TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Empresarial

Por:   •  30/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 8



JULIANA TEIXEIRA BREGOLATO[pic 2][pic 3][pic 1]

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL:

Para pequenas e médias empresas brasileiras

Assis
2011

JULIANA TEIXEIRA BREGOLATO

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL:
Para pequenas e médias empresas brasileiras

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Administração do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis – IMESA e a Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, como requisito a obtenção do Certificado de Conclusão.  
Orientando: Juliana Teixeira Bregolato
Orientador: Prof. Ms. Adm. João Carlos da Silva

Assis

  SUMÁRIO

1. Contextualização....................................................................................................01
2. Problematização....................................................................................................01
3. Formulação da Hipótese........................................................................................02
4. Objetivos................................................................................................................02
4.1 Objetivo Geral......................................................................................................02
4.2 Objetivo Específico..............................................................................................02
5. Relevância ou justificativa.....................................................................................03
6. Revisão da Literatura............................................................................................03
7. Metodologia...........................................................................................................07
8. Cronograma Físico................................................................................................07
9.Referências............................................................................................................08

(Obs: Precisa formatar o trabalho dentro das normas, principalmente as citações)

1. Contextualização

Na década de 20 o tema sustentabilidade tem gerado bastante euforia nas organizações e também na comunidade em geral.

Tem sido divulgado na mídia constantemente os diversos tipos de problemas que todos nós e nossas futuras gerações deveremos enfrentar, como grandes períodos de seca, precipitações de chuva fora de época, aumento do nível do mar, a falta de aterros para o lixo, isto só no Brasil, sem contar em outras partes do mundo, onde, em alguns casos, a presença do ser humano será cada vez menor.

Portanto, as organizações atuais se preparam para um futuro cada vez mais incerto, em um cenário de difíceis saídas e decisões.

Atualmente as empresas buscam alternativas diversas para enfrentar as mudanças, tanto internas com externas e se adaptar as novas regras e leis.

Nesse contexto, tem-se aprofundado o debate sobre qual é o melhor método para substituir produtos e embalagens que agridem o meio ambiente. Em outras palavras, discutem-se a forma mais econômica de se implantar esses benefícios, sem ter que repassar os custos para o consumidor final.

Essa discussão, além de focar diversas áreas da organização, aborda também as políticas de sustentabilidade.

O objetivo no decorrer do trabalho é buscar por meio do referencial bibliográfico soluções para cada problema encontrado.

2. Problematização

Pequenas e médias empresas brasileiras investem cada vez mais em sustentabilidade?

A visão sustentável beneficia as pequenas e médias empresa em que?

Como a pequena e média empresa pode investir em projetos socioambientais?

3. Formulação da Hipótese

A hipótese levantada é de que o melhor método é a conscientização das pessoas e das empresas envolvidas por meio de projetos.

Os números reforçam uma tendência mundial, nenhuma organização garantirá sustentabilidade se não houver investimentos em projetos socioambientais.

Portanto, a sustentabilidade empresarial é um conceito de extrema importância e que deve ser difundido no mercado empresarial como um todo, ela deve sair do papel e ser colocada em prática, deve ser encarada como uma necessidade real e premente para todos os portes de empresa, é uma condição básica para que qualquer empreendimento tenha sucesso.

A hipótese levantada e de que após o lançamento de uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) as empresas de pequeno e médio porte aplicaram recursos em projetos socioambientais.

Outra hipótese é que a visão sustentável beneficia a empresa não só na compra de crédito para o financiamento de projetos, mas também por fortalecer suas estruturas no mercado.

4. Objetivos:

4.1 Objetivos gerais
O presente trabalho tem como objetivo, observar e analisar o processo de implantação da sustentabilidade para pequenas e médias empresas brasileiras.

4.2 Objetivos específicos

  • Identificar e analisar a fundamentação teórica para a questão de leis que incentivem as empresas que trabalham em prol do meio-ambiente.
  • Analisar estatisticamente dados sobre a evolução da sustentabilidade em empresas brasileiras .
  • Apontar por meio de pesquisa, os danos causados ao país, ao Estado de São Paulo, objetivando a região de Assis.

5. Relevância ou justificativa

A escolha deste tema será importante para as empresas que realmente estão preocupadas com o desenvolvimento sustentável do país, por ser um tema polêmico e atual, ajudará de forma clara e sucinta a implantação de projetos sustentáveis nas organizações com uma visão totalmente responsável e inovadora.

É importante uma empresa adotar um projeto sustentável porque além de contribuir com a preservação do meio ambiente ela também estará servindo de exemplo para seus clientes que por sua vez também poderão adotar essa pratica e contribuindo com a natureza que é a maior riqueza do país.

Os benefícios de um projeto sustentável que irá proporcionar ao Meio Ambiente são de extrema importância para a sociedade, como a diminuição de lixo em locais públicos e diminuição de gases poluentes além de outros.

As empresas também devem adotar medidas de reaproveitamento de papel, a quantidade de papel desperdiçada em uma empresa é muito grande, então com a reciclagem desses papéis, a organização estará contribuindo com a preservação do meio ambiente evitando o corte de muitas árvores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (200.5 Kb)   docx (392.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com