TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  16/6/2020  •  Dissertação  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

                              CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ  

                                                     CURSO DE ENGENHARIA

                                     DOUGLAS DE BRITO NASCIMENTO R.A 738807

                       

                                           ATIVIDADE - TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

                                                    Profª. Me. Cristina Mendez

ARTIGO REVISTA VEJA – O trabalho adoece e mata pessoas:

RESUMO:

É notório que para um trabalhador mostrar resultados positivos dentro de uma organização, o mesmo precisa estar motivado e focado. Pois, muitas das condições vividas na profissão induzem ao estresse.

Em uma empresa contém diversos trabalhadores que são cobrados constantemente para fornecerem resultados positivos, essa cobrança é feita por supervisores, lideres, gerentes, diretores e etc. Nos mostra através disso que grande parte dos sistemas empresariais é baseada na hierarquia, onde quem ocupa as posições mais altas da escala hierárquica tem poder sobre os demais. Fator que pareciam funcionar antes porque as empresas usavam processos de produção simples em mercados de baixa mudança e não havia concorrentes inovadores.

Entretanto, com o aumento de funcionários com problemas de saúde adquiridos pelo estresse sem seus devidos empregos, nos mostra a necessidade de reformular o atual cenário trabalhista. Afinal, O bem-estar mental é uma questão de saúde pública, e o governo brasileiro deveria ter uma política forte e definida que leve o assunto a sério.

Por isso tudo, é de extrema importância haver treinamentos adequados de líderes dentro de uma empresa, visando estabelecer um novo método de liderança, para que assim haja o auto-conhecimento comportamental das equipes subordinadas.

TEORIA COMPORTAMENTAL:

A teoria comportamental confronta a idéia de que só o administrador toma as decisões na empresa, ou seja, todos os funcionários, independente de nível hierárquico, procedem de maneira racional formando opiniões e tomando decisões relacionadas ou não com sua tarefa.

Com isso, o tomador de decisões procura obter não a melhor decisão, mas a mais satisfatória para realizar determinada tarefa.

Esse processo de decisão desenvolve-se nas empresas que possuem um real planejamento. Hoje em dia, a empresa que não planeja suas tarefas e que não valoriza a opinião de seus colaboradores, não se mantém no mercado.

A implementação da gestão comportamental na empresa envolve entrevistas e diálogos que visam conhecer os potenciais, habilidades e limitações dos funcionários, além dos conflitos enfrentados por eles no dia a dia de trabalho. A base dessa técnica é a análise de desempenho e a promoção de feedbacks honestos e regulares. O trabalho é tanto com as lideranças quanto com os liderados, e deve ser gradual, contínuo e a longo prazo.

Enfim, a teoria comportamental é de extrema importância nos dias atuais, diante da realidade em que nos encontramos, com pessoas cada vez mais estressadas, frustradas, cheias de medos e expectativas, torna-se necessário a preocupação por parte dos gestores com seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (299.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com