TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Expectância

Por:   •  21/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA DA EXPECTÂNCIA

Sumário

1. Teoria da Expectância 1

1.1. Valência 1

1.2. Instrumentalidade 2

1.3. Expectativa 2

Conclusão 2

Referência 3

1. Teoria da Expectância

A Teoria da Expectância ou também chamada de Teoria da Expectativa, foi desenvolvida pelo psicólogo/pesquisador canadense Victor Vroom, em 1964, e ampliada por Porter e Lawler, em 1968, porém, há várias teorias a respeito da motivação, “todas elas retratam a ideia intuitiva de que o esforço depende do resultado que se deseja alcançar” (Maximiano, 2000 p. 378).

Vroom estudou a motivação do indivíduo no local de trabalho, levantou fatos determinantes sobre o comportamento dos mesmos, que procuram ter um resultado positivo. “A Teoria da Expectativa liga o esforço ao desempenho e este a recompensa” (Maximiano, 2000 p. 380).

A Teoria explica como as recompensas levam a determinados comportamentos, gerando motivação para se alcançar resultados. O pesquisador aponta três principais componentes da Teoria, Valência, Instrumentalidade e Expectativa.

1.1. Valência

Valência ou valores, nada mais é do que a satisfação esperada por um indivíduo, ela indica desejo de alcançar resultados positivos, como uma estabilidade financeira, a compra de um imóvel, ou até mesmo uma conquista de um cargo profissional, e está associada ao desempenho.

Uma carga maior de trabalho ou uma mudança para outra cidade, pode gerar resultados negativos, implicando no desejo de fugir de determinado resultado.

Há pessoas que buscam recompensas, porém, há outras, que não são motivadas pelo dinheiro, e que se sentem satisfeitas em se manter na mesma função pelo resto da vida.

Para Chiavenato, “o desejo do indivíduo (valência) para uma produtividade elevada é determinado pela soma das instrumentalidades e valências de todos os resultados” (Chiavenato, 1988 p. 54).

1.2. Instrumentalidade

O indivíduo quer ser recompensado por suas atividades, e se tiver um retorno se sentirá motivado a realizá-las. Ele pode, por exemplo, estar certo de que se chegar a um resultado intermediário será promovido, porém, se notar que não terá uma boa produtividade e a sua recompensa (dinheiro, promoção de emprego), então a instrumentalidade será zero.

1.3. Expectativa

Expectativa é a compreensão que o indivíduo tem de que o esforço dele está ligado a um resultado, diante de determinado desempenho. Se este achar que não terá capacidade de desenvolver a sua atividade, terá uma desmotivação antes mesmo de começar. A expectativa é a convicção de que o esforço resultara na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com