TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Burocracia

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.383 Palavras (22 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Aline Bispo de Carvalho

Cássia Rocha Barros

Felipe Bimonti

Isaias Francisco Rosa

Maria de Fátima Bennati

Marcos de Souza Roque

Rodolfo Fraga R. Costa

Ronise Silva Andrade

Tabata P. Zotto Vilela

Thais Bernardes Veroli

TEORIA DA BUROCRACIA

São Paulo

2013

                                                         

A burocracia protege uma generalidade imaginária de interesses particulares. As finalidades do Estado são as da burocracia, e as finalidades desta se transformam em finalidades do Estado. A burocracia é sinônimo de toda casta, seja hindu ou chinesa. Ela possui o Estado como sua propriedade. (TRAGTENBERG, 1992, p. 24).

RESUMO

O propósito do presente trabalho foi estudar e identificar os princípios da Teoria da Burocracia e mostrar como que esses princípios são utilizados atualmente dentro das organizações. Verificando todos os conceitos e contribuições, percebe-se que apesar de ter sido apresentada no início do século XX por Max Weber, a mesma pode ser utilizada nas empresas de uma forma adaptada ao ambiente interno e externo. Para a efetivação desse trabalho foram feitas diversas pesquisas bibliográficas sobre o tema Teoria da Burocracia. Contamos que através destas informações as pessoas e as organizações que se interessarem sobre o tema terão uma base para aprofundar os conhecimentos e aplicar de maneira correta tais princípios dentro das organizações.

Palavras – Chave: Burocratização, Organizações, Regras e normativas.


SUMÁRIO

1 CONCEITO GERAL        5

3 PRINCIPAIS AUTORES E TEÓRICOS        7

3.1 Max Weber (1864-1920)        7

3.2 Robert Merton        8

3.3        Philip Selznick        10

3.4 Alvin W. Gouldner        10

3.5 Richard H. Hall        12

3.6 Peter M. Blau        13

4 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS        15

5 CRÍTICAS E CONTRIBUIÇÕES        17

5.1 Contribuições        17

5.1.1 Robert King Merton        17

5.1.2 Philip Selznick        18

5.1.3 Alvin W. Gouldner        19

5.1.4 Richard H. Hall        21

5.2 Críticas        22

6 PARALELO COM A REALIDADE ORGANIZACIONAL        24

7 OBSERVAÇÃO DO GRUPO ACERCA DO TEMA        25

8 CONCLUSÃO        26

9 REFERÊNCIAS        27

1 CONCEITO GERAL

A teoria da burocracia se desenvolveu de maneira independente, nasceu da necessidade de definição rigorosa das hierarquias, das regras e regulamentos e das linhas de autoridade como forma de garantir a sobrevivência em longo prazo. Foi marcada por um enfoque sociológico, em razão da formação em sociologia de seu principal representante, Max Weber.

O termo Burocracia foi usado por ele para descrever uma cultura e estrutura de empresa rigidamente fixadas. O conceito de burocracia é aceito de forma distorcida perante a sociedade. Os leigos têm em mente que burocracia são processos morosos, cheios de papelório, formalismo e exageros dentro de uma organização. Atualmente vivemos em um mundo globalizado onde as informações são em tempo real, e essa era digital contribui muito para a construção injusta do conceito de burocracia, mas na verdade a burocracia vem para agilizar o processo e torna-lo mais eficiente.

Assim, Weber descreve a organização dos sistemas sociais ou burocracia, num sentido que vai além do significado pejorativo que por vezes tem. Burocracia é a organização eficiente por excelência.

Segundo essa teoria, um homem pode se comportar de maneira preestabelecida e ser pago para agir e se comportar de certa maneira, porém esse comportamento deve ser limitado para que suas emoções não interfiram no seu desempenho. Esse estudo da Burocracia propôs um modelo de organização e por ser completo os administradores aplicou na prática em suas empresas. A partir daí, surge a Teoria da Burocracia na Administração.

A burocracia é uma forma de organização que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, por meio de regras e normas, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.

Para Max uma organização deve detalhar nos mínimos detalhes como as coisas devem ocorrer e isso deve ser feito antecipadamente, conseguindo a organização será eficiente por excelência. Muitos teóricos discordam dessa teoria, pois regras e normas levam ao excesso de formalismo, de documentação e de papelório, isto leva a baixa eficiência nos processos.


2 OBJETIVO DA TEORIA/ ABORDAGEM

A julgar de maneira peculiar pela primeira impressão, encontrada apenas em organizações públicas a burocracia contém vários objetivos com características distintas, dentre elas estão as organizações comerciais, industriais, militares, educacionais, religiosas, podendo ser encontradas em diversos níveis nas organizações. A teoria da burocracia tinha também como objetivo organizar as atividades humanas em papeis e documentos processados em sequência entre as unidades de uma estrutura organizacional.

Procurando assim exercer como um objetivo maior a máxima eficiência da organização, Weber, diz que uma organização só seria considerada racional se os tais meios escolhidos para implementação de suas metas fossem os mais eficientes e a racionalidade funcional é atingida pela elaboração baseada no conhecimento cientifico, de regras que servem para dirigir, partindo de cima, todo comportamento de encontro com sua eficiencia ou seja em consequencias previstas.

Weber usa o termo burocratização em um sentido mais amplo, referindo-se também às formas de agir e de pensar que existem não somente no contexto organizacional, mas que permeiam toda a vida social antiga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (519.3 Kb)   docx (578.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com