TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Neoclássica

Por:   •  17/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade anhembi morumbi[pic 1]

 

                                      Resenhas

São Paulo

2018

[pic 2]

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Resenha

RA

AUTOR

Ana Paula pereira dos santos

Data: Junho/2018

Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Fundamentos da administração. Projeto de Pesquisa, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Profa.  Ms. Márcia Cristina dos Reis.


resumo

O seguinte trabalho apresenta resenha sobre a teoria neoclássica, sistêmica e contingencial, sendo incluso suas definições, características, principais teóricos e a aplicabilidade no ambiente contemporâneo corporativo.

 

[pic 3][pic 4]


          Sumário

1.Metodologia        3

Teoria neoclássica        4

Teoria sistêmica        6

Teoria contingencial        8

2.Consideraçoes finais        10

Referências bibliográficas        11


1.Metodologia

A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa foram pesquisas em livros e sites, vale ressaltar o material de apoio disponibilizados pela professora Marcia Reis da turma de contabilidade do 1 semestre.


Resenha

                                       

                           Teoria neoclássica

Sobre o livro: Introdução à teoria geral da administração

CHIAVENATO, IDALBERTO (1983). Introdução à Teoria Geral da Administração. 3ª Edição. S. Paulo: McGraw-Hill do Brasil.

O livro de Chiavenato é relevante ao mundo da administração, à medida que o autor aborda diversas teorias em seu livro. A relatar, teoria neoclássica, que, foi uma teoria onde deu roupa nova a Teoria Clássica da administração, tirando os exageros que outrora a Teoria Clássica abordava. A Teoria Neoclássica vem para mostrar seu ecletismo, preocupação com a pratica administrativa entre outros.

As principais características da teoria neoclássica são: Ênfase na pratica da administração, isto é forte ênfase nos aspectos práticos da administração pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis. Reafirmação relativa dos postulados clássicos, os neoclássicos pretendem colocar as coisas em seus lugares, porém, para isso é preciso retomar a teoria clássica. Ênfase nos princípios gerais da administração, que são, planejar, organizar, dirigir e controlar. Ênfase nos objetivos e resultados, os objetivos são valores visados ou resultados desejados pela organização. A organização espera alcançá-los através de sua operação eficiente.  Ecletismo da teoria neoclássica, os autores neoclássicos, embora se baseiem pesadamente na Teoria Clássica, são amplamente ecléticos, absorvendo conteúdo de quase todas as outras teorias administrativas.

Os principais teóricos são: Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, CyrilO'Donnell, Michael Jucius, William Newman, RalphDavis, George Terry, Morris Hurley, Louis Allen.

 

No ambiente corporativo contemporâneo, as características da teoria neoclássica se fazem relevante, podendo começar pela eficácia e eficiência. Eficácia é atingir seus objetivos, entretanto a eficiência é a boa utilização dos recursos disponíveis para enfim atingir os objetivos, por conseguinte, nota-se que, para um bom andamento da empresa tem que haver eficiência e eficácia andando lado a lado.

 Outro aspecto relevante é a aplicabilidade das características da administração, vale ressaltar, planejar, organizar, dirigir e controlar. No ambiente contemporâneo, é pertinente utilizar esses princípios que os neoclássicos outrora trouxeram à medida que, um bom administrador/gerente/empresário, que saiba unir essas características, traz bons resultados a empresa. Planejar as atividades, saber organizar, tanto como papeis e infinidades de possibilidades dentro da organização, ademais, é importante enxergar que dirigir ou liderar sua equipe, seus funcionários, é indispensável para um bom desenvolvimento da empresa.

Resenha

                               Teoria sistêmica

Sobre o livro: Introdução à teoria geral da administração

CHIAVENATO, IDALBERTO (1983). Introdução à Teoria Geral da Administração. 3ª Edição. S. Paulo: McGraw-Hill do Brasil.

No seu livro Chiavenato cita a teoria sistêmica, desenvolvida pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, o biólogo analisou que a ciência tratava com pouca importância questões que exigiam abordagem mais ampla, ademais vale citar que para Bertalanffy o todo era analisado diferente do que a soma de suas partes, vale citar que do mesmo modo a Gestalt tem essa característica.

Ao proferir sobre a teoria dos sistemas o biólogo diz suas características e os sistemas que existe. O sistema é um conjunto de elementos relacionados que depende de elementos para seu funcionamento. As características do sistema são sobre propósito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade). Vale citar tipos de sistemas, no qual são físicos ou abstratos ao falar de sua constituição, bem como, fechados ou abertos quanto a sua natureza.

Os principais teóricos são, Ludwig von Bertalanffy, Max Wertheimer o pai da Gestalt, onde o objetivo da Gestalt é determinar os princípios que organizam o modo como estruturamos a realidade, outrossim vale mencionar Norbert Wiener um matemático que introduziu a teoria cibernética, a teoria ganhou forma quando se teve a percepção que os sistemas podem ter seu desempenho autocontrolado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com