TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese de Monografia

Por:   •  24/8/2019  •  Abstract  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Estrutura da Monografia ou de um Artigo Científico

A monografia deve ter basicamente a seguinte estrutura:

  1. Introdução

Na introdução vc apresenta o contexto do seu trabalho, o problema de pesquisa, os objetivos, os argumentos para mostrar que seu trabalho é importante e a apresentação prévia de todo o texto da monografia, todos os capítulos.

Contexto 

Aqui vc deve ambientar o leitor ao tema do trabalho. É como se vc estivesse mostrando ao leitor o que te levou a pesquisar o assunto. Vc fornece dados, argumentos, e a linha de raciocínio que leva ao problema de pesquisa. O texto deve ser bem cativante para despertar o interesse no leitor em ler seu trabalho.

Problema de pesquisa

Se for possível – e normalmente é – escreva, na forma de uma pergunta, o que vc pretende responder com seu estudo.

Objetivo

Deixe claro, com linguagem simples e exata, qual é, ou quais são os objetivos do trabalho. Evidentemente, os objetivos devem ter coerência com o problema de pesquisa.

Justificativa

Seu estudo deve ser interessante e importante por algumas razões, escreva quais são. Faça um texto simples e objetivo. Não enrole. Mas venda bem “seu peixe”.

(Em um artigo, este tópico pode ser suprimido)

  1. Referencial Teórico (Revisão Bibliográfica) 

A Revisão Bibliográfica tem dois papéis. O primeiro é apresentar os fundamentos e conceitos teóricos relevantes para a compreensão do trabalho. O segundo papel, que é o mais importante, é o de apresentar outros estudos, de outros pesquisadores, e que são similares ou correlatos ao seu. Ou seja, vc apresenta uma espécie de “estado-da-arte” do assunto que está pesquisando, para que fique clara qual é a sua contribuição para o conhecimento científico. Estes dois papéis, revisão teórica e estado-da-arte, podem ser apresentados em duas partes separadas, como sub-divisões do capítulo.

(Em um artigo é normal que a revisão bibliográfica apresente apenas o estado-da-arte)

Este capítulo deve ser repleto de citações bibliográficas, afinal, os conceitos tratados aqui não foram criados ou descobertos por vc, mas por outros pesquisadores.

  1. Materiais e Métodos (Metodologia)

Neste capítulo vc deve classificar sua pesquisa, segundo várias classificações existentes. Deve indicar qual o método de pesquisa científica vc adotou para desenvolver seu trabalho. Explicar porque o método que vc escolheu é adequado ao seu problema de pesquisa e como vc vai usá-lo. Deve explicar que tipo de dados vc vai coletar, quais as técnicas de coleta dos dados, quais as fontes e como vai trabalhar com eles. Se for o caso, indique quais as técnicas estatísticas e econométricas que serão utilizadas.Lembre-se que este capítulo é como uma “receita de bolo” para que um outro pesquisador seja capaz de replicar sua pesquisa.

  1. Análise de resultados

Este é o capítulo em que vc apresenta o trabalho feito, a parte operacional. Vc mostra o processo, os resultados, as simulações, as planilhas, os cálculos etc. etc. enfim o que for necessário para esclarecer o que vc fez. Apresenta os resultados e os interpreta. Se os resultados e a interpretação representarem muito texto, podem ser descritos num capítulo a parte chamado “Análise dos Resultados”.

  1. Conclusão 

Evidentemente é aqui que vc escreve suas conclusões e faz suas considerações finais.

Tome o cuidado para que as conclusões estejam apoiadas exatamente no que foi investigado e nos resultados obtidos. As conclusões são restritas ao estudo feito. Já as considerações finais podem admitir maiores extrapolações. É bastante valioso, sempre que possível, incluir sugestões para trabalhos futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com