TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Neoclássica

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

A Teoria Neoclássica é uma versão atualizada da Teoria Clássica direcionada especificamente a aos problemas administrativos e organizacionais. Ela absorveu as contribuições das demais teorias, desenvolvendo a ideia de que é necessário identificar as funções do administrador e aplicar os princípios fundamentais da prática administrativa.

Teoria neoclássica da administração

As características da Teoria Neoclássica consistem na ênfase da prática da administrativa, na reafirmação relativa dos postulados clássicos, nos princípios gerais de administração, nos objetivos e nos resultados e no ecletismo e absorve o conteúdo de outras teorias, por exemplo, a Teoria das Relações Humanas, Teoria da Burocracia, Teoria Estruturalista, Teoria Comportamental, Teoria Matemática, Teoria dos Sistemas.

Em geral, a administração tem por objetivo orientar, dirigir e controlar os grupos de indivíduos.

Exitem três aspectos administrativos comuns às organizações:

Os objetivos: onde a organização exerce uma função para o indivíduo e a sociedade.

À administração: todas são semelhantes na área administrativa, exigem uma estrutura lógica definida.

O desempenho individual: é a eficácia das pessoas que trabalham dentro das organizações.

Cada organização deve ser analisada pela eficácia (que mede o alcance de resultados) e a eficiência (que mede os recursos utilizados durante o processo).

Os princípios fundamentais da organização são: a divisão do trabalho, especialização, hierarquia e amplitude administrativa.

Centralização e Descentralização

A centralização significa que a autoridade para tomar decisões está próximo ao topo da organização. Já na descentralização, a autoridade de tomar decisões é alocada para os níveis mais baixos da organização.

Para a Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da Administração. São eles o planejamento, a organização, a direção e o controle. Essas quatro funções constituem o processo administrativo.

O Planejamento determina antecipadamente os objetivos e o que deve ser feito para alcançá-los. O planejamento pode ocorrer em níveis estratégicos, táticos e operacionais.

A Organização consiste no agrupamento das atividades necessárias para realizar o que foi planejado. Ela pode ocorrer em três níveis: global, departamental e o nível das tarefas e operações.

A direção tem o papel de orientar e guiar o comportamento das pessoas em prol dos objetivos a serem alcançados. A direção pode ocorrer em três níveis: nível global (direção); nível departamental (gerência); nível operacional (supervisão).

O Controle assegura se o que foi planejado, organizado e dirigido realmente alcançou os objetivos. Suas quatro fases são: o estabelecimento de critérios ou padrões; a observação do desempenho; a comparação do desempenho com o padrão estabelecido; a ação corretiva para eliminar os desvios ou variações. O controle pode ocorrer nos níveis: estratégicos, táticos e operacionais.

Decorrências da abordagem neoclássica: tipos de organização

Os autores neoclássicos definiram três tipos tradicionais de organização, são elas: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com