TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  18/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

LEVI ALMEIDA BEZERRA

AVALIAÇÃO 2 – TRABALHO DA DISCIPLINA [AVA2]

SALVADOR

2020.1

LEVI ALMEIDA BEZERRA

TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho da Disciplina[AVA2] apresentado ao Curso de Graduação Bacharel em Administração do Centro Universitário Unijorge como requisito parcial para aprovação na disciplina.

SALVADOR 2020.1

Lojas Americanas

        

Lojas Americanas S.A. é uma empresa brasileira do segmento                                                                comercial fundado em 1929 na cidade de Niterói (Rio de Janeiro) pelo austríaco Max Landesmann e pelos norte-americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger. A empresa conta com mais de 1320 estabelecimentos de vendas em todo o Brasil. É a quarta maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar de 2015.

Através de informações da visita á loja americanas foi denominada como uma companhia que adota uma abordagem única na forma de melhor atender seus clientes, oferecendo uma plataforma física com diversos formatos de lojas, além de contar com uma plataforma digital, com variadas marcas. Além disso, a Companhia conta com um motor de inovação, que busca acelerar as plataformas, construir negócios disruptivos e potencializar diversas iniciativas. Juntas, essas frentes constituem o Universo Americanas.

        Uma das observações obtidas referente a loja Americanas, foi que a mesma apresenta Características de algumas teorias como a clássica que se remete em ênfase na estrutura organizacional, a empresa  possui uma divisão de trabalho com especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia como os gerentes até os vendedores da loja, consequentemente favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade, contendo autoridade de seus superiores darem ordens necessitando de estabelecer regras de conduta e de trabalho válido para todos os funcionários. Uma outra teoria que pode detectar foi teoria comportamental, pois conta fatores que visam ênfase nas pessoais, tais como um setor especializado em estudar e contratar profissionais que são recursos humanos, outro pronto a motivação cada pessoa possui motivos ou necessidades que são atendidas pelos seus superiores com isso gera seu comportamento, essa motivação faz com que trabalhem melhor e mais produtivas.

        Em um comparativo entre empresa Burger King é a americanas e que ambas fornece eventos que envolve todos associados da empresa a Burger King tem A ação, chamada “Gente que Faz”, já Americanas possui o Comitê Companhia Verde. O Comitê atua de forma multidisciplinar buscando promover e contribuir para o desenvolvimento sustentável da Companhia, atendendo às necessidades das partes interessadas, o Comitê acredita que para a Companhia se destacar em Responsabilidade Social, é preciso envolver todos os associados na importância do assunto, sensibilizando-os e engajando-os como, por exemplo promoção de circuito de corrida e caminhada “Todo mundo vai”. Com o envolvimento das partes interessadas desde Associados e prestadores de serviços até a sociedade de modo geral é possível fazer a Companhia avançar na busca do objetivo de ser cada vez mais reconhecida como uma empresa de atitudes sustentáveis, podendo assim ser e parecer verde.

Avaliando o cenário das empresas americanas e Burger King, o seu ambiente interno, cultura organizacional e o que a empresa exige e espera dos funcionários. Com ênfase nos modelos de administração desenvolvido por autores de grande prestígio acadêmico tais como: Fayol, Maslow. Neste contexto foi possível observar a grande validade destas teorias apesar do passar do tempo e os grandes benefícios que elas podem trazer para as empresas em quesitos como faturamento, controle, organização, crescimento e satisfação dos funcionários. A teoria clássica recebeu muitas criticas e as teorias da administração que vieram depois tiveram a preocupação de apontar falhas, distorções e omissões a teoria clássica, teoria essa que serviu de modelo durante varias décadas para a organização. O mesmo se remete a teoria comportamental usada mais na empresa Burger King como fator motivacional fazendo esses eventos com os colaboradores. A crítica vêm na Ênfase excessiva nas pessoas de modo que a produtividade (o que gera lucro para empresa) ficasse em segundo plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com