TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Gestão Empresarial

Por:   •  16/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 8

TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL:

RESUMO

No ano de 1972 aconteceu a “Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano das Nações Unidas”, que foi o marco inicial para a que a questão da sustentabilidade se tornasse um ponto de destaque em reuniões internacionais e que esse conceito fosse embutido às preocupações políticas e, consequentemente, empresariais e sociais.

O desenvolvimento sustentável, segundo Brundtland, 1987, pode ser entendido como: "O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades”. O termo “sustentável” tem origem da palavra do latim “sustentare”, que significa sustentar, favorecer e conservar, conceito que se tornou uma marca de grande importante nas relações empresarias, industriais e comerciais.

Palavras chave: Sustentabilidade, Desenvolvimento.

1 INTRODUÇÃO

As indústrias, que desde sua criação, sempre foram as maiores responsáveis pela geração de resíduos nocivos ao meio ambiente, sejam estes poluidores do ar, das águas ou dos solos e, trazendo consequentemente, prejuízos à saúde humana.

As organizações empresariais, de todos os setores, também sempre consumiram desenfreadamente recursos naturais como, energia elétrica e água, durante seu funcionamento.

Porém, as empresas têm passado por grandes mudanças em seu modelo de gestão de negócios desde o século passado. Uma das modificações mais marcantes no processo gerencial está relacionada à preocupação com a sustentabilidade, ou seja, evitar danos ao meio ambiente durante o processo de fabricação, de comercialização e, também, de descarte dos resíduos gerados por esse produto.

Hoje é possível notar que costumes sustentáveis têm sido adotados por empresas de pequeno, médio e grande porte e que eles começam por simples atitudes como: deixar de usar copos descartáveis, economizar papel, água e energia, reciclar materiais e optar por equipamentos econômicos.

Ao longo deste trabalho será discorrido como a sustentabilidade se tornou tão importante para o mundo empresarial, quais os benefícios ao se adotar esse tipo de prática não só em relação ao meio ambiente, mas, também, em questões de caráter financeiro, ao bem estar dos funcionários e como isso se reflete em questão de marketing e a valorização da imagem da organização para os clientes.

2 DESENVOVILMENTO

2.1 O NASCIMENTO DA IDEIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVÉL

A necessidade de discutir a questão ambiental não é recente ela vem se estendendo desde o início da revolução industrial, ocorrida no século XVIII. Foi neste período que surgiram as primeiras indústrias e que foi observado um grande aumento da urbanização. Essas duas situações tiveram como consequências o aumento da emissão de gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa, da geração de resíduos sólidos, o desmatamento, a degradação e a impermeabilização dos solos e a contaminação dos cursos fluviais.

Porém, apenas em meados das décadas de 70 e 80 o mundo começou a discutir condutas cujo propósito era mitigar os impactos ambientais e sociais gerados pelas ações humanas. A partir deste momento, passou-se a estudar quais as consequências os comportamentos que eram adotados naquele período causavam ao meio ambiente e quais seriam os efeitos que essas atitudes trariam em longo prazo. Foi neste momento que ocorreram os primeiros debates promovidos pela ONU, Organização das Nações Unidas a respeito do assunto e foi quando o mundo viu os termos “sustentabilidade” e “sustentabilidade corporativa” ganharem destaque.

No ano de 1972, ocorreu a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. Evento que marcou o início da discussão sobre a questão ambiental. A declaração final da conferência contém 19 princípios, que pode ser entendido como um manifesto ambiental. Em 1983, foi criada a “Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento” pela ONU, a escolhida para presidir a comissão foi a médica Gro Harlem Brundtland, ex- Primeira ministra da Noruega. O objetivo do grupo era avaliar as questões do meio ambiente e de desenvolvimento social do planeta formulando propostas realistas para solucionar os problemas detectados e, também, buscando assegurar que o progresso da humanidade acontecesse sem que a natureza entrasse em colapso. Esses debates acabaram, então, por gerar o famoso Relatório Brundtland ou Our Common Future. O relatório Burtland foi apresentado ao mundo em 1987 e apontou a incompatibilidade entre o desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo da época. O seu conteúdo já trazia um tom de alerta para que os governantes assumissem a responsabilidade pelos impactos ambientais e pelas decisões políticas que os originavam. Neste documento o termo desenvolvimento sustentável foi denominado como "a satisfação das necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades". Assim, o conceito de desenvolvimento sustentável transformou-se em referência para diversas causas sociais e ambientais em todo o mundo, transcendendo sua amplitude política e governamental, atingindo o mundo corporativo. Tendo como foco as premissas do desenvolvimento sustentável.

2.2 A RELAÇÃO ENTRE A SUSTENTABILIDADE E O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

É evidente a importância que a questão da sustentabilidade possui para a sociedade, pois ela se aplica diretamente ao desenvolvimento econômico e a necessidade de saber balancear esse desenvolvimento ao uso inteligente dos recursos naturais a fim de garantir progresso econômico sem deixar de se preocupar com o meio ambiente e com as gerações futuras. Quando se fala em aspecto político, por exemplo, estamos falamos da coerência entre o que é esperada e a prática adotada por uma organização, uma determinada sociedade ou, mesmo, um governo. Uma empresa não é dita sustentável caso adote uma política ambiental inflexível ou não acompanha a legislação ambiental vigente. Outro aspecto importante em relação à sustentabilidade é o cultural, este se refere ao comportamento, as limitações e suas peculiaridades que possui a sociedade, na qual a empresa está inserida, em relação a questões ambientais. Isso ocorre porque graças à globalização as organizações multinacionais se proliferaram pelo mundo e respeitar as diferenças e características locais é vista como uma vantagem competitiva e pode, dependendo do caso, até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com