TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tarefa do Capítulo Quatro Tomada de Decisão

Por:   •  18/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

Tarefa do Capítulo 4 - Tomada de Decisão

1) Qual foi o fato crucial que impulsionou a decisão de entrar no mercado de cervejas em 1989? Por que os administradores da empresa optaram por criar um produto mais barato que os oferecidos pelas marcas líderes do mercado?

R= Por conta da alta demanda no mercado, o produto com um valor de 30% a menos comparado aos concorrentes fez com que as vendas subissem, fazendo com que a lucratividade fosse maior do que um produto na média de preço do mercado.

2) Quais são os perigos da concentração de decisões nas missões de Nelson Schincariol para o grupo? Qual foi o impacto de seu falecimento no crescimento do grupo?

R= Nelson Schincariol controlava todas as atividades da empresa e não dividia essas responsabilidades com os outros responsáveis, então a tomada de decisões eram autocrática e isso trazia um grande risco. Após o seu falecimento as vendas sofreram uma desaceleração deixando a empresa em ameaça na sua posição no mercado, com essa situação o grupo deu a possibilidade para uma renovação administrativa na empresa.

3) Analise e discuta a decisão de criar a marca Primus. Foi uma decisão programada ou não programada? Como você avaliaria a eficácia da decisão?

R= A criação da marca Primus foi uma decisão não programada, pois a Schincariol tentou mudar a real situação da empresa naquela época, como, concorrer com marcas mais tradicionais, disputar consumidores de alta renda e diluir os custos de distribuição de seus produtos. Mas essa decisão não foi eficaz, já que teve consequências negativas.

4) Compare a decisão de criar a Primus com a de lançar a Nova Schin com base no conceito de racionalidade limitada de Simon.

R= Quando foram lançar a Nova Schin foi realizada pesquisas para diagnosticar problemas e avaliar a marca anterior, também ver quais eram as preferencias do público, mas além disso a empresa investiu na publicidade de seu produto. Esse processo foi mais estruturado, era baseado em diversas informações, o que é o oposto da criação da Primus.

5) Que vantagens e desvantagens da decisão de desvincular a antiga marca Schincariol do novo produto Nova Schin poderia trazer para a empresa?

R= Vantagens: Um novo alcance de consumidores, um maior número de vendas e uma melhor participação no mercado

Desvantagens: O produto novo não levava a tradição da marca e a insatisfação, perda dos antigos consumidores.

6) O lançamento da Nova Schin foi uma decisão racional ou intuitiva? Que medidas foram tomadas para reduzir a imprevisibilidade da decisão?

R= A decisão tomada foi racional, já que a empresa tinha uma situação definida e não tinham restrições de tempo e nem de recursos pois eles buscavam que poderiam maximizar os resultados.

Para reduzir a imprevisibilidade, a empresa foi atras de informações mais precisas, foi realizada várias pesquisas para avaliar problemas da marca antiga quanto para conhecer o melhor o seu público e assim ter uma noção de como poderia ser o seu novo produto.

7) Que fatores contribuíram com o sucesso e a consolidação da Nova Schin no mercado de cervejas?

R=

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com