qualquer norma ou restrição. Dessa forma, o indivíduo é livre para fazer o que lhe convém, apesar de estar submetido a sanções da consciência coletiva.

  1. Defina os conceitos de “solidariedade orgânica” e “solidariedade mecânica” destacando a importância da divisão do trabalho social.

A solidariedade é constituída por laços que unem os membros entrei si e ao próprio grupo.

Na solidariedade mecânica o indivíduo não se pertence, ligando diretamente o indivíduo a sociedade sem nenhum intermediário. É constituído por um conjunto organizado de crenças e sentimentos comuns a todos membros do grupo, nela não há características que diferenciam um dos outros membros da sociedade. Suas consciências se assemelham, a solidariedade entre eles deve-se às similitudes que compartilham. A propriedade de bens não pode ser individual, vindo só a acontecer quando o individuo desliga-se e distingue-se da massa. É formada por uma massa absolutamente homogênea.

A divisão do trabalho social tem importância ao ponto que gera desenvolvimento e integração entre os indivíduos de uma sociedade, tornando-os diferentes porém sistematicamente unidos.

  1. Analise os conceitos de “moral” e “anomia”, e sua importância para o funcionamento das sociedades na análise de Durkheim.

“Moral (...) é tudo o que é fonte de solidariedade, tudo o que força o indivíduo a contar com seu próximo, a regular seus movimentos com base em outra coisa que não os impulsos de seu egoísmo”

Enquanto anomia foi o nome dado por Durkheim ao enfraquecimento das normas numa sociedade, sendo considerada uma desorganização que enfraquece a integração dos indivíduos que não tem conhecimento de quais normas seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com