TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Organizacional

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Com base no capítulo 8 de Motta e Vasconcellos (p. 231 do pdf em diante), responda:

1) Descreva as etapas do Desenvolvimento Organizacional.

a) Diagnóstico - Essa primeira etapa deve iniciar-se por um levamtamento das relações da organização com seu ambiente. É, em geral, desse levantamento que as principais alterações estruturais nascem.

b) Sociograma - O segundo passo é o levantamento das relações sociais entre grupos de participantes.

c) Definição das alterações a serem perseguidas tendo em vista os objetivos almejados – Desse levantamento anterior nascem tanto alterações estruturais quanto comportamentais. Finalmente, o terceiro passo é o levantamento das relações entre os participantes individuais e a organização. Desse, costumam surgir alterações de ordem comportamental.

d) Avaliação - Esse processo não é feito de forma linear, como a primeira definição típica de uma visão de "engenharia organizacional". A visão de desenvolvimento organizacional de Lawrence e Lorsch explicita bem esse caráter interativo. Esses autores propõem, além do levantamento da situação, outras três etapas: planejamento da mudança, implementação e follow-up e avaliação. Esse processo, porém, funciona como um circuito fechado, isto é, o resultado da avaliação implica alteração do diagnóstico e assim por diante. Evidentemente, há um momento em que o processo ganha uma dinâmica própria, sem necessidade de interferência externa.

2) Descreva as diferenças entre as organizações burocráticas e as pós-burocráticas.

[pic 1]

3) Quais as características da estrutura democrática de Katz e Kahn?

- promulgação de regras;

- poder de voto e admissão e demissão de pessoal nas mãos do conjunto dos participantes.

4) Quais as principais técnicas para alteração comportamental, segundo Motta e Vasconcellos?

a) Suprimento de informações adicionais: Há, em primeiro lugar, a ideia generalizada de que é possível promover alterações comportamentais por meio do que se convencionou denominar suprimento de informações adicionais. Imagina-se que, quanto mais insumos cognitivos o indivíduo receber, maior será sua possibilidade de organizar os dados e agir criativamente. Ocorre, porém, que o suprimento de informações por si só não garante a ação criativa, além do que não favorece a mudança planejada.

b) Terapia e aconselhamento individual: Outro grupo de técnica de alteração comportamental relaciona-se com a terapia e o aconselhamento individual. A ideia, nesses casos, é a de complementar o suprimento de informações com o desenvolvimento da capacidade de insight e com uma mudança duradoura nas atitudes dos indivíduos. Essas técnicas nem sempre surtem o efeito desejado. Em organizações muito burocratizadas, elas podem, inclusive, levar a um desajustamento do indivíduo. Além disso, toda pessoa participa de um conjunto de papéis no seu ambiente de trabalho e uma mudança muito grande nas suas atitudes tende a romper o equilíbrio do conjunto.

c) Reforço do grupo de inserção principal - os “pares" e colegas de trabalho: Há ainda técnicas que enfocam a influência dos pares sobre o indivíduo. As principais dificuldades que tal perspectiva enfrenta relacionam-se com o fato de que cada componente de um grupo de pares pertence a um segmento organizacional específico e é relativamente fácil o surgimento de conflitos entre as influências do grupo de pares e os insights que o indivíduo desenvolve a partir de sua experiência no seu segmento organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (187.8 Kb)   docx (454.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com