TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Sistêmica

Por:   •  22/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  1.100 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: Teoria Sistêmica

A Teoria sistêmica de Ludwig Von Bertalanffy tem uma abordagem do todo integrado. Estudo do sistema dentro do organismo biológico, com objetivo de ajudar as organizações a entender o seu funcionamento. Construção da sinergia, que significa cooperação, esforço coletivo sempre visando um objetivo em comum.

Diante disso, considera que o todo é maior que a soma das partes, dentro da organização existem vários departamentos que estão interligados interagindo. E a partir da soma de cada uma das partes nasce uma nova entidade. É algo sistêmico que interage com o ambiente.

A Teoria Sistêmica entende o homem como um ser funcional, entende o papel que desempenha na organização, altamente cooperador, gosta de trabalhar em equipe, tem a capacidade de desempenhar diferentes papéis em diferentes organizações.

Há dois tipos de sistema: os fechados – aqueles que não realizam intercâmbio com o meio externo. Não tem capacidade de promover mudanças, adaptações ou competição com outros sistemas. As empresas ficam limitadas ao seu funcionamento interno, é um sistema mais rígido, trabalham com produtos padronizados; e os abertos – os quais realizam intercâmbio com o meio ambiente. Tem capacidade de mudanças, crescimento, adaptação. Existe a troca de energias e informação com os ambientes, garantindo a viabilidade da organização, colocando-as a frente do seu tempo.

A Teoria Sistêmica apresenta alguns conceitos, como a “entropia”, que é um sistema fechado, em desordem, desequilíbrio que gera o mau funcionamento do sistema trazendo o caos, perdendo energia e causando o colapso. Já a “homeostasia” é um sistema aberto, trata de manter o equilíbrio diante das perturbações ambientais, ajuda na autorregulação do sistema, é a capacidade de voltar a sua situação de normalidade quando ocorre uma ação imprópria.

As organizações apresentam algumas etapas, sendo elas:

• Entrada: Recursos, insumos, informação, tudo aquilo que a organização recebe do ambiente externo.

• Processamento: ambiente interno, operações produção, transformação dos elementos recebidos do ambiente externo.

• Saída: resultado do processamento, produto ou serviço que vai ser entregue ao ambiente externo.

• Realimentação (Feedback): resposta dada pelo ambiente, tem um caráter informativo porque vai mostrar se o sistema está funcionando bem ou não através do controle e da avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com