TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade em um restaurante envolve diversas questões além de simplesmente proporcionar uma alimentação saudável

Por:   •  8/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.172 Palavras (21 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        RELATÓRIO DESCRITIVO        3

2        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17



  1. RELATÓRIO DESCRITIVO

        O grupo ASM Group é um dos maiores grupos econômicos da América Latina e recentemente adquiriu a rede de empresas Qbarato, que atua nos segmentos de supermercados, padarias, bares, restaurantes e lanchonetes. O ASM Group atua na área de automóveis a mais de 30 anos e está passando por um processo de reestruturação organizacional. Dentre as estratégias estão a diversificação dos negócios e como a rede Qbarato atua em um segmento pouco conhecido para o grupo, resolveu contratar a empresa Port. M consultoria empresarial para realizar a análise da proposta de ampliação.

        A proposta de ampliação deve ser a abertura de novas lojas e o desenvolvimento de uma linha de produtos de fabricação própria e a Port. M deve realizar uma pesquisa e apresentar o relatório com os dados coletados na empresa Restaurante dos Canyons, em Praia Grande SC, que atua no ramo de gastronomia a mais de 20 anos e conta com seis colaboradores, sendo duas cozinheiras, dois garçons, e um caixa, além do Sr. Sergio que é o proprietário e fundador da empresa. Em um primeiro momento verificou-se que se trata de uma empresa familiar que não conta com um setor de recursos humanos e todo processo de gestão é realizado pelo proprietário, algo muito comum entre as pequenas empresas. Verificou-se também que apesar de não contar com um RH o Sr. Sérgio reconhece o valor das pessoas para a organização e pretende implementa-lo nos próximos anos.

        Mesmo com a crise, o faturamento do Restaurante dos Canyons tem crescido muito nos últimos anos devido á atividade turística da região, famosa por suas belezas naturais. Sendo assim o Sr. Sérgio consciente das necessidades do seu negócio está se planejando para contratar mais um cozinheiro e um garçom. O final do ano está chegando e para atender a demanda de clientes devido à sazonalidade é preciso se planejar com antecedência. Para captar colaboradores o Sr. Sérgio costuma contar com o recrutamento externo que segundo Chiavenato (2004) tem como vantagem a renovação de ideias, atendimento do perfil da vaga, conhecimentos e necessidades de contratação quando as vagas são decorrentes de novas áreas. Entretanto gera um custo maior para a empresa e é mais lento em relação ao recrutamento interno. Uma forma muito utilizada pelo SR Sérgio é o recrutamento por meio de indicação de funcionários, o que pode gerar alguns problemas para a empresa e para o profissional que o indicou.

        Para o final do ano, o Sr. Sérgio vai contar com a indicação de cinco pretendentes para duas vagas, uma de garçom e outra de cozinheiro e apesar de não contar com um setor de RH sua empresa atende alguns critérios utilizados por grandes organizações. Primeiramente ele analisa os currículos e por meio da triagem e verifica as qualificações que atendam o perfil pretendido pela vaga. Após a análise dos currículos o Sr. Sérgio realiza uma entrevista livre ou não diretiva com algumas perguntas para saber mais sobre o candidato sem seguir um roteiro específico.                                                                                                 De acordo com Avona (2015) o perfil comportamental dos selecionadores exerce grande influência na percepção dos candidatos sobre a empresa, podendo transmitir uma impressão positiva ou negativa.   O selecionador deve estar bem preparado para o processo de seleção e deve evitar deixar se levar por impressões precipitadas. Os critérios utilizados pelo SR Sérgio atendem aos anseios e as especificidades do seu negócio e a contratação deve sempre buscar os melhores talentos pois são esses que devem gerar uma vantagem competitiva para a empresa.

        Após a seleção, segue a etapa de contratação e o SR Sérgio é ciente da necessidade de integrar os novos colaboradores na empresa, algo muito positivo, pois demonstra o valor dado ao capital humano, no entanto, cada empresa possui um perfil e uma configuração específica. Ao chegar no novo emprego uma certa ansiedade e insegurança podem surgir e quanto mais bem feita for a integração, mais fácil será a adaptação do novo colaborador.                                 No primeiro dia de trabalho foi realizada a ambientação do novo colaborador e em apenas algumas horas foi possível leva-lo para conhecer as instalações da empresa, os produtos e serviços oferecidos, os benefícios, a história da empresa. Uma forma muito eficaz para compreensão dos colaboradores é a utilização de manuais e a exibição de vídeos, o que não foi utilizado pela empresa.

           Em um segundo momento o novo colaborador foi orientado sobre as políticas da empresa, e alguns temas não ponderam ficar de fora desta fase, dentre eles a missão, a visão, os valores, os benefícios, os deveres, os direitos, os horários, as datas entre outros. Apesar de realizar a integração com os novos colaboradores o SR Sérgio não possui um programa de integração constante, que integre todos colaboradores, inclusive os mais antigos.                                         Para Avona (2015) os programas de integração devem ser aplicados em alguns momentos para todos os funcionários. Exemplo; se a empresa está implantando um sistema de qualidade, todos devem ser informados e preparados para se adaptarem ás mudanças. 

        Outra ferramenta valiosa que o Restaurante dos Canyons não dispõe é a entrevista de desligamento. A entrevista de desligamento fornece para empresa um Feedback sobre a visão do ex- colaborador, no entanto alguns cuidados devem ser tomados no momento da entrevista.                                         De forma diferente da entrevista de emprego, em que não há nenhum inconveniente em anotar o que o candidato fala, na entrevista de desligamento, essa ação pode parecer ameaçadora para o entrevistado, então recomenda-se que relatórios, planilhas e formulários sejam preenchidos logo após a saída do profissional da entrevista. (AVONA,2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (276 Kb)   docx (71.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com