TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Burocracia

Seminário: A Teoria da Burocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Seminário  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

A administração tem como tarefa, interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial através do planejamento,organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.

A palavra administrar tem sua origem no latim, e seu significado original implica subordinação e serviço: ad, direção para,tendência; minister, comparativo de inferioridade; e sufixo ter, que serve como termo de comparação,significando subordinação ou obediência,isto é,aquele que realiza uma função abaixo do comando de outro, aquele que presta serviço a outro.(CHIVENATO ,1982:3).

Atualmente nós os seres humanos estamos nos organizando conforme a sociedade. Cada uma das teorias apresentam seu próprio ensinamento, para a aquisição de novos conhecimentos.

Todas as teorias administrativas são validas,embora cada uma valorize uma ou algumas das cinco variáveis básicas da teoria geral da administração. Na verdade, cada teoria surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época.

Essas variáveis constituem os principais componentes do estudo da administração nas organizações das empresas. São cinco variáveis básicas da teoria geral da administração:

1. Enfase nas tarefas: considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.

2. Enfase na estrutura: considera a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações.

3. Enfase nas pessoas: considera a administração uma ciência aplicada sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações.

4. Ênfase na tecnologia: considera a administração uma ciência que cuida da aplicação bem sucedida da tecnologia n atividade organizacional.

5. Enfase no no ambiente: considera que a administração uma ciência que busca a adequação das organizações ás demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo.

As principais teorias administrativas :

1903 – Administração Cientifica 1951 – Teoria dos Sistemas

1909- Teoria da Burocracia 1954 – Teoria Neoclássica da Administração

1916- Teoria Clássica da Administração 1957 – Teoria Comportamental

1932 – Teoria das Relações Humanas 1962 – Desenvolvimento Organizacional

1947 – Teoria Estruturalista 1972 – Teoria da Contingência

1951 – teoria dos Sistemas 1990 – Novas abordagens (Era da Informação)

A Teoria Clássica está fundamentada na escola que foi denominada de Administração Científica. Inicia-se, nesse período, a produção em massa, com o domínio dos monopólios, principalmente nos Estados Unidos, e, com uma cadeia de sucessivos acontecimentos, aumentou-se o número de assalariados nas indústrias. Tornou-se urgente evitar o desperdício de materiais e programar a economia de mão de obra. Fayol definiu que administrar é planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar e, estabeleceu a importância da capacidade administrativa e propôs que o trabalho deveria ser rigidamente controlado, o poder centralizado; e a organização ideal seguiria o modelo militar: ordem, disciplina e hierarquia.

A Administração Cientifica é uma abordagem desenvolvida por Frederick Taylor, estudo das tarefas, visando a melhor maneira de executá-las, seleção das melhores pessoas para a tarefa, treinamento das mesmas e incentivo monetário. A proposta de Taylor era diminuir qualquer perda de tempo na produção, passos cuidadosamente cronometrados, eliminar processos longos e inúteis. Ford aperfeiçoou a integração das etapas do processo de trabalho (através do

deslocamento, por meio de esteiras, das partes dos trabalhos individuais) e a fixação dos

trabalhadores em seus designados postos de trabalho.

A Teoria da Burocracia, criou-se junto com um todo, com a administração e o poder de raciocínio capaz de atingir todas asa variáveis, usando o comportamento dentro da organização. Max Weber, sociólogo alemão, cientista politico e economista estava interessado nos aspectos referentes a organização formal (burocracia), meios racionais, visando atingir um objetivo comum. Weber julgava a burocracia como o modo mais lógico, eficiente e racional de estruturar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com