TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Por:   •  30/5/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

ANDRÉ JACOB DE OLIVEIRA

R.A. 8099437

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ATIVIDADE DO CICLO 2 – PARÁFRASE DE TEXTO

Avaliação desenvolvida na disciplina Comunicação e Linguagem sob a orientação da profª. Drª. Amanda Raiz, para obtenção de nota parcial.

BELO HORIZONTE

2019

Texto A

Redação e Gramática estão entre os desafios para os candidatos a vagas de estágio

O conhecimento da língua portuguesa é uma das dificuldades para os candidatos a vagas de estágio e trainee em seleções. Segundo a pesquisa “O Perfil do Candidato a Vagas de Estágio em 2018”, feita pela Companhia dos Estágios, especializada em orientação e aconselhamento de recrutamento. O estudo foi realizado com mais de 5400 estudantes de todo o Brasil.

O levantamento mostrou que os testes realizados com a língua portuguesa foram a principal dificuldade dos candidatos. 37% dos candidatos admitiram ter mau desempenho com redação, ortografia e gramática. Metade desses universitários dizem ter falta de interesse por essas disciplinas. 24% alegam que há falhas na formação escolar e outros 26% falaram que estudam, mas não compreendem bem as matérias.

Mesmo com o conhecimento da deficiência na sua língua materna, apenas 16% pretendem melhorar esse pré-requisito, 58% acredita que uma segunda linguagem, especialmente o inglês, é a sua maior preocupação.

Dicas para melhorar o desempenho na língua portuguesa

Em um mercado de trabalho competitivo, o conhecimento da nossa língua pátria é um pré-requisito para conquistar um bom emprego. E necessário dominar sua escrita e a fala. As empresas selecionam candidatos que dominam essas habilidades porque isso reflete o local onde trabalham. Veja abaixo algumas dicas para melhorar seu conhecimento da língua portuguesa e conquistar a sua vaga de estágio.

· Leia mais

Ler mais te faz aumentar o vocabulário e escrever melhor. Além do mais, a leitura aumenta seu senso crítico, faz você ter conversas mais ricas e amplas. A sua capacidade de persuasão e aumentada com a literatura.

· Atenção com a fala

A sua oratória é constantemente avaliada numa avaliação de emprego. Mantenha uma postura séria e seja objetivo nas suas respostas. Evite gírias e gerundismos. E certo que dependendo da empresa tem as suas tolerâncias, porém, na hora da entrevista o melhor é evitar.

· Na redação, utilize o português formal

A escrita é possivelmente avaliada em um processo seletivo, portanto, construa de forma coesa e coerente seus textos e reavalie antes de entregar. Uma boa redação é simples e com amplo vocabulário.

· Escreva com mais frequência

Para melhorar o seu desempenho na criação de textos crie situações no seu cotidiano para você escrever. Treine técnicas de introdução, desenvolvimento e conclusão, o texto dissertativo é o gênero mais comum nos processos de seleção. Crie textos e peça seus amigos e familiares para lerem e darem um retorno sobre a sua criação. Use qualquer parte do seu dia para o desenvolvimento dessa habilidade.

· Retifique seu currículo

O currículo é a sua apresentação para a empresa, o primeiro contato com o candidato. Seja verdadeiro, foque no que há de relevante para o cargo. Dê importância a sua formatação, margens, espaçamentos, pontuação, letras maiúsculas e minúsculas. Faça uma revisão ortográfica o mais cuidadosa possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com