TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Burocrática

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

BACHARELADO EM CIÊNCIAIS CONTÁBEIS

JOÃO RODRIGUES PEREIRA NETO

ABORDAGEM BUROCRÁTICA

SÃO PAULO-SP

2021

  1. QUESTÃO 1

Pergunta: Faça os seus comentários, abordando as opiniões contidas no texto, as ideias de Weber e os princípios da abordagem burocrática das quais você já tomou conhecimento.

Resposta: Geralmente associada a uma estrutura lenta, emperrada, e que só atrapalha a vida do cidadão, a teoria burocrática, idealizada pelo sociólogo alemão Max Weber, difere totalmente do senso comum que a palavra tem. Para Weber, a melhor maneira de se atingir um objetivo comum por meio da cooperação está na forma idealizada da burocracia, ou modelo ideal. Deve-se salientar que, nos estudos de Weber, esse modelo ideal existe apenas conceitualmente, ou seja, no mundo das ideias. Ademais, Weber postula que a burocracia é criada de cima para baixo, pois existe alguém ou grupo com esse poder, legítimo ou não, capaz de exercê-lo. Portanto, de acordo com as conclusões de Weber, a autoridade burocrática seria capaz de reduzir o impacto das diversidades humanas, buscando unicamente os objetivos coletivos.

Para alcançar esses objetivos, a burocracia weberiana buscaria a máxima precisão, continuidade, rigor e confiança, constituindo-se - portanto - de algumas características fundamentais: formalidade, através de um sistema de regras e normas escritas; impessoalidade, desconsiderando a individualidade e diminuindo o favoritismo e corrupção; centralização e hierarquia, através de jurisdições que regulamentam o exercício do poder; especialização e divisão do trabalho, descrito por Weber como o saber profissional especializado.

Mediante o exposto, percebe-se que a palavra burocracia, na sua origem, não possui um significado ruim, pelo contrário, foi idealizada como um meio para atingir um fim desejado. Porém, deve-se entender que a burocracia weberiana possui seus limites na vida real, criando disfunções burocráticas, como a burose, buropatologia, corporativismo e uma diminuição da criatividade devido aos apegos excessivos aos procedimentos padrões. Portanto, é possível notar que a burocracia não é um termo obsoleto e que precisa ser deixado de lado, mas sim otimizado e pensado para uma maior eficiência em seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com