TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEMÁTICA FINANCEIRA E CONTÁBIL

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Administração

aluno (a)

alun0 (a)

aluno (a)

ESTUDO DE CASO CONSTRUTORA EDIFICA

TEMÁTICA FINANCEIRA E CONTÁBIL

CIDADE

2017

ALUno (a)

alun0 (a)

aluno (a)

ESTUDO DE CASO CONSTRUTORA EDIFICA

TEMÁTICA FINANCEIRA E CONTÁBIL

Trabalho apresentado ao Curso de Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Contabilidade Aplicada a Administração; Planejamento Tributário e Matemática Comercial e Financeira.

Prof. Alessandra Petrechi, Aroldo Saviato, Carlos Eduardo de Lima, Leuter Eduardo Cardoso Júnior, Luisa Maria Sarábia Cavenaghi, Milene Rocha Lourenço e Régis Garcia.

Cidade

2017

Situação Geradora de Aprendizagem

           A contrutora EDIFICA nasceu em 21 de maio de 1983, materializando sob a iniciativa de um grupo de engenheiros jovens e recém – formados. Em um pequeno escritório com alguns móveis e com poucos aparatos tecnológicos, a empresa passou a se inserir de forma significativa no ramo imobiliário e de obras públicas.

             Hoje, a EDIFICA  se faz presente em todas as regiões do país e seu leque de produtos engloba o planejamento e a construção de edifícios, centros comerciais e obras públicas (escolas, universidades, hospitais e agências bancárias) construções industrais de pequeno, médio e grande porte, tendo como cliente grandes empresas do ramo de alimentos, no segmento de varejo e de tecnologia.

Situação Problema

  1. Por que a EDIFICA.  está obrigada a publicar seus demonstrativos financeiros?
  2. Qual a diferença entre o que está apresentando no Balanço Patrimonial e o que a Demonstração de Resultados apresenta em termos de contas e tipos de informação ? Procure no próprio conceito dessas demonstrações explicação para essa resposta.
  3. Elabore a análise Vertical e Horizontal  com base no Balanço Patrimonial e Demonstrativos de Resultado do Exercício da EDIFICA. Discorra sobre a evolução da situação caso fosse diretor da empresa.

Contabilidade aplicada à Administração

        O artigo 3o da lei 11638, determina que aplicam-se às sociedades de grande porte, ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações, sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários. Pelo fato de ter uma receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00.

O que está sendo apresentado no balanço patrimonial é uma demonstração que tem como objetivo apresentar a posição contábil, financeira e econômica da empresa, representando seu patrimônio em determinada data, nele constam seus ativos e passivos e o patrimônio líquido, que é a diferença entre o total de ativos e passivos.

A demonstração do Resultado do Exercício o DRE, evidencia a formação de resultado líquido em determinado exercício através das receitas, custos e resultados, o DRE apresenta o resultado da empresa em um período.

Portanto, a diferença entre o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo do Resultado do Exercício, é que o balanço é a demonstração contábil que evidencia quantitativa e qualitativamente a posição patrimonial e financeira, já o DRE apura com a relação de receitas X despesas, se a empresa está ou não dando resultado, seja lucro ou prejuízo.

Conforme a analise vertical e horizontal a empresa EDIFICA está com um ótimo resultado, possui saldo positivo maior no ano de 2014 se compararmos 2012 e 2013, no último ano pagou menos impostos, aumentou sua receita com vendas, não teve prejuízos, seu valor devedor em empréstimos diminuiu, está com um bom saldo em aplicações financeiras e investimentos, reduziu custos com obrigações sociais e trabalhistas, com a análise de todos os pontos, pode-se dizer que a EDIFICA é uma empresa que está dando resultado.

Mas existem pontos que o gestor deve ficar atento para não extrapolar ou até mesmo conseguir enxugar custos em alguns itens, como, despesas de pessoal, despesas administrativas, e até mesmo despesas financeiras, o gestor deve fazer constantemente acompanhamentos para evitar surpresas.

                  Na contabilidade da EDIFICA.  ocorreu um fato em 2011 que referenciou o planejamento tributário. A empresa desejou abrir uma fiial na região sul para que pudesse aumentar seu Market-share e, com isso se solidificou no mercado. Na fase de planejamento desta nova filial, o setor contábil e financeiro da Mendes J.r começou a realizar estudos para que pudesse maximizar todos os resulatdos financeiros e , assim garantir a eficiência econômica e financeira desta nova unidade. Logo, uma das preocupações centrais foi realizar um palnejamento tributário que viesse a gerar uma queda na carga tributária que incide sobre as operaçòes da organização.

Comente de que forma um palnejamento tributário pode trazer benefícios fiscais para uma empresa?

Planejamento Tributário

        Planejamento tributário para Andrade Filho (2008, p. 764) pode ser definido como uma escolha, entre as alternativas igualmente válidas, entre situações fáticas ou jurídicas que visam diminuir ou reduzir o ônus tributário desde que fiquem dentro dos limites legais. Resume- se em uma atividade lícita que investiga as alternativas que proporcionam uma menor carga de impostos, e que o planejamento envolva a escolha desta ação ou omissão lícita adotada ocorra sempre antes do fato gerador.

Alves (2003) conceitua o planejamento tributário como um conjunto de medidas e atos tomados pelo contribuinte no sentido de organizar sua vida econômico-fiscal, podendo assim achar meios para que os negócios, investimentos e lucros desta pessoa jurídica se encaixem dentro da legalidade com a menor carga tributária possível. Neste momento, é importante conceituar o fato gerador do tributo.

Fabretti (2008) ensina que o fato gerador, é também chamado de fato imponível, é a concretização da hipótese de incidência tributária prevista em lei. Sendo assim é aquilo que faz nascer a obrigação de se pagar o mesmo. O artigo 114 do código tributário nacional (Lei nº 5.172, de 25 de Outubro de 1996) define que “ o fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente a sua ocorrência”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com